Trabalho de Conclusão de Curso

O uso da metodologia ativa como ferramenta de aprendizagem: aplicação de jogo sobre a tabela periódica para 1º ano do ensino médio

Several factors contribute for the teaching of chemistry to move away from its main purpose. Bearing in mind that the analysis of the new curricular proposals for teaching chemistry, the present work was developed for application in the 1st year of high school in the perspective of producing a perio...

ver descrição completa

Autor principal: Andrade, Iolanda Souza
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1531
id oai:localhost:4321-1531
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-15312024-09-24T23:37:58Z O uso da metodologia ativa como ferramenta de aprendizagem: aplicação de jogo sobre a tabela periódica para 1º ano do ensino médio Andrade, Iolanda Souza Oliveira, José Ribamar da Silva Oliveira, José Ribamar da Silva Melo, Ana Cláudia Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/5944321508964046 Salazar, Deuzilene Marques http://lattes.cnpq.br/4519799169077909 Jogos lúdicos Tabela periódica Ensino de química Metodologias ativas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Several factors contribute for the teaching of chemistry to move away from its main purpose. Bearing in mind that the analysis of the new curricular proposals for teaching chemistry, the present work was developed for application in the 1st year of high school in the perspective of producing a periodic table with EVA and a set of questions and answers that addresses the periodic table. Much research shows the importance of playful games for teaching chemistry. In general, the teaching materials are not linked to the students' reality. Therefore, the bibliographic survey that will be presented will address the functions of playful games in the teaching of chemistry as an active methodology, with the objective of developing a game for practice in the classroom. The results obtained indicate that the construction of the table and the application of the game that were carried out in the classroom, makes students more interested in the chemistry subject with a greater understanding of the periodic table. Therefore, the results indicate that with games students can develop a greater logical reasoning leading to a greater understanding of the chemical elements leading to more involvement in the classes with more dynamism and making the classes part of the construction of their knowledge. Diversos fatores contribuem para que o ensino de química se distanciasse do seu principal proposito. Tendo em vista que a análise das novas propostas curriculares para o ensino de química, o presente trabalho foi desenvolvido para aplicação no 1º ano do ensino médio na perspectiva da produção de uma tabela periódica com E.V.A e de um jogo de perguntas e respostas que aborda a tabela periódica. Muitas pesquisas mostram a importância que têm os jogos lúdicos para o ensino de química. Em geral os materiais didáticos não possuem vínculos com a realidade dos educandos. Sendo assim, o levantamento bibliográfico que será apresentado abordará as funções dos jogos lúdicos no ensino de química como uma metodologia ativa, com o objetivo de elaborar um jogo para a prática em sala de aula. Os resultados obtidos indicam que a construção da tabela e a aplicação do jogo que foram realizados em sala de aula, faz com que os alunos tenham mais interesse pela disciplina de química com uma maior compreensão sobre a tabela periódica. Por tanto os resultados nos indicam que com jogos os alunos conseguem desenvolver um maior raciocínio lógico levando a uma maior compreensão dos elementos químicos levando a mais envolvimento nas aulas com mais dinamismo e fazendo com que as aulas façam parte da construção do seu conhecimento. 2024-09-24T23:37:58Z 2024-09-24 2024-09-24T23:37:58Z 2021-04-08 Trabalho de Conclusão de Curso ANDRADE, Iolanda Souza. O uso da metodologia ativa como ferramenta de aprendizagem: aplicação de jogo sobre a tabela periódica para 1º ano do ensino médio. 2021. 73 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1531 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Jogos lúdicos
Tabela periódica
Ensino de química
Metodologias ativas
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Jogos lúdicos
Tabela periódica
Ensino de química
Metodologias ativas
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Andrade, Iolanda Souza
O uso da metodologia ativa como ferramenta de aprendizagem: aplicação de jogo sobre a tabela periódica para 1º ano do ensino médio
topic_facet Jogos lúdicos
Tabela periódica
Ensino de química
Metodologias ativas
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Several factors contribute for the teaching of chemistry to move away from its main purpose. Bearing in mind that the analysis of the new curricular proposals for teaching chemistry, the present work was developed for application in the 1st year of high school in the perspective of producing a periodic table with EVA and a set of questions and answers that addresses the periodic table. Much research shows the importance of playful games for teaching chemistry. In general, the teaching materials are not linked to the students' reality. Therefore, the bibliographic survey that will be presented will address the functions of playful games in the teaching of chemistry as an active methodology, with the objective of developing a game for practice in the classroom. The results obtained indicate that the construction of the table and the application of the game that were carried out in the classroom, makes students more interested in the chemistry subject with a greater understanding of the periodic table. Therefore, the results indicate that with games students can develop a greater logical reasoning leading to a greater understanding of the chemical elements leading to more involvement in the classes with more dynamism and making the classes part of the construction of their knowledge.
author_additional Oliveira, José Ribamar da Silva
author_additionalStr Oliveira, José Ribamar da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Andrade, Iolanda Souza
title O uso da metodologia ativa como ferramenta de aprendizagem: aplicação de jogo sobre a tabela periódica para 1º ano do ensino médio
title_short O uso da metodologia ativa como ferramenta de aprendizagem: aplicação de jogo sobre a tabela periódica para 1º ano do ensino médio
title_full O uso da metodologia ativa como ferramenta de aprendizagem: aplicação de jogo sobre a tabela periódica para 1º ano do ensino médio
title_fullStr O uso da metodologia ativa como ferramenta de aprendizagem: aplicação de jogo sobre a tabela periódica para 1º ano do ensino médio
title_full_unstemmed O uso da metodologia ativa como ferramenta de aprendizagem: aplicação de jogo sobre a tabela periódica para 1º ano do ensino médio
title_sort o uso da metodologia ativa como ferramenta de aprendizagem: aplicação de jogo sobre a tabela periódica para 1º ano do ensino médio
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1531
_version_ 1811330654518902784
score 11.674684