Trabalho de Conclusão de Curso

Experimentação no ensino de química na educação básica: uma análise das produções acadêmicos do EDEQ

The concept of Science is intricate, linking to the organization of natural phenomena and theories of origin. These notions stem from popular knowledge, beliefs, and ongoing research, continually evolving. Experimentation, rooted in history, has played a crucial role in consolidating the natural sci...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Laila Yasmim dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1553
id oai:localhost:4321-1553
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-15532024-10-01T22:35:29Z Experimentação no ensino de química na educação básica: uma análise das produções acadêmicos do EDEQ Silva, Laila Yasmim dos Santos Salazar, Deuzilene Marques http://lattes.cnpq.br/4519799169077909 Salazar, Deuzilene Marques http://lattes.cnpq.br/4519799169077909 Pereira, Zilanir Carvalho http://lattes.cnpq.br/0153883512211178 Mota, Keila Neves http://lattes.cnpq.br/0818006410878490 Experimentação EDEQ Ensino de Química Concepções CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The concept of Science is intricate, linking to the organization of natural phenomena and theories of origin. These notions stem from popular knowledge, beliefs, and ongoing research, continually evolving. Experimentation, rooted in history, has played a crucial role in consolidating the natural sciences. This study examines how the productions of the Meeting on Debates about Chemistry Teaching (EDEQ) between 2021 and 2023 address experimentation, exploring methodological and pedagogical dimensions, identifying conceptions, and typologies of experimental practices. Experimentation, considered a complex approach rather than merely a practical activity, stands out as an essential part of chemistry education, transcending the traditional view of an isolated tool. O conceito de Ciência é complexo, conectando-se à organização dos fenômenos naturais e às teorias de origem. Essas noções provêm do conhecimento popular, crenças e pesquisas, evoluindo constantemente. A experimentação, enraizada na história, desempenhou papel crucial na consolidação das ciências naturais. Este estudo analisa como as produções do Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) entre 2021 e 2023 abordam a experimentação, explorando dimensões metodológicas e pedagógicas, identificando concepções e tipologias das práticas experimentais. A experimentação, considerada uma abordagem complexa e não apenas uma atividade prática, destaca-se como parte essencial do ensino de química, ultrapassando a visão tradicional de ferramenta isolada. 2024-10-01T22:35:29Z 2024-10-01 2024-10-01T22:35:29Z 2023-12-04 Trabalho de Conclusão de Curso SILVA, Laila Yasmim dos Santos. Experimentação no ensino de química na educação básica: uma análise das produções acadêmicos do EDEQ. 2023. 52 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1553 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Experimentação
EDEQ
Ensino de Química
Concepções
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Experimentação
EDEQ
Ensino de Química
Concepções
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Silva, Laila Yasmim dos Santos
Experimentação no ensino de química na educação básica: uma análise das produções acadêmicos do EDEQ
topic_facet Experimentação
EDEQ
Ensino de Química
Concepções
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The concept of Science is intricate, linking to the organization of natural phenomena and theories of origin. These notions stem from popular knowledge, beliefs, and ongoing research, continually evolving. Experimentation, rooted in history, has played a crucial role in consolidating the natural sciences. This study examines how the productions of the Meeting on Debates about Chemistry Teaching (EDEQ) between 2021 and 2023 address experimentation, exploring methodological and pedagogical dimensions, identifying conceptions, and typologies of experimental practices. Experimentation, considered a complex approach rather than merely a practical activity, stands out as an essential part of chemistry education, transcending the traditional view of an isolated tool.
author_additional Salazar, Deuzilene Marques
author_additionalStr Salazar, Deuzilene Marques
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Silva, Laila Yasmim dos Santos
title Experimentação no ensino de química na educação básica: uma análise das produções acadêmicos do EDEQ
title_short Experimentação no ensino de química na educação básica: uma análise das produções acadêmicos do EDEQ
title_full Experimentação no ensino de química na educação básica: uma análise das produções acadêmicos do EDEQ
title_fullStr Experimentação no ensino de química na educação básica: uma análise das produções acadêmicos do EDEQ
title_full_unstemmed Experimentação no ensino de química na educação básica: uma análise das produções acadêmicos do EDEQ
title_sort experimentação no ensino de química na educação básica: uma análise das produções acadêmicos do edeq
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1553
_version_ 1816141443686727680
score 11.755432