Trabalho de Conclusão de Curso

Política de reconhecimento na Amazônia: ações, desafios e perspectivas da educação especial em Manaus.

This article aims to reflect on the question of identity, more specifically on the identity of the person with disability. It reviews the contribution of some authors and is based on the research on recognition policy in the municipal education network of Manaus. Its target audience are people with...

ver descrição completa

Autor principal: Nascimento, Tássia Patrícia Silva do
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1260
id oai:localhost:4321-1260
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-12602023-05-25T21:07:51Z Política de reconhecimento na Amazônia: ações, desafios e perspectivas da educação especial em Manaus. Nascimento, Tássia Patrícia Silva do Pereira, Denis da Silva Pereira, Denis da Silva Lima, Maria Francisca Moraes de Melo, André de Oliveira Reconhecimento, Educação, Inclusão. Acknowledgement, Education, Inclusion. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA This article aims to reflect on the question of identity, more specifically on the identity of the person with disability. It reviews the contribution of some authors and is based on the research on recognition policy in the municipal education network of Manaus. Its target audience are people with disabilities and the relation between public policy and identities. Thus, identity in the contemporary scenario represents a process of continuous construction, which can be negotiable and revocable throughout life, and which depends on the choices we make and the context of a social group. In its quest to build inclusive educational systems/groups, the National Special Education Policy in the Inclusive Education Perspective of 2008 presents inclusive education as a political, cultural, social and pedagogical action, unleashed in defense of the right of all students to learn and participate together, without any kind of discrimination. Therefore, this policy seeks to overcome not only barriers to the promotion, participation and learning, but also the autonomy of Special Education students. According to this policy, institutions must be organized with a curriculum and strategies that meet their specificities and subjectivities. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a questão da identidade, de forma mais específica sobre identidade da pessoa com deficiência a partir da contribuição de alguns autores, e tem como pressuposto a pesquisa sobre política de reconhecimento na rede municipal de educação de Manaus, tendo como seu público-alvo as pessoas com deficiência e suas relações entre identidade e políticas públicas. Dessa forma, a identidade no cenário contemporâneo representa um processo de construção contínua, podendo ser negociável e revogável ao longo da vida, e depende das escolhas que fazemos e do contexto de um grupo social. Na busca de se construírem sistemas/grupos educacionais inclusivos, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, apresenta a educação inclusiva como uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Dessa forma, essa política busca a superação de barreiras para a promoção, participação e aprendizagem, bem como a autonomia dos alunos da Educação Especial; segundo a mesma, as instituições devem organizar-se com currículo e estratégias que atendam às suas especificidades e subjetividades. 2023-05-12T21:44:30Z 2023-05-12 2023-05-12T21:44:30Z 2018-07-31 Trabalho de Conclusão de Curso http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1260 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Zona Leste Instituto Federal do Amazonas IFAM Outro Instituto Federal do Amazonas IFAM Outro Instituto Federal do Amazonas IFAM Outro
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Reconhecimento, Educação, Inclusão.
Acknowledgement, Education, Inclusion.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
spellingShingle Reconhecimento, Educação, Inclusão.
Acknowledgement, Education, Inclusion.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Nascimento, Tássia Patrícia Silva do
Política de reconhecimento na Amazônia: ações, desafios e perspectivas da educação especial em Manaus.
topic_facet Reconhecimento, Educação, Inclusão.
Acknowledgement, Education, Inclusion.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
description This article aims to reflect on the question of identity, more specifically on the identity of the person with disability. It reviews the contribution of some authors and is based on the research on recognition policy in the municipal education network of Manaus. Its target audience are people with disabilities and the relation between public policy and identities. Thus, identity in the contemporary scenario represents a process of continuous construction, which can be negotiable and revocable throughout life, and which depends on the choices we make and the context of a social group. In its quest to build inclusive educational systems/groups, the National Special Education Policy in the Inclusive Education Perspective of 2008 presents inclusive education as a political, cultural, social and pedagogical action, unleashed in defense of the right of all students to learn and participate together, without any kind of discrimination. Therefore, this policy seeks to overcome not only barriers to the promotion, participation and learning, but also the autonomy of Special Education students. According to this policy, institutions must be organized with a curriculum and strategies that meet their specificities and subjectivities.
author_additional Pereira, Denis da Silva
author_additionalStr Pereira, Denis da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Nascimento, Tássia Patrícia Silva do
title Política de reconhecimento na Amazônia: ações, desafios e perspectivas da educação especial em Manaus.
title_short Política de reconhecimento na Amazônia: ações, desafios e perspectivas da educação especial em Manaus.
title_full Política de reconhecimento na Amazônia: ações, desafios e perspectivas da educação especial em Manaus.
title_fullStr Política de reconhecimento na Amazônia: ações, desafios e perspectivas da educação especial em Manaus.
title_full_unstemmed Política de reconhecimento na Amazônia: ações, desafios e perspectivas da educação especial em Manaus.
title_sort política de reconhecimento na amazônia: ações, desafios e perspectivas da educação especial em manaus.
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1260
_version_ 1787150000565780480
score 11.755432