Outro

PODFORMAR: uma proposta para a formação inicial de professores de História na perspectiva do Letramento Histórico

This educational product (PE) is the result of research entitled “From the martyrdom of memory to the enchantment of imagination: a proposal for the initial training of History teachers from the perspective of historical literacy”, ocated in the field of Teacher Training and History Education. The a...

ver descrição completa

Autor principal: Carvalho, Thalia Abreu de
Outros Autores: Normando, Tarcísio Serpa
Grau: Outro
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1417
id oai:localhost:4321-1417
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-14172024-01-31T20:55:41Z PODFORMAR: uma proposta para a formação inicial de professores de História na perspectiva do Letramento Histórico Carvalho, Thalia Abreu de Normando, Tarcísio Serpa Formação de professores Letramento histórico História ensinada Podcast CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This educational product (PE) is the result of research entitled “From the martyrdom of memory to the enchantment of imagination: a proposal for the initial training of History teachers from the perspective of historical literacy”, ocated in the field of Teacher Training and History Education. The agreements for Historical Literacy move towards the critique of the memoirist model of teaching for the discipline of History, revealing alternative possibilities in a critical teaching perspective. The research proposal analyzed the contributions of the Historical Literacy category to the reflection of teaching practices during the initial training of History teachers. The results of the investigation served as a basis for the construction of a proposal for the initial training of History teachers anchored in historical literacy. The observed that served as a vehicle for this training was the Podcast Podformar, a scientific dissemination program that aims to contribute to the training of future teachers who are increasingly aware of their role in the training of critical subjects. Teachers trained through this proposal will be able to relate school teaching to everyday life and, thus, form critical subjects who are attentive to their environment. Este produto educacional (PE) é resultado da pesquisa intitulada “Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para a formação inicial de professores de História na perspectiva do Letramento Histórico”, situada no campo da Formação de professores e da Educação Histórica. Os pressupostos para o Letramento Histórico se movem em direção à crítica do modelo memorialista de ensino para a disciplina de História, revelando possibilidades alternativas em uma perspectiva crítica de ensino. A proposta de pesquisa analisou as contribuições da categoria Letramento Histórico para a reflexão das práticas docentes durante a formação inicial de professores de História. Os resultados da investigação serviram como base para a construção de uma proposta de formação inicial de professores de História ancorada no Letramento Histórico. O artefato que serviu como veículo para essa formação foi o Podcast – Podformar- um programa de divulgação científica que pretende contribuir para a formação de futuros docentes cada vez mais conscientes de seu papel na formação de sujeitos críticos. Os professores formados por meio desta proposta terão a capacidade de relacionar o ensino escolar com a vida cotidiana e, assim, também formar sujeitos críticos e atentos ao seu entorno. 2024-01-31T20:55:41Z 2024-01-31 2024-01-31T20:55:41Z 2023-12-06 Outro CARVALHO, Thalia Abreu; NORMANDO, Tarcísio Serpa. PODFORMAR: uma proposta para a formação inicial de professores de História na perspectiva do Letramento Histórico. 2023. 40 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1417 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Formação de professores
Letramento histórico
História ensinada
Podcast
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Formação de professores
Letramento histórico
História ensinada
Podcast
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Carvalho, Thalia Abreu de
PODFORMAR: uma proposta para a formação inicial de professores de História na perspectiva do Letramento Histórico
topic_facet Formação de professores
Letramento histórico
História ensinada
Podcast
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description This educational product (PE) is the result of research entitled “From the martyrdom of memory to the enchantment of imagination: a proposal for the initial training of History teachers from the perspective of historical literacy”, ocated in the field of Teacher Training and History Education. The agreements for Historical Literacy move towards the critique of the memoirist model of teaching for the discipline of History, revealing alternative possibilities in a critical teaching perspective. The research proposal analyzed the contributions of the Historical Literacy category to the reflection of teaching practices during the initial training of History teachers. The results of the investigation served as a basis for the construction of a proposal for the initial training of History teachers anchored in historical literacy. The observed that served as a vehicle for this training was the Podcast Podformar, a scientific dissemination program that aims to contribute to the training of future teachers who are increasingly aware of their role in the training of critical subjects. Teachers trained through this proposal will be able to relate school teaching to everyday life and, thus, form critical subjects who are attentive to their environment.
format Outro
author Carvalho, Thalia Abreu de
author2 Normando, Tarcísio Serpa
author2Str Normando, Tarcísio Serpa
title PODFORMAR: uma proposta para a formação inicial de professores de História na perspectiva do Letramento Histórico
title_short PODFORMAR: uma proposta para a formação inicial de professores de História na perspectiva do Letramento Histórico
title_full PODFORMAR: uma proposta para a formação inicial de professores de História na perspectiva do Letramento Histórico
title_fullStr PODFORMAR: uma proposta para a formação inicial de professores de História na perspectiva do Letramento Histórico
title_full_unstemmed PODFORMAR: uma proposta para a formação inicial de professores de História na perspectiva do Letramento Histórico
title_sort podformar: uma proposta para a formação inicial de professores de história na perspectiva do letramento histórico
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1417
_version_ 1797014234359398400
score 11.653393