/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O efeito doppler de ondas eletromagnéticas a partir de sequência didática
The search for improvements in physics teaching is intrinsically challenging and exciting, often requiring professionals to have knowledge beyond physics, as in the case of this work, which addresses the Doppler-Fizeau effect in Electromagnetic waves using Digital Technologies. Information and...
Autor principal: | Teixeira, José Victor Bezerra |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1589 |
id |
oai:localhost:4321-1589 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-15892024-11-08T20:18:53Z O efeito doppler de ondas eletromagnéticas a partir de sequência didática Teixeira, José Victor Bezerra Borges, Denilson da Silva http://lattes.cnpq.br/7149037835888302 Borges, Denilson da Silva http://lattes.cnpq.br/7149037835888302 Picinin, Adalberto Oliveira, Rita de Cássia Mota Teixeira de http://lattes.cnpq.br/3997091837851642 Efeito Doppler Ondas eletromagnéticas Arduino Metodologias ativas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The search for improvements in physics teaching is intrinsically challenging and exciting, often requiring professionals to have knowledge beyond physics, as in the case of this work, which addresses the Doppler-Fizeau effect in Electromagnetic waves using Digital Technologies. Information and Communication (TDIC). Especially, when viewing the work in this field, one came across the limitation in approaching this effect for mechanical waves. Therefore, the present work consists of a Didactic Sequence (SD), guided by Ausubel's Meaningful Learning Theory (TAS), focused on electromagnetic waves. In this way, active methodologies were used, enabling the student to be the protagonist of the teaching-learning process using Arduino. Therefore, the impacts that the use of TDICs contributed to learning, especially in Modern Physics, were investigated. This SD was applied to a 3rd grade high school class for 8 days in progressive stages: (i) introduction, seeking to familiarize participants with the necessary concepts and Arduino, (ii) development, including practical programming activities with Arduino and ( iii) conclusion, which consisted of the experimental application to investigate the phenomenon studied in microwaves, which culminated in a doppler frequency signal observer, reflection speed meter and automated door simulation. Therefore, this DS exposed signs of significant learning found through questionnaires, conversation circles and continuous observation, which revealed an increase in performance. Thus, the importance of making physics teaching contextualized is clear, as it was possible to verify the connection of concepts that were previously disconnected from the student's reality, being then substantially related to technological applications, promoting comprehensive training through understanding the conceptualization, experimental and attitudinal procedures when relating critically to the environment in which it is inserted. A busca por melhorias no ensino de física é intrinsecamente desafiadora e empolgante, exigindo dos profissionais, muitas das vezes, conhecimentos além da física, como no caso deste trabalho, onde se aborda o efeito Doppler-Fizeau em ondas Eletromagnéticas com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Especialmente, ao visualizar os trabalhos nesse âmbito, deparou-se com a limitação na abordagem deste efeito para ondas mecânicas. Com isso, o presente trabalho consiste em uma Sequência Didática (SD), norteada pela Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel, voltada para as ondas eletromagnéticas. Dessa forma, empregaram-se as metodologias ativas, possibilitando ao estudante ser o protagonista do processo de ensino aprendizagem usando o Arduino. Sendo assim, investigaram-se os impactos que o uso de TDICs contribuiu para a aprendizagem, em especial na Física Moderna. Esta SD foi aplicada em uma turma da 3ª série do Ensino Médio durante 8 dias em etapas progressivas: (i) introdução, buscando familiarizar os participantes aos conceitos necessários e ao Arduino, (ii) desenvolvimento, contemplando atividades práticas de programação com Arduino e (iii) conclusão, que consistiu na aplicação experimental para investigar o fenômeno estudado em micro-ondas, que culminou em um observador de sinal de frequência doppler, medidor de velocidade por reflexão e simulação de porta automatizada. Portanto, esta SD expôs indícios de aprendizagem significativa constatados a partir de questionários, roda de conversa e observação contínua, que revelaram um aumento no desempenho. Assim, é notório a importância de tornar o ensino de física contextualizado, pois, verificou-se a conexão dos conceitos que anteriormente eram desconexos da realidade do estudante, serem então relacionados de forma substancial as aplicações tecnológicas, promovendo uma formação integral mediante a compreensão da conceitualização, procedimentos experimentais e atitudinais ao relacionar de forma crítica ao meio em que está inserido. 2024-11-08T20:16:57Z 2024-11-08 2024-11-08T20:16:57Z 2024-08-02 Dissertação TEIXEIRA, José Victor Bezerra. O efeito doppler de ondas eletromagnéticas a partir de sequência didática. 2024. 183 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/ Universidade Federal do Amazonas, Polo 4, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1589 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Efeito Doppler Ondas eletromagnéticas Arduino Metodologias ativas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Efeito Doppler Ondas eletromagnéticas Arduino Metodologias ativas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Teixeira, José Victor Bezerra O efeito doppler de ondas eletromagnéticas a partir de sequência didática |
topic_facet |
Efeito Doppler Ondas eletromagnéticas Arduino Metodologias ativas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
The search for improvements in physics teaching is intrinsically challenging and exciting, often
requiring professionals to have knowledge beyond physics, as in the case of this work, which
addresses the Doppler-Fizeau effect in Electromagnetic waves using Digital Technologies.
Information and Communication (TDIC). Especially, when viewing the work in this field, one
came across the limitation in approaching this effect for mechanical waves. Therefore, the
present work consists of a Didactic Sequence (SD), guided by Ausubel's Meaningful Learning
Theory (TAS), focused on electromagnetic waves. In this way, active methodologies were used,
enabling the student to be the protagonist of the teaching-learning process using Arduino.
Therefore, the impacts that the use of TDICs contributed to learning, especially in Modern
Physics, were investigated. This SD was applied to a 3rd grade high school class for 8 days in
progressive stages: (i) introduction, seeking to familiarize participants with the necessary
concepts and Arduino, (ii) development, including practical programming activities with
Arduino and ( iii) conclusion, which consisted of the experimental application to investigate
the phenomenon studied in microwaves, which culminated in a doppler frequency signal
observer, reflection speed meter and automated door simulation. Therefore, this DS exposed
signs of significant learning found through questionnaires, conversation circles and continuous
observation, which revealed an increase in performance. Thus, the importance of making
physics teaching contextualized is clear, as it was possible to verify the connection of concepts
that were previously disconnected from the student's reality, being then substantially related to
technological applications, promoting comprehensive training through understanding the
conceptualization, experimental and attitudinal procedures when relating critically to the
environment in which it is inserted. |
author_additional |
Borges, Denilson da Silva |
author_additionalStr |
Borges, Denilson da Silva |
format |
Dissertação |
author |
Teixeira, José Victor Bezerra |
title |
O efeito doppler de ondas eletromagnéticas a partir de sequência didática |
title_short |
O efeito doppler de ondas eletromagnéticas a partir de sequência didática |
title_full |
O efeito doppler de ondas eletromagnéticas a partir de sequência didática |
title_fullStr |
O efeito doppler de ondas eletromagnéticas a partir de sequência didática |
title_full_unstemmed |
O efeito doppler de ondas eletromagnéticas a partir de sequência didática |
title_sort |
o efeito doppler de ondas eletromagnéticas a partir de sequência didática |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2024 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1589 |
_version_ |
1816856358802161664 |
score |
11.755432 |