/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outro
Análise de dados estatísticos a partir da tabela e gráficos: uma abordagem para o letramento matemático no ensino fundamental II – guia didático para professores
This educational product was developed with the objective of guiding Math teachers who work in Elementary School II, concerning the teaching of Descriptive Statistics. More specifically regarding the analysis of data from charts and graphs. It is based upon a research carried on at a master’s degr...
Autor principal: | Lima, Felipe Bruce de |
---|---|
Outros Autores: | Mendonça, Andréa Pereira |
Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1299 |
id |
oai:localhost:4321-1299 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-12992023-05-23T21:10:52Z Análise de dados estatísticos a partir da tabela e gráficos: uma abordagem para o letramento matemático no ensino fundamental II – guia didático para professores Lima, Felipe Bruce de Mendonça, Andréa Pereira Letramento matemático Estatística - ensino Ensino tecnológico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This educational product was developed with the objective of guiding Math teachers who work in Elementary School II, concerning the teaching of Descriptive Statistics. More specifically regarding the analysis of data from charts and graphs. It is based upon a research carried on at a master’s degree level, developed in the Postgraduate Program in Technological Education (PPGET), at the Federal Institute of the Amazon (IFAM) and meets the guidelines of BNCC (Common National Curriculum Base) and RCA (Amazonian Curriculum Reference) and is oriented to a Mathematical Problem-Solving approach and guided by Teaching and Learning research designs. In this educational product the teacher has accessto a set of guidelines on how to manage the contents and how to solve the problems related to descriptive statistics in Elementary School II, giving emphasis on data analysis from charts and graphs. Both the contents and the problem-solving guidelines meet the learning goals and follow the gradient of complexity to lead, in a proper way, to the teaching-learning process. Furthermore, throughout the product, the teacher has access to additional auxiliary reading material and teaching resources (such as guidelines, problems, etc.), always making use of a clear and objectivelanguage. Este produto educacional foi concebido com o objetivo de orientar professores de Matemática, que atuam no Ensino Fundamental II, com respeito ao ensino de Estatística Descritiva, mais especificamente quanto a análise de dados a partir de tabelas e gráficos. É originário de um trabalho de pesquisa em nível de mestrado, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e atende as orientações da BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e RCA (Referencial Curricular Amazonense), pautando-se numa abordagem de Resolução de Problemas Matemáticos, guiados por Roteiros de Ensino e Aprendizagem. Neste produto educacional, o professor tem acesso a um conjunto de orientações sobre como administrar os conteúdos e resolução de problemas referentes a estatística descritiva no Ensino Fundamental II, com ênfase na análise de dados a partir de tabelas e gráficos. Tanto os conteúdos, quanto a resolução de problemas atendem a objetivos de aprendizagem e seguem um gradiente de complexidade de forma a conduzir adequadamente o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, ao longo do produto, o professor tem acesso a indicações de leituras adicionais e também a recursos (roteiros, problemas, etc.) que o auxiliarão no ensino, sempre fazendo uso de uma linguagem clara e objetiva. 2023-05-23T21:09:59Z 2023-05-23 2023-05-23T21:09:59Z 2022-02-18 Outro LIMA, Felipe Bruce de; MENDONÇA, Andréa Pereira. Análise de dados estatísticos a partir da tabela e gráficos: uma abordagem para o letramento matemático no ensino fundamental II – guia didático para professores. 2022. 60 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1299 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Letramento matemático Estatística - ensino Ensino tecnológico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Letramento matemático Estatística - ensino Ensino tecnológico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Lima, Felipe Bruce de Análise de dados estatísticos a partir da tabela e gráficos: uma abordagem para o letramento matemático no ensino fundamental II – guia didático para professores |
topic_facet |
Letramento matemático Estatística - ensino Ensino tecnológico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
This educational product was developed with the objective of guiding Math
teachers who work in Elementary School II, concerning the teaching of Descriptive Statistics. More specifically regarding the analysis of data from
charts and graphs. It is based upon a research carried on at a master’s degree level, developed in the Postgraduate Program in Technological Education (PPGET), at the Federal Institute of the Amazon (IFAM) and meets the
guidelines of BNCC (Common National Curriculum Base) and RCA (Amazonian Curriculum Reference) and is oriented to a Mathematical Problem-Solving approach and guided by Teaching and Learning research designs. In
this educational product the teacher has accessto a set of guidelines on how
to manage the contents and how to solve the problems related to descriptive statistics in Elementary School II, giving emphasis on data analysis from
charts and graphs. Both the contents and the problem-solving guidelines
meet the learning goals and follow the gradient of complexity to lead, in a
proper way, to the teaching-learning process. Furthermore, throughout the
product, the teacher has access to additional auxiliary reading material and
teaching resources (such as guidelines, problems, etc.), always making use
of a clear and objectivelanguage. |
format |
Outro |
author |
Lima, Felipe Bruce de |
author2 |
Mendonça, Andréa Pereira |
author2Str |
Mendonça, Andréa Pereira |
title |
Análise de dados estatísticos a partir da tabela e gráficos: uma abordagem para o letramento matemático no ensino fundamental II – guia didático para professores |
title_short |
Análise de dados estatísticos a partir da tabela e gráficos: uma abordagem para o letramento matemático no ensino fundamental II – guia didático para professores |
title_full |
Análise de dados estatísticos a partir da tabela e gráficos: uma abordagem para o letramento matemático no ensino fundamental II – guia didático para professores |
title_fullStr |
Análise de dados estatísticos a partir da tabela e gráficos: uma abordagem para o letramento matemático no ensino fundamental II – guia didático para professores |
title_full_unstemmed |
Análise de dados estatísticos a partir da tabela e gráficos: uma abordagem para o letramento matemático no ensino fundamental II – guia didático para professores |
title_sort |
análise de dados estatísticos a partir da tabela e gráficos: uma abordagem para o letramento matemático no ensino fundamental ii – guia didático para professores |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1299 |
_version_ |
1787150006997745664 |
score |
11.755432 |