Dissertação

Sequência didática voltada a tópicos de astronomia e astronáutica

This work intends to present and propose a Didactic Sequence focused on topics of Astronomy and Astronautics with an emphasis on Newton's laws, as these sciences when applied in Physics classes, they promote the development of activities significant; The development of the educational product was...

ver descrição completa

Autor principal: Marques, Railson Caxeixa
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1361
id oai:localhost:4321-1361
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-13612023-10-10T15:43:10Z Sequência didática voltada a tópicos de astronomia e astronáutica Marques, Railson Caxeixa Sousa, José Ricardo de Sousa, José Ricardo de Pacheco, Vanusa Bezerra http://lattes.cnpq.br/9728640081222445 Silva, Lúcio Fábio Pereira da http://lattes.cnpq.br/8596952901602143 Física - ensino Sequência didática Aprendizagem significativa Astronomia CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA This work intends to present and propose a Didactic Sequence focused on topics of Astronomy and Astronautics with an emphasis on Newton's laws, as these sciences when applied in Physics classes, they promote the development of activities significant; The development of the educational product was based on the Theory of Teaching and Learning by David Ausubel and the use of methodological resources such as the history of Physics, workshops, use of stellarium and excel which are fundamental to bring students closer to the topic; The SD application targeted a 1st year high school class at a full-time state school in municipality of Coari, state of Amazonas, and its activities were carried out during the period of the Covid 19 Pandemic with face-to-face classes, where teachers and students were already immunized with one dose of the vaccine; For the study of data collected we use the qualitative and quantitative approach with performance analysis by male and female gender and as a result the final questionnaire consisted of that students have assimilated the proposed concepts, for the teacher SD promotes organization of the teaching and learning process. Este trabalho pretende apresentar e propor uma Sequência Didática voltada a tópicos de Astronomia e Astronáutica com ênfase nas leis de Newton, pois essas ciências quando aplicadas nas aulas de Física promovem o desenvolvimento de atividades significativas; A elaboração do produto educacional teve como referência a Teoria de Ensino e Aprendizagem de David Ausubel e a utilização de recursos metodológicos como história da Física, oficinas, uso do stellarium e excel que são fundamentais para aproximar os alunos com a temática; A aplicação da SD teve como público alvo uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de tempo integral do município de Coari estado do Amazonas e as suas atividades foram realizadas durante o período da Pandemia de Covid 19 com aulas presenciais, onde os professores e alunos já estavam imunizados com uma dose da vacina; Para o estudo dos dados coletados usamos a abordagem qualitativa e quantitativa com análise de desempenho por gênero masculino e feminino e como resultando constou-se no questionário final que os alunos assimilaram os conceitos propostos, para o professor a SD promove a organização do processo de ensino e aprendizagem. 2023-10-10T15:38:23Z 2023-10-10 2023-10-10T15:38:23Z 2023-01-16 Dissertação MARQUES, Railson Caxeixa. Sequência didática voltada a tópicos de astronomia e astronáutica. 2023. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1361 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Física - ensino
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Astronomia
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
spellingShingle Física - ensino
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Astronomia
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Marques, Railson Caxeixa
Sequência didática voltada a tópicos de astronomia e astronáutica
topic_facet Física - ensino
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Astronomia
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description This work intends to present and propose a Didactic Sequence focused on topics of Astronomy and Astronautics with an emphasis on Newton's laws, as these sciences when applied in Physics classes, they promote the development of activities significant; The development of the educational product was based on the Theory of Teaching and Learning by David Ausubel and the use of methodological resources such as the history of Physics, workshops, use of stellarium and excel which are fundamental to bring students closer to the topic; The SD application targeted a 1st year high school class at a full-time state school in municipality of Coari, state of Amazonas, and its activities were carried out during the period of the Covid 19 Pandemic with face-to-face classes, where teachers and students were already immunized with one dose of the vaccine; For the study of data collected we use the qualitative and quantitative approach with performance analysis by male and female gender and as a result the final questionnaire consisted of that students have assimilated the proposed concepts, for the teacher SD promotes organization of the teaching and learning process.
author_additional Sousa, José Ricardo de
author_additionalStr Sousa, José Ricardo de
format Dissertação
author Marques, Railson Caxeixa
title Sequência didática voltada a tópicos de astronomia e astronáutica
title_short Sequência didática voltada a tópicos de astronomia e astronáutica
title_full Sequência didática voltada a tópicos de astronomia e astronáutica
title_fullStr Sequência didática voltada a tópicos de astronomia e astronáutica
title_full_unstemmed Sequência didática voltada a tópicos de astronomia e astronáutica
title_sort sequência didática voltada a tópicos de astronomia e astronáutica
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1361
_version_ 1787150019491528704
score 11.653393