Trabalho de Conclusão de Curso

O ensino de química e a temática meio ambiente no PROEJA: uma abordagem na pedagogia histórico crítica

This dissertation presents studies resulting from a research in a scientific initiation project experienced with students of the National Program for Integration of Professional Education with Basic Education in the form of Youth and Adult Education (PROEJA - acronym in portuguese). The research...

ver descrição completa

Autor principal: Costa, Thiago Gomes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1539
id oai:localhost:4321-1539
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-15392024-09-25T20:27:15Z O ensino de química e a temática meio ambiente no PROEJA: uma abordagem na pedagogia histórico crítica Costa, Thiago Gomes Salazar, Deuzilene Marques http://lattes.cnpq.br/4519799169077909 Salazar, Deuzilene Marques http://lattes.cnpq.br/4519799169077909 Campos, Willison Eduardo Oliveira http://lattes.cnpq.br/9527685304791547 Memória, Francilene da Silva http://lattes.cnpq.br/4878162538340865 Ensino de Química Meio Ambiente . ProejPedagogia histórico-crítica Fanzine CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This dissertation presents studies resulting from a research in a scientific initiation project experienced with students of the National Program for Integration of Professional Education with Basic Education in the form of Youth and Adult Education (PROEJA - acronym in portuguese). The research entitled ´´The Teaching of Chemistry and Thematic Environment at PROEJA: An Approach to Historical-Critical Pedagogy´´ aims to investigate the teaching of chemistry in order to establish relationships between the theme of the environment and the contents of chemistry in the PROEJA. The pedagogical experience had the collaboration of two chemistry teachers and twenty one students from the Proeja at the Manaus Campus Center of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM - acronym in portuguese) and also with the support of two students from the Master's degree in Professional and Technological Education (ProfEPT) to accompany the creation of the fanzine. The results showed that the Historical-Critical Pedagogy proved to be a methodology allied to the educational development of students, the production of fanzines in the context of the Chemistry subject presented itself as a possibility of free expression, at the same time showing the protagonism of students in the learning process. Este trabalho apresenta estudos resultantes de uma pesquisa em um projeto de iniciação científica vivenciado junto aos discentes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). A pesquisa intitulada “O Ensino de Química e Temática Meio Ambiente no Proeja: uma abordagem na Pedagogia Histórico-Crítica” tem como objetivo invesigar o ensino de química de modo a estabelecer relações entre a temática do meio ambiene e os conteúdos de química no ProEJA. A experiência pedagógica contou com a colaboração de duas professoras de química e 21 estudantes do Proeja do Campus Manaus Centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) e também com o apoio de duas estudantes do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) para acompanhamento na elaboração do fanzine. Os resultados indicam que a Pedagogia Histórico-Crítica se mostra como uma metodologia aliada ao desevolvimento educacional dos alunos, a produção de fanzines no contexto da disciplina de Química apresentou-se como uma possibilidade de livre expressão, ao mesmo tempo em que evidencia o protagonismo dos discentes no processo de aprendizagem 2024-09-25T20:27:15Z 2024-09-25 2024-09-25T20:27:15Z 2021-08-10 Trabalho de Conclusão de Curso COSTA, Thiago Gomes. O ensino de química e a temática meio ambiente no PROEJA: uma abordagem na pedagogia histórico crítica. 2021. 44 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1539 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Ensino de Química
Meio Ambiente
. ProejPedagogia histórico-crítica
Fanzine
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Ensino de Química
Meio Ambiente
. ProejPedagogia histórico-crítica
Fanzine
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Costa, Thiago Gomes
O ensino de química e a temática meio ambiente no PROEJA: uma abordagem na pedagogia histórico crítica
topic_facet Ensino de Química
Meio Ambiente
. ProejPedagogia histórico-crítica
Fanzine
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This dissertation presents studies resulting from a research in a scientific initiation project experienced with students of the National Program for Integration of Professional Education with Basic Education in the form of Youth and Adult Education (PROEJA - acronym in portuguese). The research entitled ´´The Teaching of Chemistry and Thematic Environment at PROEJA: An Approach to Historical-Critical Pedagogy´´ aims to investigate the teaching of chemistry in order to establish relationships between the theme of the environment and the contents of chemistry in the PROEJA. The pedagogical experience had the collaboration of two chemistry teachers and twenty one students from the Proeja at the Manaus Campus Center of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM - acronym in portuguese) and also with the support of two students from the Master's degree in Professional and Technological Education (ProfEPT) to accompany the creation of the fanzine. The results showed that the Historical-Critical Pedagogy proved to be a methodology allied to the educational development of students, the production of fanzines in the context of the Chemistry subject presented itself as a possibility of free expression, at the same time showing the protagonism of students in the learning process.
author_additional Salazar, Deuzilene Marques
author_additionalStr Salazar, Deuzilene Marques
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Costa, Thiago Gomes
title O ensino de química e a temática meio ambiente no PROEJA: uma abordagem na pedagogia histórico crítica
title_short O ensino de química e a temática meio ambiente no PROEJA: uma abordagem na pedagogia histórico crítica
title_full O ensino de química e a temática meio ambiente no PROEJA: uma abordagem na pedagogia histórico crítica
title_fullStr O ensino de química e a temática meio ambiente no PROEJA: uma abordagem na pedagogia histórico crítica
title_full_unstemmed O ensino de química e a temática meio ambiente no PROEJA: uma abordagem na pedagogia histórico crítica
title_sort o ensino de química e a temática meio ambiente no proeja: uma abordagem na pedagogia histórico crítica
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1539
_version_ 1811330657717059584
score 11.755432