Dissertação

Formação de professores e educação antirracista a partir de narrativas (auto)biográficas

The research is inserted in the field of Teacher Training and Anti-Racist Education, it is dedicated to an investigation through the experiences of a quilombola researcher and understanding the need to be renewed and implemented according to laws 10.639/03 and 11.645/08 in everyday life school...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Rafaela Fonseca da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1468
id oai:localhost:4321-1468
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-14682024-07-05T21:35:58Z Formação de professores e educação antirracista a partir de narrativas (auto)biográficas Silva, Rafaela Fonseca da Normando, Tarcísio Serpa http://lattes.cnpq.br/7698576507317746 Normando, Tarcísio Serpa http://lattes.cnpq.br/7698576507317746 Formação de professores Narrativas (auto)biográficas Educação antirracista CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The research is inserted in the field of Teacher Training and Anti-Racist Education, it is dedicated to an investigation through the experiences of a quilombola researcher and understanding the need to be renewed and implemented according to laws 10.639/03 and 11.645/08 in everyday life school. The assumptions of Anti-Racist Education through the (auto) biographical narratives that are demonstrated here seek to criticize the non-execution of anti-racist education in everyday school life and the challenges that black teachers face in their professional training and practice. The objective of the research is to analyze the role of (auto) biographical narratives in the training of black teachers for Anti-Racist Education. This exercise will enable a reflection on the author’s experience in this struggle. And from this set of analyses, build an educational product that promotes the appreciation of the (auto) biographical narrative in the training of black teachers for anti-racist education. The following authors were identified for the theoretical framework: a) on issues linked to racism: Abdias Nascimento, Djamila Ribeiro, Silvio de Almeida, Nilma Lino Gomes, Lélia Gonzalez, Conceição Evaristo, Kabengale Munanga, Chimamanda Nigozi Adiche, bell hooks; b) on teacher training issues: António Nóvoa, Francisco Ibernón, Donald Schön, Isabel Alarcão, Carlos Libâneo; c) on issues related to (auto)biographical narratives: Marie-Christine Josso; Elizeu Clementino Souza, Maria da Conceição Passeggi, D. Jean Clandini, Michael Connelly.The approach used in this research was qualitative, as it tries to understand how the phenomenon happens through the approach of language, its symbols, senses, meanings and representations. To achieve the objectives of this research. The results served as a basis for developing an initial training proposal for black teachers from Quilombo Urbano de São Benedito with a focus on racial literacy. To publicize this proposal, an Educational Product entitled “Sankofa” Anti-Racist Teacher Training Book was created, presenting a contemporary discussion on anti-racist education based on primarily black literature with the participation of black teachers from Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito who were the subjects of this research. A pesquisa está inserida no campo da Formação de professores e da Educação Antirracista, se dedica a uma investigação através das vivências e experiências de uma pesquisadora quilombola e compreensão quanto a necessidade de serem implementadas e efetivadas as leis 10.639/03 e 11.645/08 no cotidiano escolar. Os pressupostos da Educação Antirracista através das narrativas (auto) biográficas que são analisadas aqui buscam criticar a não execução de uma educação antirracista no cotidiano escolar e os desafios que os professores negros enfrentam diante de sua formação profissional e sua prática. O objetivo da pesquisa é analisar o papel de narrativas (auto) biográficas na formação de professores negros para uma Educação Antirracista. Esse exercício possibilitará uma reflexão sobre a experiência da autora nessa luta. E a partir desse conjunto de análises, construir um produto educacional que promova a valorização da narrativa (auto) biográfica na formação de professores negros para sua uma educação antirracista. Os seguintes autores foram identificados para o referencial teórico: a) sobre as questões ligadas ao racismo: Abdias Nascimento, Djamila Ribeiro, Silvio de Almeida, Nilma Lino Gomes, Lélia Gonzalez, Conceição Evaristo, Kabengale Munanga, Chimamanda Nigozi Adiche, bell hooks; b) sobre as questões de formação de professores: António Nóvoa, Francisco Ibernón, Donald Schön, Isabel Alarcão, Carlos Libâneo; c) sobre as questões ligadas às narrativas (auto)biográficas: Marie-Christine Josso; Elizeu Clementino Souza, Maria da Conceição Passeggi, D. Jean Clandini, Michael Connelly. A abordagem utilizada nesta pesquisa foi qualitativa, uma vez que tenta compreender como acontece o fenômeno através da abordagem da linguagem, seus símbolos, sentidos, significados e representações. Para alcançar os objetivos desta pesquisa. Os resultados serviram como base para desenvolver uma proposta de formação inicial para professores negros do Quilombo Urbano de São Benedito com foco no letramento racial. Para a divulgação dessa proposta, foi criado um Produto Educacional intitulado “Sankofa” Caderno de Formação de professores Antirracistas, apresentando uma discussão contemporânea sobre a educação antirracista a partir de uma literatura prioritariamente negra contando com a participação dos professores negros do Quilombo Urbano do barranco de São Benedito que foram os sujeitos dessa pesquisa. 2024-07-05T21:35:58Z 2024-07-05 2024-07-05T21:35:58Z 2024-02-29 Dissertação SILVA, Rafaela Fonseca da. Formação de professores e educação antirracista a partir de narrativas (auto)biográficas. 2024. 142 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1468 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Formação de professores
Narrativas (auto)biográficas
Educação antirracista
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Formação de professores
Narrativas (auto)biográficas
Educação antirracista
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Silva, Rafaela Fonseca da
Formação de professores e educação antirracista a partir de narrativas (auto)biográficas
topic_facet Formação de professores
Narrativas (auto)biográficas
Educação antirracista
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The research is inserted in the field of Teacher Training and Anti-Racist Education, it is dedicated to an investigation through the experiences of a quilombola researcher and understanding the need to be renewed and implemented according to laws 10.639/03 and 11.645/08 in everyday life school. The assumptions of Anti-Racist Education through the (auto) biographical narratives that are demonstrated here seek to criticize the non-execution of anti-racist education in everyday school life and the challenges that black teachers face in their professional training and practice. The objective of the research is to analyze the role of (auto) biographical narratives in the training of black teachers for Anti-Racist Education. This exercise will enable a reflection on the author’s experience in this struggle. And from this set of analyses, build an educational product that promotes the appreciation of the (auto) biographical narrative in the training of black teachers for anti-racist education. The following authors were identified for the theoretical framework: a) on issues linked to racism: Abdias Nascimento, Djamila Ribeiro, Silvio de Almeida, Nilma Lino Gomes, Lélia Gonzalez, Conceição Evaristo, Kabengale Munanga, Chimamanda Nigozi Adiche, bell hooks; b) on teacher training issues: António Nóvoa, Francisco Ibernón, Donald Schön, Isabel Alarcão, Carlos Libâneo; c) on issues related to (auto)biographical narratives: Marie-Christine Josso; Elizeu Clementino Souza, Maria da Conceição Passeggi, D. Jean Clandini, Michael Connelly.The approach used in this research was qualitative, as it tries to understand how the phenomenon happens through the approach of language, its symbols, senses, meanings and representations. To achieve the objectives of this research. The results served as a basis for developing an initial training proposal for black teachers from Quilombo Urbano de São Benedito with a focus on racial literacy. To publicize this proposal, an Educational Product entitled “Sankofa” Anti-Racist Teacher Training Book was created, presenting a contemporary discussion on anti-racist education based on primarily black literature with the participation of black teachers from Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito who were the subjects of this research.
author_additional Normando, Tarcísio Serpa
author_additionalStr Normando, Tarcísio Serpa
format Dissertação
author Silva, Rafaela Fonseca da
title Formação de professores e educação antirracista a partir de narrativas (auto)biográficas
title_short Formação de professores e educação antirracista a partir de narrativas (auto)biográficas
title_full Formação de professores e educação antirracista a partir de narrativas (auto)biográficas
title_fullStr Formação de professores e educação antirracista a partir de narrativas (auto)biográficas
title_full_unstemmed Formação de professores e educação antirracista a partir de narrativas (auto)biográficas
title_sort formação de professores e educação antirracista a partir de narrativas (auto)biográficas
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1468
_version_ 1806619738209517568
score 11.755432