Dissertação

A construção de uma UEPS para o ensino do efeito DOPPLER relativístico com elementos contextuais da cosmologia

This dissertation discusses the results of the construction and implementation of a Potentially Significant Teaching Unit based on David Ausubel’s Theory of Meaningful Learning. Its intention is to classify itself as potentially significant material for teaching the relativistic Doppler effect wi...

ver descrição completa

Autor principal: Barbosa, Verônica Tavares
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1597
id oai:localhost:4321-1597
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-15972024-12-10T16:26:51Z A construção de uma UEPS para o ensino do efeito DOPPLER relativístico com elementos contextuais da cosmologia Barbosa, Verônica Tavares Silva, Lúcio Fábio Pereira da http://lattes.cnpq.br/8596952901602143 Adão Neto, Minos Martins http://lattes.cnpq.br/6102062332483035 Silva, Lúcio Fábio Pereira da http://lattes.cnpq.br/8596952901602143 Santos, José Jamilton Rodrigues dos http://lattes.cnpq.br/5465012466654473 Padilha, Igor Tavares http://lattes.cnpq.br/4605895860650284 Física Efeito Doppler Relativístico Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL This dissertation discusses the results of the construction and implementation of a Potentially Significant Teaching Unit based on David Ausubel’s Theory of Meaningful Learning. Its intention is to classify itself as potentially significant material for teaching the relativistic Doppler effect with contextual elements of Cosmology to third-year high school students. Thinking about the problems inherent in the didactic transposition of this theme to basic education, we sought to investigate which pedagogical strategies could help students in the construction of meaningful learning. To this end, the UEPS was organized in accordance with the sequence of steps established by Moreira (2011), and incorporated into its structure are digital educational objects and the active Peer Instruction methodology. It is noteworthy that these strategies present themselves as alternatives to streamline expository classes and encourage active and collaborative participation by students. Regarding the characterization of the research, it is bibliographic in nature, with a qualitative and quantitative approach, and its objectives are exploratory-descriptive in nature. The UEPS results were analyzed in light of Bloom’s revised Taxonomy, revealing encouraging signs of acquisition, assimilation and construction of meaningful learning Esta dissertação discute os resultados da construção e implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Sua pretens˜ao ´e classificar-se como um material potencialmente significativo para o ensino do efeito Doppler relativístico com elementos contextuais da Cosmologia a alunos do terceiro ano do ensino médio. Pensando nos problemas inerentes à transposição didática dessa temática para o ensino básico, buscou-se investigar quais estrat´egias pedag´ogicas poderiam auxiliar os alunos na construção da aprendizagem significativa. Para tanto, a UEPS foi organizada em concordância com o sequenciamento de passos estabelecidos por Moreira (2011), e, incorporado a sua estrutura estão os objetos educacionais digitais e a metodologia ativa Peer Instruction. Ressalta-se que essas estratégias se apresentam como alternativas para dinamizar as aulas expositivas e favorecer a participa¸c˜ao ativa e colaborativa dos alunos. Com relação a caracterização da pesquisa, a mesma ´e de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa e quantitativa, e seus objetivos são de caráter exploratório-descritivo. Os resultados da UEPS foram analisados `a luz da Taxonomia revisada de Bloom revelando indícios animadores de aquisição, assimilação e construção da aprendizagem significativa. 2024-12-10T16:18:50Z 2024-12-10 2024-12-10T16:18:50Z 2023-12-11 Dissertação BARBOSA, Verônica Tavares. A construção de uma UEPS para o ensino do efeito DOPPLER relativístico com elementos contextuais da cosmologia. 2023. 131 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/ Universidade Federal do Amazonas, Polo 4, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1597 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Física
Efeito Doppler Relativístico
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
spellingShingle Física
Efeito Doppler Relativístico
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Barbosa, Verônica Tavares
A construção de uma UEPS para o ensino do efeito DOPPLER relativístico com elementos contextuais da cosmologia
topic_facet Física
Efeito Doppler Relativístico
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description This dissertation discusses the results of the construction and implementation of a Potentially Significant Teaching Unit based on David Ausubel’s Theory of Meaningful Learning. Its intention is to classify itself as potentially significant material for teaching the relativistic Doppler effect with contextual elements of Cosmology to third-year high school students. Thinking about the problems inherent in the didactic transposition of this theme to basic education, we sought to investigate which pedagogical strategies could help students in the construction of meaningful learning. To this end, the UEPS was organized in accordance with the sequence of steps established by Moreira (2011), and incorporated into its structure are digital educational objects and the active Peer Instruction methodology. It is noteworthy that these strategies present themselves as alternatives to streamline expository classes and encourage active and collaborative participation by students. Regarding the characterization of the research, it is bibliographic in nature, with a qualitative and quantitative approach, and its objectives are exploratory-descriptive in nature. The UEPS results were analyzed in light of Bloom’s revised Taxonomy, revealing encouraging signs of acquisition, assimilation and construction of meaningful learning
author_additional Silva, Lúcio Fábio Pereira da
author_additionalStr Silva, Lúcio Fábio Pereira da
format Dissertação
author Barbosa, Verônica Tavares
title A construção de uma UEPS para o ensino do efeito DOPPLER relativístico com elementos contextuais da cosmologia
title_short A construção de uma UEPS para o ensino do efeito DOPPLER relativístico com elementos contextuais da cosmologia
title_full A construção de uma UEPS para o ensino do efeito DOPPLER relativístico com elementos contextuais da cosmologia
title_fullStr A construção de uma UEPS para o ensino do efeito DOPPLER relativístico com elementos contextuais da cosmologia
title_full_unstemmed A construção de uma UEPS para o ensino do efeito DOPPLER relativístico com elementos contextuais da cosmologia
title_sort construção de uma ueps para o ensino do efeito doppler relativístico com elementos contextuais da cosmologia
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1597
_version_ 1818757456547807232
score 11.755432