/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores
The dissertation investigates the teaching of Relativistic Kinematics in high school, highlighting its historical importance and current relevance, particularly in the context of the New High School Curriculum and the BNCC. The study emphasizes the use of interactive simulations and teaching meth...
Autor principal: | Castro, Emerson Bruno Oliveira |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1685 |
id |
oai:localhost:4321-1685 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-16852025-03-31T17:06:22Z Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores Castro, Emerson Bruno Oliveira Sousa, José Ricardo de http://lattes.cnpq.br/3871066069541626 Sousa, José Ricardo de http://lattes.cnpq.br/3871066069541626 Mota, Deniz dos Santos http://lattes.cnpq.br/3632354915141735 Silva , Márcio Gomes da http://lattes.cnpq.br/2363782297790054 Cinemática relativística Simulações interativas Aprendizagem significativa Avaliação formativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL The dissertation investigates the teaching of Relativistic Kinematics in high school, highlighting its historical importance and current relevance, particularly in the context of the New High School Curriculum and the BNCC. The study emphasizes the use of interactive simulations and teaching methods such as Peer Instruction and Formative Assessment to facilitate the understanding of complex concepts like time dilation and length contraction. Vygotsky's theory, which values social interaction and cultural mediation, and Ausubel's theory of meaningful learning, which prioritizes integrating new knowledge with existing concepts, underpin the methodology. The dissertation explores the use of continuous assessments and feedback to adapt teaching to students' individual needs, promoting critical and meaningful learning in the study of Special Relativity and integrating Modern Physics content. A dissertação investiga o ensino da Cinemática Relativística no Ensino Médio, destacando sua importância histórica e relevância atual, especialmente no contexto do Novo Ensino Médio e da BNCC. O estudo enfatiza o uso de simulações interativas e métodos de ensino, como a Instrução entre Pares e a Avaliação Formativa, para facilitar a compreensão de conceitos complexos, como dilatação do tempo e contração do comprimento. A teoria de Vygotsky, que valoriza a interação social e a mediação cultural, e a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, que prioriza a integração de novos conhecimentos aos já existentes, fundamentam a metodologia. A dissertação explora o uso de avaliações contínuas e feedback para ajustar o ensino às necessidades individuais dos alunos, promovendo uma aprendizagem crítica e significativa no estudo da Relatividade Restrita e integrando conteúdos de Física Moderna. 2025-03-31T17:01:25Z 2025-03-31 2025-03-31T17:01:25Z 2024-10-22 Dissertação CASTRO, Emerson Bruno Oliveira. Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simulações. 2024. 117 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/ Universidade Federal do Amazonas, Polo 4, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1685 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Cinemática relativística Simulações interativas Aprendizagem significativa Avaliação formativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
spellingShingle |
Cinemática relativística Simulações interativas Aprendizagem significativa Avaliação formativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL Castro, Emerson Bruno Oliveira Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores |
topic_facet |
Cinemática relativística Simulações interativas Aprendizagem significativa Avaliação formativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
description |
The dissertation investigates the teaching of Relativistic Kinematics in high
school, highlighting its historical importance and current relevance, particularly in the context
of the New High School Curriculum and the BNCC. The study emphasizes the use of
interactive simulations and teaching methods such as Peer Instruction and Formative
Assessment to facilitate the understanding of complex concepts like time dilation and length
contraction. Vygotsky's theory, which values social interaction and cultural mediation, and
Ausubel's theory of meaningful learning, which prioritizes integrating new knowledge with
existing concepts, underpin the methodology. The dissertation explores the use of continuous
assessments and feedback to adapt teaching to students' individual needs, promoting critical
and meaningful learning in the study of Special Relativity and integrating Modern Physics
content. |
author_additional |
Sousa, José Ricardo de |
author_additionalStr |
Sousa, José Ricardo de |
format |
Dissertação |
author |
Castro, Emerson Bruno Oliveira |
title |
Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores |
title_short |
Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores |
title_full |
Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores |
title_fullStr |
Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores |
title_full_unstemmed |
Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores |
title_sort |
cinemática relativística: construção de uma ueps para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2025 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1685 |
_version_ |
1829089822284709888 |
score |
11.755432 |