Dissertação

Viagens de vida e docência: alfabetização e letramento em narrativas de professores de turmas multisseriadas da educação do campo de Manaus

The research aimed to understand the aspects of literacy and literacy underlying the life training narratives of teachers in multi-grade classes in Education in the Countryside of Manaus, as a basis for developing a training proposal for these teachers. Specifically, we sought to articulate the...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Sônia Maria de Oliveira
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1436
id oai:localhost:4321-1436
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-14362024-03-19T20:55:44Z Viagens de vida e docência: alfabetização e letramento em narrativas de professores de turmas multisseriadas da educação do campo de Manaus Silva, Sônia Maria de Oliveira Anic, Cinara Calvi http://lattes.cnpq.br/1702387634067240 Anic, Cinara Calvi http://lattes.cnpq.br/1702387634067240 Normando, Tarcísio Serpa http://lattes.cnpq.br/7698576507317746 Costa, Mônica de Oliveira Alfabetização e letramento Educação do campo Formação docente Autobiografias CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The research aimed to understand the aspects of literacy and literacy underlying the life training narratives of teachers in multi-grade classes in Education in the Countryside of Manaus, as a basis for developing a training proposal for these teachers. Specifically, we sought to articulate the meanings of literacy, literacy, rural education, multigrade classes as the theoretical foundation of the research; identify the aspects of literacy and literacy that emerged from the narratives of teachers from multi-grade Education classes in the countryside of Manaus; Point out, from the discussion of the aspects that emerged, themes that collaborate with the training of teachers in multigrade EC classes; develop, implement and evaluate a training proposal based on the aspects of literacy that emerged from the narratives of teachers from multigrade classes in Education in the Countryside of Manaus. A questionnaire, the researcher's field diary and narrative interviews were used about the life-education path of four teachers from multigrade classes of Elementary School - Early Years, in the Rural Education – EC modality, from the rural riverside area, Rio Negro, Manaus-Amazonas. The interviews were audio recorded, transcribed and analyzed based on the fundamentals of Discursive Textual Analysis (DTA). This investigative path made it possible to develop, implement, evaluate and validate a training proposal called Ateliê de Cartas (auto)biografias - Navigating letters, weaving stories, whose objective was to serve the continued training of Elementary School teachers - Early Years, based on the promotion reflection on their teaching work with regard to literacy in multi-grade Rural Education (EC) classes, in addition to collaborating in self-understanding and teacher (self)training, through (auto)biographical writing in cards. Specifically, the proposal sought to provide opportunities for reflection on teaching work with regard to literacy in multigrade classes; deepen knowledge about the proposed themes; trigger a (self) formative process based on the life-training stories of teachers inserted in Rural Education in Manaus. According to considerations by members of the Study and Research Group on Teacher Training Processes in Technological Education (GEPROFET), participating teachers in training and pedagogical advisors from rural areas – evaluators of the training proposal –, the (auto)biographical Letters Workshop: Navigating charts, weaving stories, proved to be possible and viable for the purpose for which it was intended, and could be used in other training contexts. A pesquisa objetivou compreender os aspectos de alfabetização e letramento subjacentes nas narrativas de professores de turmas multisseriadas da Educação do Campo de Manaus, como fundamento para a elaboração de uma proposta formativa para esses docentes. De modo específico, buscou-se articular os conceitos de alfabetização, letramento, Educação do Campo (EC) e turmas multisseriadas como fundamentação teórica da pesquisa; identificar os aspectos de alfabetização e letramento que emergiram das narrativas de professores de turmas multisseriadas da EC de Manaus; apontar, a partir dos relatos de professores de turmas multisseriadas, sobre alfabetização e letramento, quais temáticas devem fundamentar uma proposta formativa que contribua para a sua formação; elaborar, implementar e avaliar uma proposta formativa sobre alfabetização e letramento em turmas multisseriadas a partir do conhecimento de si. Utilizou-se um questionário, o diário de campo da pesquisadora e as entrevistas narrativas sobre o percurso de vida-formação de quatro professores de turmas multisseriadas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, na modalidade Educação do Campo – EC, da zona rural-ribeirinha, Rio Negro, Manaus-Amazonas. As entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas com base nos fundamentos da Análise Textual Discursiva (ATD). Tal percurso investigativo possibilitou elaborar, implementar, avaliar e validar um Produto Educacional em conformidade com as exigências da CAPES para mestrado profissional, sendo esse uma proposta formativa nominada Ateliê de Cartas (auto)biográficas: navegando em cartas, tecendo histórias, cujo objetivo foi atender à formação continuada de professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, a partir da promoção da reflexão sobre seu trabalho docente no que se refere à alfabetização e ao letramento em turmas multisseriadas da EC, além de colaborar na compreensão de si e na (auto)formação docente, por meio da escrita (auto)biográfica em cartas. De modo específico, a proposta buscou oportunizar momentos de reflexão sobre o trabalho docente no que se refere à alfabetização e ao letramento em turmas multisseriadas; aprofundar os conhecimentos acerca das temáticas propostas; desencadear um processo (auto)formativo com base das histórias de vida-formação de professores inseridos na EC de Manaus. Conforme considerações dos membros do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico (GEPROFET), dos professores participantes em formação e de assessores pedagógicos da zona rural – avaliadores da proposta formativa –, o Ateliê de Cartas (auto)biográficas: navegando em cartas, tecendo histórias, mostrou-se possível e viável ao propósito a que foi pensado, podendo ser empregado em outros contextos de formação. 2024-03-19T20:55:44Z 2024-03-19 2024-03-19T20:55:44Z 2023-12-19 Dissertação SILVA, Sônia Maria de Oliveira. Viagens de vida e docência: alfabetização e letramento em narrativas de professores de turmas multisseriadas da educação do campo de Manaus. 2023. 217 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1436 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Alfabetização e letramento
Educação do campo
Formação docente
Autobiografias
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Alfabetização e letramento
Educação do campo
Formação docente
Autobiografias
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Silva, Sônia Maria de Oliveira
Viagens de vida e docência: alfabetização e letramento em narrativas de professores de turmas multisseriadas da educação do campo de Manaus
topic_facet Alfabetização e letramento
Educação do campo
Formação docente
Autobiografias
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The research aimed to understand the aspects of literacy and literacy underlying the life training narratives of teachers in multi-grade classes in Education in the Countryside of Manaus, as a basis for developing a training proposal for these teachers. Specifically, we sought to articulate the meanings of literacy, literacy, rural education, multigrade classes as the theoretical foundation of the research; identify the aspects of literacy and literacy that emerged from the narratives of teachers from multi-grade Education classes in the countryside of Manaus; Point out, from the discussion of the aspects that emerged, themes that collaborate with the training of teachers in multigrade EC classes; develop, implement and evaluate a training proposal based on the aspects of literacy that emerged from the narratives of teachers from multigrade classes in Education in the Countryside of Manaus. A questionnaire, the researcher's field diary and narrative interviews were used about the life-education path of four teachers from multigrade classes of Elementary School - Early Years, in the Rural Education – EC modality, from the rural riverside area, Rio Negro, Manaus-Amazonas. The interviews were audio recorded, transcribed and analyzed based on the fundamentals of Discursive Textual Analysis (DTA). This investigative path made it possible to develop, implement, evaluate and validate a training proposal called Ateliê de Cartas (auto)biografias - Navigating letters, weaving stories, whose objective was to serve the continued training of Elementary School teachers - Early Years, based on the promotion reflection on their teaching work with regard to literacy in multi-grade Rural Education (EC) classes, in addition to collaborating in self-understanding and teacher (self)training, through (auto)biographical writing in cards. Specifically, the proposal sought to provide opportunities for reflection on teaching work with regard to literacy in multigrade classes; deepen knowledge about the proposed themes; trigger a (self) formative process based on the life-training stories of teachers inserted in Rural Education in Manaus. According to considerations by members of the Study and Research Group on Teacher Training Processes in Technological Education (GEPROFET), participating teachers in training and pedagogical advisors from rural areas – evaluators of the training proposal –, the (auto)biographical Letters Workshop: Navigating charts, weaving stories, proved to be possible and viable for the purpose for which it was intended, and could be used in other training contexts.
author_additional Anic, Cinara Calvi
author_additionalStr Anic, Cinara Calvi
format Dissertação
author Silva, Sônia Maria de Oliveira
title Viagens de vida e docência: alfabetização e letramento em narrativas de professores de turmas multisseriadas da educação do campo de Manaus
title_short Viagens de vida e docência: alfabetização e letramento em narrativas de professores de turmas multisseriadas da educação do campo de Manaus
title_full Viagens de vida e docência: alfabetização e letramento em narrativas de professores de turmas multisseriadas da educação do campo de Manaus
title_fullStr Viagens de vida e docência: alfabetização e letramento em narrativas de professores de turmas multisseriadas da educação do campo de Manaus
title_full_unstemmed Viagens de vida e docência: alfabetização e letramento em narrativas de professores de turmas multisseriadas da educação do campo de Manaus
title_sort viagens de vida e docência: alfabetização e letramento em narrativas de professores de turmas multisseriadas da educação do campo de manaus
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1436
_version_ 1797014237892050944
score 11.653393