Outro

Plano de Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola (PDPDCE): o que é e como se faz?

This educational product is the result of a research process carried out as part of the Professional Master's Degree in Technological Education of the Graduate Program in Technological Education (PPGET) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM). Its title is:...

ver descrição completa

Autor principal: Costa, Ildeneti de Jesus Alves
Outros Autores: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
Grau: Outro
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1446
id oai:localhost:4321-1446
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-14462024-03-21T20:38:14Z Plano de Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola (PDPDCE): o que é e como se faz? School-Centered Teacher Professional Development Plan (PDPDCE): what is it and how do you do it? Costa, Ildeneti de Jesus Alves Azevedo, Rosa Oliveira Marins Formação de professores Desenvolvimento profissional docente centrado na escola Trabalho colaborativo PDPDCE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This educational product is the result of a research process carried out as part of the Professional Master's Degree in Technological Education of the Graduate Program in Technological Education (PPGET) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM). Its title is: "School-centered Teacher Professional Development Plan (PDPDCE): what is it and how do you do it?". The general aim of this product is to provide formative experiences that act on the professional development of teachers. It was developed and evaluated with four teachers who took part in the research, seven members of the GEPROFET/PPGET/IFAM research group and three professors who made up the dissertation defense panel. The product is organized into two parts: the first, "Grounding the journey", presents the key concepts that underpin the proposal, namely: teacher training; School-Centered Professional Teacher Development and collaborative work; the second, "Dialogic Meetings as a formative path in the construction of the PDPDCE", which shows action research as a possibility for building paths to the DPDCE; we detail the cycle of this type of research and lay out the twelve formative scripts used in the experience of the Dialogic Meetings (containing: workload, objectives, resources, evaluation and description of the activities carried out). The results of the Dialogic Meetings showed that the collaborative construction of the PDPDCE acts: 1) to break out of the professional isolation of teachers; 2) the collaborative construction of the PDPDCE and the reflective experience acts on teacher learning and the re-signification of pedagogical practice; 3) it acts on teacher valorization. Este produto educacional é resultado de um processo de investigação realizado no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Tem como título: Plano de Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola (PDPDCE): o que é e como se faz? Este produto tem como objetivo geral: proporcionar vivências formativas que atuem no desenvolvimento profissional de professores. Foi desenvolvido e avaliado com quatro professores participantes da pesquisa, sete membros do grupo de pesquisa GEPROFET/PPGET/IFAM e por três professoras doutoras que compuseram a banca de defesa da dissertação. O produto está organizado em duas partes: a primeira, "Fundamentando o caminhar", apresenta os conceitos-chaves que embasam a proposta, a saber: formação de professores; Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola, e trabalho colaborativo; a segunda, "Encontros dialógicos como percurso formativo na construção do PDPDCE", que mostra a pesquisa-ação como possibilidade de construir caminhos ao DPDCE; fazemos o detalhamento do ciclo deste tipo de pesquisa e dispomos os doze roteiros formativos utilizados na vivência dos Encontros Dialógicos (contendo: carga horária, objetivos, recursos, avaliação e descrição das atividades realizadas). Os resultados da vivência dos Encontros Dialógicos (EDs) evidenciaram que a construção colaborativa do PDPDCE atua: 1) na saída do isolamento profissional docente; 2) a construção colaborativa do PDPDCE e a vivência reflexiva atuam na aprendizagem docente e na ressignificação da prática pedagógica, e 3) atua na valorização docente. 2024-03-21T20:38:14Z 2024-03-21 2024-03-21T20:38:14Z 2023-12-18 Outro COSTA, Ildeneti de Jesus Alves; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Plano de Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola (PDPDCE): o que é e como se faz?. 2023. 91 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1446 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Formação de professores
Desenvolvimento profissional docente centrado na escola
Trabalho colaborativo
PDPDCE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Formação de professores
Desenvolvimento profissional docente centrado na escola
Trabalho colaborativo
PDPDCE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Costa, Ildeneti de Jesus Alves
Plano de Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola (PDPDCE): o que é e como se faz?
topic_facet Formação de professores
Desenvolvimento profissional docente centrado na escola
Trabalho colaborativo
PDPDCE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description This educational product is the result of a research process carried out as part of the Professional Master's Degree in Technological Education of the Graduate Program in Technological Education (PPGET) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM). Its title is: "School-centered Teacher Professional Development Plan (PDPDCE): what is it and how do you do it?". The general aim of this product is to provide formative experiences that act on the professional development of teachers. It was developed and evaluated with four teachers who took part in the research, seven members of the GEPROFET/PPGET/IFAM research group and three professors who made up the dissertation defense panel. The product is organized into two parts: the first, "Grounding the journey", presents the key concepts that underpin the proposal, namely: teacher training; School-Centered Professional Teacher Development and collaborative work; the second, "Dialogic Meetings as a formative path in the construction of the PDPDCE", which shows action research as a possibility for building paths to the DPDCE; we detail the cycle of this type of research and lay out the twelve formative scripts used in the experience of the Dialogic Meetings (containing: workload, objectives, resources, evaluation and description of the activities carried out). The results of the Dialogic Meetings showed that the collaborative construction of the PDPDCE acts: 1) to break out of the professional isolation of teachers; 2) the collaborative construction of the PDPDCE and the reflective experience acts on teacher learning and the re-signification of pedagogical practice; 3) it acts on teacher valorization.
format Outro
author Costa, Ildeneti de Jesus Alves
author2 Azevedo, Rosa Oliveira Marins
author2Str Azevedo, Rosa Oliveira Marins
title Plano de Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola (PDPDCE): o que é e como se faz?
title_short Plano de Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola (PDPDCE): o que é e como se faz?
title_full Plano de Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola (PDPDCE): o que é e como se faz?
title_fullStr Plano de Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola (PDPDCE): o que é e como se faz?
title_full_unstemmed Plano de Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola (PDPDCE): o que é e como se faz?
title_sort plano de desenvolvimento profissional docente centrado na escola (pdpdce): o que é e como se faz?
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1446
_version_ 1797014239892733952
score 11.674752