Trabalho de Conclusão de Curso

Tubecursos: sistema de ensino com vídeos instrucionais do Youtube para concursos públicos

Considering the numerous ways of preparing for entry into public bodies, through competitions, this work was developed with the purpose of creating a web teaching system based on instructional videos from YouTube. In the methodology, the qualitative research approach was used, in the form of appl...

ver descrição completa

Autor principal: Fernandes Neto, Antonio José
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1565
id oai:localhost:4321-1565
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-15652024-10-26T19:36:44Z Tubecursos: sistema de ensino com vídeos instrucionais do Youtube para concursos públicos Fernandes Neto, Antonio José Silva, Emmerson Santa Rita da http://lattes.cnpq.br/2816676765167172 Silva, Emmerson Santa Rita da http://lattes.cnpq.br/2816676765167172 Santos Júnior, Antônio Ferreira dos http://lattes.cnpq.br/5353782518190667 Dell'Oso, Juan Marcelo http://lattes.cnpq.br/8691779832805795 Curso para concurso público. Youtube API Youtube Educação a distância (EaD) Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO Considering the numerous ways of preparing for entry into public bodies, through competitions, this work was developed with the purpose of creating a web teaching system based on instructional videos from YouTube. In the methodology, the qualitative research approach was used, in the form of applied and descriptive research systematized in the classic prototyping model. In developing the work, the following tools were used: the Unified Modification Language - UML, the SCRUM agile method, “Figma” to develop a high-fidelity wireframe (the prototype), the VSCode development environment, the “Laravel framework” , the PHP programming language and the Mysql DBMS for the web platform. As an important result, videos are registered in the Database using the Youtube V3 API, precisely on the subject registration screen, without the need for the Administrator to view and watch all selected videos. Finally, after purchasing a course for the competition and entering the “classroom” screen, the student will be able to watch the content of the subjects of the subject in 5 (five) videos randomly located directly through the API, thus, during the study of the subjects, they can give “feedback” by “liking” or “disliking”, so that the content can be analyzed and updated by the system administrator, concluding that the work has achieved its expected objective. Considerando as inúmeras formas de preparação para o ingresso aos órgãos públicos, por meio de concurso, este trabalho foi elaborado com a finalidade de se criar um sistema web de ensino baseado em vídeos instrucionais do Youtube. Na metodologia, utilizou-se a abordagem de pesquisa qualitativa, na forma de pesquisa aplicada e descritiva sistematizada no modelo clássico de prototipação. No desenvolvimento do trabalho foram utilizadas as seguintes ferramentas: a Linguagem de Modificação Unificada - UML, o método ágil SCRUM, o “Figma” para desenvolver um wireframe de alta fidelidade (o protótipo), o ambiente de desenvolvimento VSCode, o “framework Laravel”, a linguagem de programação PHP e o SGBD Mysql para a plataforma web. Como resultado importante os vídeos são cadastrados no Banco de Dados usando a API Youtube V3, justamente na tela de cadastro de disciplinas, sem a necessidade de o Administrador visualizar e assistir todos os vídeos selecionados. Finalmente, após realizar a compra de um curso para concurso e entrar na tela “sala de aula”, o aluno poderá assistir o conteúdo dos assuntos da disciplina em 5 (cinco) vídeos localizados randomicamente direto pela API, dessa forma, durante o estudo dos assuntos, este poderá dar “feedback” de “curtir” ou ”descurtir”, para que o conteúdo seja analisado e atualizado pelo administrador do sistema, concluindo-se que o trabalho atingiu o seu objetivo esperado. 2024-10-26T19:36:44Z 2024-10-26 2024-10-26T19:36:44Z 2024-09-10 Trabalho de Conclusão de Curso FERNANDES NETO, Antonio José. Tubecursos: sistema de ensino com vídeos instrucionais do Youtube para concursos públicos. 2024. 66 p. Monografia (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1565 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Curso para concurso público.
Youtube
API Youtube
Educação a distância (EaD)
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
spellingShingle Curso para concurso público.
Youtube
API Youtube
Educação a distância (EaD)
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Fernandes Neto, Antonio José
Tubecursos: sistema de ensino com vídeos instrucionais do Youtube para concursos públicos
topic_facet Curso para concurso público.
Youtube
API Youtube
Educação a distância (EaD)
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
description Considering the numerous ways of preparing for entry into public bodies, through competitions, this work was developed with the purpose of creating a web teaching system based on instructional videos from YouTube. In the methodology, the qualitative research approach was used, in the form of applied and descriptive research systematized in the classic prototyping model. In developing the work, the following tools were used: the Unified Modification Language - UML, the SCRUM agile method, “Figma” to develop a high-fidelity wireframe (the prototype), the VSCode development environment, the “Laravel framework” , the PHP programming language and the Mysql DBMS for the web platform. As an important result, videos are registered in the Database using the Youtube V3 API, precisely on the subject registration screen, without the need for the Administrator to view and watch all selected videos. Finally, after purchasing a course for the competition and entering the “classroom” screen, the student will be able to watch the content of the subjects of the subject in 5 (five) videos randomly located directly through the API, thus, during the study of the subjects, they can give “feedback” by “liking” or “disliking”, so that the content can be analyzed and updated by the system administrator, concluding that the work has achieved its expected objective.
author_additional Silva, Emmerson Santa Rita da
author_additionalStr Silva, Emmerson Santa Rita da
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Fernandes Neto, Antonio José
title Tubecursos: sistema de ensino com vídeos instrucionais do Youtube para concursos públicos
title_short Tubecursos: sistema de ensino com vídeos instrucionais do Youtube para concursos públicos
title_full Tubecursos: sistema de ensino com vídeos instrucionais do Youtube para concursos públicos
title_fullStr Tubecursos: sistema de ensino com vídeos instrucionais do Youtube para concursos públicos
title_full_unstemmed Tubecursos: sistema de ensino com vídeos instrucionais do Youtube para concursos públicos
title_sort tubecursos: sistema de ensino com vídeos instrucionais do youtube para concursos públicos
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1565
_version_ 1816141447523467264
score 11.755432