Dissertação

Modelagem e jogos avaliativos como ferramentas para o aprendizado do efeito fotoelétrico em situações do cotidiano dos alunos

The main objective of this research is to analyze how the use of modeling and games can contribute to the learning of the photoelectric effect in high school in everyday situations. It brings as a scientific contribution a proposal of a Potentially Significant Teaching Unit that aims to make phys...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Soetânia Santos de Oliveira
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1595
id oai:localhost:4321-1595
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-15952024-12-09T19:22:13Z Modelagem e jogos avaliativos como ferramentas para o aprendizado do efeito fotoelétrico em situações do cotidiano dos alunos Oliveira, Soetânia Santos de Oliveira Gil, Antonio Xavier http://lattes.cnpq.br/5057484902608817 Gil, Antonio Xavier http://lattes.cnpq.br/5057484902608817 Paixão, Caroline Mendonça Araujo http://lattes.cnpq.br/9513172453932763 Salmon, . Octávio Daniel Rodriguez http://lattes.cnpq.br/8617565470648034 Ensino de física Efeito fotoelétrico Aprendizagem significativa Jogos avaliativos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL The main objective of this research is to analyze how the use of modeling and games can contribute to the learning of the photoelectric effect in high school in everyday situations. It brings as a scientific contribution a proposal of a Potentially Significant Teaching Unit that aims to make physics classes more dynamic and attractive to students. The research is based on David Ausubel’s significant learning, since for its effective development steps were fulfilled that involve the use of students’ previous knowledge to consolidate scientific knowledge and potentially significant didactic material. The didactic sequence was developed over four classes, in which the content was worked with the realization of simulations using the PhET platform, the exhibition of a video about EFE, and the use of educational games. Data collection was carried out in two moments, in the first and last classes, with the application of evaluative game, and the data treatment was carried out through the comparative analysis of the initial and final results obtained. This analysis revealed that there was an increase in the students’ performance after applying the didactic sequence, which can be interpreted as an effectiveness or result of significant learning. In addition, approximately 90% of students approved the methodology used. In this way, it is argued that the applied PSTU is effective to teach the Photoelectric Effect and its applications in the new high school, and as such, it is expected to contribute to improve the teaching-learning process of Physics. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar de que maneira a utilização de modelagem e jogos podem contribuir na aprendizagem do efeito fotoelétrico no ensino médio em situações do cotidiano. E, traz como contribuição científica a proposta de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa que visa tornar as aulas de física mais dinâmicas e atrativas aos alunos. A pesquisa está fundamentada na aprendizagem significativa de David Ausubel, uma vez que para seu efetivo desenvolvimento foram cumpridas etapas que envolvem a utilização do conhecimento prévio dos alunos para consolidação do conhecimento científico e de material didático potencialmente significativo. A sequência didática foi desenvolvida ao longo de quatro aulas, nas quais o conteúdo foi trabalhado com a realização de simulações utilizando a plataforma PhET, a exibição de vídeo sobre o EFE, e a utilização de jogos educativos. A coleta de dados foi realizada em dois momentos, na primeira e na última aula, com aplicação do jogo avaliativo e, o tratamento dos dados foi realizado através da análise comparativa dos resultados iniciais e finais obtidos. Tal análise revelou que houve aumento no desempenho dos alunos após aplicação da sequência didática, o que pode ser interpretado como uma efetividade ou resultado de uma aprendizagem significativa. Além disso, aproximadamente 90% dos alunos aprovaram a metodologia utilizada. Desta maneira, defende-se que a UEPS aplicada é efetiva para lecionar o Efeito Fotoelétrico e suas aplicações no novo ensino médio, e com isso, espera-se contribuir para melhorar o processo de ensino-aprendizagem de Física. 2024-12-09T19:20:07Z 2024-12-09 2024-12-09T19:20:07Z 2024-03-09 Dissertação OLIVEIRA, Soetânia Santos de. Modelagem e jogos avaliativos como ferramentas para o aprendizado do efeito fotoelétrico em situações do cotidiano dos alunos. 2024. 165 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/ Universidade Federal do Amazonas, Polo 4, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1595 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Ensino de física
Efeito fotoelétrico
Aprendizagem significativa
Jogos avaliativos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
spellingShingle Ensino de física
Efeito fotoelétrico
Aprendizagem significativa
Jogos avaliativos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Oliveira, Soetânia Santos de Oliveira
Modelagem e jogos avaliativos como ferramentas para o aprendizado do efeito fotoelétrico em situações do cotidiano dos alunos
topic_facet Ensino de física
Efeito fotoelétrico
Aprendizagem significativa
Jogos avaliativos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description The main objective of this research is to analyze how the use of modeling and games can contribute to the learning of the photoelectric effect in high school in everyday situations. It brings as a scientific contribution a proposal of a Potentially Significant Teaching Unit that aims to make physics classes more dynamic and attractive to students. The research is based on David Ausubel’s significant learning, since for its effective development steps were fulfilled that involve the use of students’ previous knowledge to consolidate scientific knowledge and potentially significant didactic material. The didactic sequence was developed over four classes, in which the content was worked with the realization of simulations using the PhET platform, the exhibition of a video about EFE, and the use of educational games. Data collection was carried out in two moments, in the first and last classes, with the application of evaluative game, and the data treatment was carried out through the comparative analysis of the initial and final results obtained. This analysis revealed that there was an increase in the students’ performance after applying the didactic sequence, which can be interpreted as an effectiveness or result of significant learning. In addition, approximately 90% of students approved the methodology used. In this way, it is argued that the applied PSTU is effective to teach the Photoelectric Effect and its applications in the new high school, and as such, it is expected to contribute to improve the teaching-learning process of Physics.
author_additional Gil, Antonio Xavier
author_additionalStr Gil, Antonio Xavier
format Dissertação
author Oliveira, Soetânia Santos de Oliveira
title Modelagem e jogos avaliativos como ferramentas para o aprendizado do efeito fotoelétrico em situações do cotidiano dos alunos
title_short Modelagem e jogos avaliativos como ferramentas para o aprendizado do efeito fotoelétrico em situações do cotidiano dos alunos
title_full Modelagem e jogos avaliativos como ferramentas para o aprendizado do efeito fotoelétrico em situações do cotidiano dos alunos
title_fullStr Modelagem e jogos avaliativos como ferramentas para o aprendizado do efeito fotoelétrico em situações do cotidiano dos alunos
title_full_unstemmed Modelagem e jogos avaliativos como ferramentas para o aprendizado do efeito fotoelétrico em situações do cotidiano dos alunos
title_sort modelagem e jogos avaliativos como ferramentas para o aprendizado do efeito fotoelétrico em situações do cotidiano dos alunos
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1595
_version_ 1818757456210165760
score 11.755432