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Trabalho de Conclusão de Curso
Uso de interface conversacional para aprimorar a interação aluno-biblioteca
This work addresses the development of a conversational interface, an intelligent chatbot designed to facilitate interaction between students and the ecosystem of a library. The project arose from the need to provide an efficient and intuitive means for students to access information and services...
Autor principal: | Costa, Gustavo de Almeida |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1567 |
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oai:localhost:4321-15672024-10-26T20:09:06Z Uso de interface conversacional para aprimorar a interação aluno-biblioteca Costa, Gustavo de Almeida Azevedo, Renildo Viana http://lattes.cnpq.br/0601215754206476 Azevedo, Renildo Viana http://lattes.cnpq.br/0601215754206476 Santos Júnior, Antônio Ferreira dos http://lattes.cnpq.br/5353782518190667 Barra, Vinicius de Olliveira Processamento de Linguagem Natural Chatbot Biblioteca CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO This work addresses the development of a conversational interface, an intelligent chatbot designed to facilitate interaction between students and the ecosystem of a library. The project arose from the need to provide an efficient and intuitive means for students to access information and services of the library, such as checking the availability of books, viewing existing reservations, and making new reservations. To achieve natural and effective interaction, Natural Language Processing (NLP) technology was employed, a branch of artificial intelligence that seeks to understand and interpret human language. Using NLP, the chatbot is capable of understanding user requests and providing precise responses, creating a friendly and efficient customer service experience. This work aims to demonstrate how technological solutions, such as intelligent chatbots, can be developed and implemented to improve the efficiency of library services, contributing to a more enriching academic experience for students. Este trabalho aborda o desenvolvimento de uma interface conversacional, um chatbot inteligente destinado a facilitar a interação entre os alunos e o ecossistema de uma biblioteca. O projeto surgiu da necessidade de proporcionar um meio eficiente e intuitivo para os alunos acessarem informações e serviços da biblioteca, como consulta de disponibilidade de livros, visualização de reservas existentes e realização de novas reservas. Para alcançar uma interação natural e eficaz, foi empregada a tecnologia de Processamento de Linguagem Natural (PLN), um ramo da inteligência artificial que busca compreender e interpretar a linguagem humana. Através do uso de PLN, o chatbot é capaz de entender as requisições dos usuários e fornecer respostas precisas, criando uma experiência de atendimento amigável e eficiente. Este trabalho visa demonstrar como soluções tecnológicas, como chatbot inteligentes, podem ser desenvolvidas e implementadas para melhorar a eficiência dos serviços de biblioteca, contribuindo para uma experiência acadêmica mais enriquecedora para os alunos. 2024-10-26T20:09:06Z 2024-10-26 2024-10-26T20:09:06Z 2023-12-07 Trabalho de Conclusão de Curso COSTA, Gustavo de Almeida. Uso de interface conversacional para aprimorar a interação aluno-biblioteca. 2023. 114 p. Monografia (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1567 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
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Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
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Processing (NLP) technology was employed, a branch of artificial intelligence
that seeks to understand and interpret human language. Using NLP, the chatbot
is capable of understanding user requests and providing precise responses,
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