Dissertação

Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores

The dissertation investigates the teaching of Relativistic Kinematics in high school, highlighting its historical importance and current relevance, particularly in the context of the New High School Curriculum and the BNCC. The study emphasizes the use of interactive simulations and teaching meth...

ver descrição completa

Autor principal: Castro, Emerson Bruno Oliveira
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1685
id oai:localhost:4321-1685
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-16852025-03-31T17:06:22Z Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores Castro, Emerson Bruno Oliveira Sousa, José Ricardo de http://lattes.cnpq.br/3871066069541626 Sousa, José Ricardo de http://lattes.cnpq.br/3871066069541626 Mota, Deniz dos Santos http://lattes.cnpq.br/3632354915141735 Silva , Márcio Gomes da http://lattes.cnpq.br/2363782297790054 Cinemática relativística Simulações interativas Aprendizagem significativa Avaliação formativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL The dissertation investigates the teaching of Relativistic Kinematics in high school, highlighting its historical importance and current relevance, particularly in the context of the New High School Curriculum and the BNCC. The study emphasizes the use of interactive simulations and teaching methods such as Peer Instruction and Formative Assessment to facilitate the understanding of complex concepts like time dilation and length contraction. Vygotsky's theory, which values social interaction and cultural mediation, and Ausubel's theory of meaningful learning, which prioritizes integrating new knowledge with existing concepts, underpin the methodology. The dissertation explores the use of continuous assessments and feedback to adapt teaching to students' individual needs, promoting critical and meaningful learning in the study of Special Relativity and integrating Modern Physics content. A dissertação investiga o ensino da Cinemática Relativística no Ensino Médio, destacando sua importância histórica e relevância atual, especialmente no contexto do Novo Ensino Médio e da BNCC. O estudo enfatiza o uso de simulações interativas e métodos de ensino, como a Instrução entre Pares e a Avaliação Formativa, para facilitar a compreensão de conceitos complexos, como dilatação do tempo e contração do comprimento. A teoria de Vygotsky, que valoriza a interação social e a mediação cultural, e a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, que prioriza a integração de novos conhecimentos aos já existentes, fundamentam a metodologia. A dissertação explora o uso de avaliações contínuas e feedback para ajustar o ensino às necessidades individuais dos alunos, promovendo uma aprendizagem crítica e significativa no estudo da Relatividade Restrita e integrando conteúdos de Física Moderna. 2025-03-31T17:01:25Z 2025-03-31 2025-03-31T17:01:25Z 2024-10-22 Dissertação CASTRO, Emerson Bruno Oliveira. Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simulações. 2024. 117 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/ Universidade Federal do Amazonas, Polo 4, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1685 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Cinemática relativística
Simulações interativas
Aprendizagem significativa
Avaliação formativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
spellingShingle Cinemática relativística
Simulações interativas
Aprendizagem significativa
Avaliação formativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Castro, Emerson Bruno Oliveira
Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores
topic_facet Cinemática relativística
Simulações interativas
Aprendizagem significativa
Avaliação formativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description The dissertation investigates the teaching of Relativistic Kinematics in high school, highlighting its historical importance and current relevance, particularly in the context of the New High School Curriculum and the BNCC. The study emphasizes the use of interactive simulations and teaching methods such as Peer Instruction and Formative Assessment to facilitate the understanding of complex concepts like time dilation and length contraction. Vygotsky's theory, which values social interaction and cultural mediation, and Ausubel's theory of meaningful learning, which prioritizes integrating new knowledge with existing concepts, underpin the methodology. The dissertation explores the use of continuous assessments and feedback to adapt teaching to students' individual needs, promoting critical and meaningful learning in the study of Special Relativity and integrating Modern Physics content.
author_additional Sousa, José Ricardo de
author_additionalStr Sousa, José Ricardo de
format Dissertação
author Castro, Emerson Bruno Oliveira
title Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores
title_short Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores
title_full Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores
title_fullStr Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores
title_full_unstemmed Cinemática relativística: construção de uma UEPS para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores
title_sort cinemática relativística: construção de uma ueps para o novo ensino médio por um olhar histórico e com o uso de simuladores
publisher Brasil
publishDate 2025
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1685
_version_ 1829089822284709888
score 11.755432