/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico
This research, inserted in the field of Teacher Training and Historical Education, is dedicated to an investigation into the initial training of History teachers from the perspective of the concept of "Historical Literacy". This approach is based on the convergence of two research categories:...
Autor principal: | Carvalho, Thalia Abreu de |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1414 |
id |
oai:localhost:4321-1414 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-14142024-01-31T19:59:00Z Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico Carvalho, Thalia Abreu de Normando, Tarcísio Serpa http://lattes.cnpq.br/7698576507317746 Normando, Tarcísio Serpa http://lattes.cnpq.br/7698576507317746 Anic, Cinara Calvi http://lattes.cnpq.br/1702387634067240 Silva, Patrícia Rodrigues Formação de professores Letramento histórico História ensinada CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This research, inserted in the field of Teacher Training and Historical Education, is dedicated to an investigation into the initial training of History teachers from the perspective of the concept of "Historical Literacy". This approach is based on the convergence of two research categories: "Historical Consciousness" and "Historical Literacy". The assumptions of Historical Literacy that are examined here seek to criticize the traditional model of History teaching, promoting alternatives based on a critical view of teaching. The objective of the research is to analyze how the Historical Literacy category contributes to reflection on teaching practices during the initial training of History teachers. The results of this study served as the basis for developing a proposal for initial training for History teachers with a focus on Historical Literacy. To publicize this proposal, the Podcast "PODFORMAR" was created, designed with the purpose of assisting in the training of future teachers who are aware of their role in training critical students and capable of relating school teaching to everyday life. Esta pesquisa, inserida no campo da Formação de Professores e da Educação Histórica, se dedica a uma investigação sobre a formação inicial de professores de História sob a perspectiva do conceito de "Letramento Histórico". Essa abordagem se fundamenta na convergência de duas categorias de pesquisa: Consciência Histórica e Literacia Histórica. Os pressupostos do Letramento Histórico examinados aqui buscam criticar o modelo tradicional de ensino de História, promovendo alternativas baseadas em uma visão crítica do ensino. O objetivo da pesquisa é analisar como a categoria de Letramento Histórico contribui para a reflexão do trabalho docente de futuros professores de História. Os resultados deste estudo serviram como base para desenvolver uma proposta de formação inicial de professores de História com foco no Letramento Histórico. Para divulgar esta proposta, foi criado como Produto Educacional o Podcast "PODFORMAR", concebido com o propósito de auxiliar na formação de futuros professores que tenham consciência do seu papel na formação de estudantes críticos e capazes de relacionar o ensino escolar com a vida cotidiana. 2024-01-31T19:59:00Z 2024-01-31 2024-01-31T19:59:00Z 2023-12-06 Dissertação CARVALHO, Thalia Abreu de. Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico. Orientador: Tarcísio Serpa Normando. 2023. 128 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1414 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Formação de professores Letramento histórico História ensinada CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Formação de professores Letramento histórico História ensinada CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Carvalho, Thalia Abreu de Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico |
topic_facet |
Formação de professores Letramento histórico História ensinada CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
This research, inserted in the field of Teacher Training and Historical Education, is dedicated
to an investigation into the initial training of History teachers from the perspective of the
concept of "Historical Literacy". This approach is based on the convergence of two research
categories: "Historical Consciousness" and "Historical Literacy". The assumptions of Historical
Literacy that are examined here seek to criticize the traditional model of History teaching,
promoting alternatives based on a critical view of teaching. The objective of the research is to
analyze how the Historical Literacy category contributes to reflection on teaching practices
during the initial training of History teachers. The results of this study served as the basis for
developing a proposal for initial training for History teachers with a focus on Historical
Literacy. To publicize this proposal, the Podcast "PODFORMAR" was created, designed with
the purpose of assisting in the training of future teachers who are aware of their role in training
critical students and capable of relating school teaching to everyday life. |
author_additional |
Normando, Tarcísio Serpa |
author_additionalStr |
Normando, Tarcísio Serpa |
format |
Dissertação |
author |
Carvalho, Thalia Abreu de |
title |
Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico |
title_short |
Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico |
title_full |
Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico |
title_fullStr |
Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico |
title_full_unstemmed |
Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico |
title_sort |
do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de história na perspectiva do letramento histórico |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2024 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1414 |
_version_ |
1797014233482788864 |
score |
11.755432 |