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Outro
O uso do programa Scratch na abordagem dos conceitos iniciais de cinemática para alunos do 1º ano do ensino médio
Neste trabalho apresentamos um estudo sobre o uso das animações em atividades didáticas no ensino de física, referentes aos conceitos iniciais de cinemática. O objetivo desta pesquisa é aplicar os conceitos iniciais de cinemática que é estudado no 1º ano do ensino médio de forma mais dinâmica, co...
Autor principal: | Farias, Fabrício de Oliveira |
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Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/830 |
Resumo: |
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Neste trabalho apresentamos um estudo sobre o uso das animações em atividades
didáticas no ensino de física, referentes aos conceitos iniciais de cinemática. O
objetivo desta pesquisa é aplicar os conceitos iniciais de cinemática que é estudado
no 1º ano do ensino médio de forma mais dinâmica, contextualizada e com auxilio de
um software, porém com a participação dos alunos, de modo a tornar o aprendizado
potencializado. O programa Scratch será o recurso tecnológico (Software) usado
para intermediar o ensino dos conceitos iniciais de cinemática e tornar a
aprendizagem mais promissora. As atividades propostas nessa pesquisa são
baseadas na teoria construtivista de Jerome Bruner que leva em consideração o
ensino por descoberta e a proposta de um currículo em formato espiral, na qual o
conteúdo é proposto de forma superficial e aprofundado de acordo com o
aprendizado do aluno. Os participantes são doze alunos de uma turma do 1º ano do
ensino médio do curso de eletrotécnica em dependência pertencente ao Instituto
Federal do Amazonas, campus Manaus-Centro. Os instrumentos de coleta de dados
dessa pesquisa foram um pré teste, duas listas de exercícios conforme o roteiro da
aula, um pós teste e dois questionários didático-metodológico. As conclusões
obtidas a partir da visão dos estudantes apontam que o estudo dos conceitos iniciais
de cinemática, utilizando as animações e os conceitos físicos pré-definidos: (i)
aproximaram os conhecimentos teóricos da Física com o cotidiano, favorecendo a
aprendizagem, (ii) proporcionaram conexões entre as situações-problema
apresentadas nas animações e os conteúdos físicos por meio da interatividade, (iii)
despertaram o prazer pela aprendizagem, e, (iv) tiveram caráter inovador, tornando
as aulas de Física interessantes e diferentes das aulas tradicionais. Ressalta-se que
a grande maioria dos estudantes consideraram proveitosas as aulas com esta
abordagem, e que as dificuldades conceituais diminuíram intensamente. |