/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Umlibras web: ferramenta computacional para criação de diagramas de sequência com acessibilidade em libras
Inserted in the context of inclusive education and assistive technology, this work developed a computational tool for creating sequence diagrams of the Unified Modeling Language (UML), with accessibility resources in Libras, which will subsidize the teaching-learning of students, with or without...
Autor principal: | Ferreira, Renato Pereira |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1290 |
id |
oai:localhost:4321-1290 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-12902023-05-19T20:10:44Z Umlibras web: ferramenta computacional para criação de diagramas de sequência com acessibilidade em libras Ferreira, Renato Pereira Bezerra, Sergio Augusto Coelho http://lattes.cnpq.br/2717823426841852 Bezerra, Sergio Augusto Coelho http://lattes.cnpq.br/2717823426841852 Desenvolvimento de sistemas Educação inclusiva Acessibilidade Libras CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO Inserted in the context of inclusive education and assistive technology, this work developed a computational tool for creating sequence diagrams of the Unified Modeling Language (UML), with accessibility resources in Libras, which will subsidize the teaching-learning of students, with or without disabilities hearing, in the modeling of computational systems. The professor will have a didactic-pedagogical resource to help him in exposing the content related to the sequence diagram, favoring the learning of students with hearing impairment and thus promoting inclusive education. Currently, there is a great shortage of tools suitable for the context and needs of students with hearing impairments. From this perspective, the developed tool seeks to support the teacher in the proposed activities, creating conditions for the learning of these students. Named UMLibras, the tool was built using the mxGraph JavaScript library and the VLibras Application Programming Interface (API) as a base structure, aiming to assist in modeling the sequence diagram through the use of videos, illustrations and the Libras language. In this way, it is expected to contribute to the teaching-learning of students with or without hearing impairment, making their access to information and proposed knowledge easier. Inserido no contexto da educação inclusiva e tecnologia assistiva, este trabalho desenvolveu uma ferramenta computacional para criação de diagramas de sequência da Unified Modeling Language (UML), com recursos de acessibilidade em Libras, que subsidiará o ensino-aprendizagem do discente, com ou sem deficiência auditiva, na modelagem de sistemas computacionais. O docente terá um recurso didático-pedagógico para auxiliá-lo na exposição do conteúdo relacionado ao diagrama de sequência, favorecendo a aprendizagem do discente com deficiência auditiva e dessa forma promovendo a educação inclusiva. Atualmente é grande a escassez de ferramentas adequadas ao contexto e às necessidades do aluno com deficiência auditiva. Sob esta perspectiva, a ferramenta desenvolvida busca dar suporte ao professor nas atividades propostas, criando condições para a aprendizagem desses alunos. Denominada UMLibras, a ferramenta foi construída utilizando como estrutura base a biblioteca JavaScript mxGraph e a Application Programming Interface (API) VLibras, visando auxiliar na modelagem do diagrama de sequência por meio do uso de vídeos, ilustrações e o idioma Libras. Dessa forma, espera-se contribuir com o ensino-aprendizagem do discente com ou sem deficiência auditiva, tornando mais fácil seu acesso à informação e ao conhecimento proposto. 2023-05-19T20:09:43Z 2023-05-19 2023-05-19T20:09:43Z 2022-12-15 Trabalho de Conclusão de Curso FERREIRA, Renato Pereira. Umlibras web: ferramenta computacional para criação de diagramas de sequência com acessibilidade em libras. 62 f. 2022. Monografia (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1290 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Desenvolvimento de sistemas Educação inclusiva Acessibilidade Libras CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
spellingShingle |
Desenvolvimento de sistemas Educação inclusiva Acessibilidade Libras CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO Ferreira, Renato Pereira Umlibras web: ferramenta computacional para criação de diagramas de sequência com acessibilidade em libras |
topic_facet |
Desenvolvimento de sistemas Educação inclusiva Acessibilidade Libras CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
description |
Inserted in the context of inclusive education and assistive technology, this
work developed a computational tool for creating sequence diagrams of the
Unified Modeling Language (UML), with accessibility resources in Libras, which
will subsidize the teaching-learning of students, with or without disabilities
hearing, in the modeling of computational systems. The professor will have a
didactic-pedagogical resource to help him in exposing the content related to the
sequence diagram, favoring the learning of students with hearing impairment and
thus promoting inclusive education. Currently, there is a great shortage of tools
suitable for the context and needs of students with hearing impairments. From
this perspective, the developed tool seeks to support the teacher in the proposed
activities, creating conditions for the learning of these students. Named
UMLibras, the tool was built using the mxGraph JavaScript library and the VLibras
Application Programming Interface (API) as a base structure, aiming to assist in
modeling the sequence diagram through the use of videos, illustrations and the
Libras language. In this way, it is expected to contribute to the teaching-learning
of students with or without hearing impairment, making their access to information
and proposed knowledge easier. |
author_additional |
Bezerra, Sergio Augusto Coelho |
author_additionalStr |
Bezerra, Sergio Augusto Coelho |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Ferreira, Renato Pereira |
title |
Umlibras web: ferramenta computacional para criação de diagramas de sequência com acessibilidade em libras |
title_short |
Umlibras web: ferramenta computacional para criação de diagramas de sequência com acessibilidade em libras |
title_full |
Umlibras web: ferramenta computacional para criação de diagramas de sequência com acessibilidade em libras |
title_fullStr |
Umlibras web: ferramenta computacional para criação de diagramas de sequência com acessibilidade em libras |
title_full_unstemmed |
Umlibras web: ferramenta computacional para criação de diagramas de sequência com acessibilidade em libras |
title_sort |
umlibras web: ferramenta computacional para criação de diagramas de sequência com acessibilidade em libras |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1290 |
_version_ |
1787150005613625344 |
score |
11.755432 |