Dissertação

Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM)

The teacher and the Libra interpreter translator must be aware of their roles in the inclusion of deaf students by using educational practices. In this way, the relationship between teacher and Libra interpreter translator will bring positive implications that benefit deaf students in the class...

ver descrição completa

Autor principal: Feitoza, Adriano Brito
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1495
id oai:localhost:4321-1495
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-14952024-09-03T19:57:58Z Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) Feitoza, Adriano Brito Lima, Maria Francisca Morais de http://lattes.cnpq.br/5134533993186051 Lima, Maria Francisca Morais de http://lattes.cnpq.br/5134533993186051 Lacerda Junior, José Cavalcante http://lattes.cnpq.br/4731128445071858 Scantbelruy, Iranvith Cavalcante http://lattes.cnpq.br/9736698953197079 Intérprete educacional de Libras Docente Relação Profissional EPTNM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The teacher and the Libra interpreter translator must be aware of their roles in the inclusion of deaf students by using educational practices. In this way, the relationship between teacher and Libra interpreter translator will bring positive implications that benefit deaf students in the classroom. And as a consequence, it allows deaf students to cross their learning trajectory that occurs in Secondary Technological Professional Education (EPTNM) towards Polytechnic education, one of the conceptual bases of EPTNM. The general objective is to summarize which educational practices can be implemented in the relationship between teacher and Libras interpreter in the classroom. The data collection instruments correspond to interviews and questionnaires aimed at the research objects, then ATD (Discursive Textual Analysis) was used as an methodology to collect the data. The results translate into educational practices that correspond to expertise developed by Libras teachers and interpreters that favor the work of these professionals to include deaf students in the classroom. As feedback from this research as linked to the objectives of PROFEPT (Postgraduate Program in Professional and Technological Education), an Educational Product (EP) was prepared with recommendations for educational practices for teachers and translators who interpret Libras. O docente e o tradutor intérprete de Libras devem ser conscientes de seus papéis para a inclusão de alunos surdos por lançar mão de práticas educativas. Dessa forma, a relação entre docente e tradutor intérprete de Libras trará implicações positivas que favorecem o aluno surdo em sala de aula. E como consequência permite que os alunos surdos realizem sua travessia em sua trajetória de aprendizagem que ocorre na Educação Profissional Tecnológica de Nível Médio (EPTNM) rumo a um ensino Politécnico, uma das bases conceituais da EPTNM. O objetivo geral consiste em sintetizar que práticas educativas podem ser implementadas na relação entre docente e intérprete de Libras em sala de aula. Os instrumentos de coleta de dados correspondem a entrevistas e questionários direcionados aos objetos de pesquisa. Em seguida, utilizou-se a ATD (Análise Textual Discursiva) como metodologia para levantar os dados. Os resultados se traduzem em práticas educativas que correspondem às expertises desenvolvidas por docentes e intérpretes de Libras que favoreçam a atuação desses profissionais para a inclusão de alunos surdos em sala de aula. Como devolutiva desta pesquisa conforme concatenada aos objetivos do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) foi elaborado um Produto Educacional (PE) com recomendações de práticas educativas ao docente e ao tradutor intérprete de Libras. 2024-09-03T19:57:58Z 2024-09-03 2024-09-03T19:57:58Z 2024-04-15 Dissertação FEITOZA, Adriano Brito. Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM). 2024. 114 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1495 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Intérprete educacional de Libras
Docente
Relação Profissional
EPTNM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Intérprete educacional de Libras
Docente
Relação Profissional
EPTNM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Feitoza, Adriano Brito
Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM)
topic_facet Intérprete educacional de Libras
Docente
Relação Profissional
EPTNM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The teacher and the Libra interpreter translator must be aware of their roles in the inclusion of deaf students by using educational practices. In this way, the relationship between teacher and Libra interpreter translator will bring positive implications that benefit deaf students in the classroom. And as a consequence, it allows deaf students to cross their learning trajectory that occurs in Secondary Technological Professional Education (EPTNM) towards Polytechnic education, one of the conceptual bases of EPTNM. The general objective is to summarize which educational practices can be implemented in the relationship between teacher and Libras interpreter in the classroom. The data collection instruments correspond to interviews and questionnaires aimed at the research objects, then ATD (Discursive Textual Analysis) was used as an methodology to collect the data. The results translate into educational practices that correspond to expertise developed by Libras teachers and interpreters that favor the work of these professionals to include deaf students in the classroom. As feedback from this research as linked to the objectives of PROFEPT (Postgraduate Program in Professional and Technological Education), an Educational Product (EP) was prepared with recommendations for educational practices for teachers and translators who interpret Libras.
author_additional Lima, Maria Francisca Morais de
author_additionalStr Lima, Maria Francisca Morais de
format Dissertação
author Feitoza, Adriano Brito
title Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM)
title_short Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM)
title_full Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM)
title_fullStr Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM)
title_full_unstemmed Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM)
title_sort implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (eptnm)
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1495
_version_ 1811330643014975488
score 11.755432