Outro

Guia didático: origem, formação e erosão do solo: uma proposta para o processo de ensino e aprendizagem

INTITLED ORIGIN, FORMATION AND EROSION OF THE SOIL: a proposal for the teaching and learning process; It is a practical proposal for teachers and students to develop practical field activities. It was elaborated from the development of the Master’s Dissertation in Technological Teaching-MPET, of...

ver descrição completa

Autor principal: Botelho, Juvenal Severino
Grau: Outro
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/285
id oai:localhost:4321-285
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-2852023-10-31T19:23:14Z Guia didático: origem, formação e erosão do solo: uma proposta para o processo de ensino e aprendizagem Botelho, Juvenal Severino Marques, Jean Dalmo de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4558873160462915 Marques, Jean Dalmo de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4558873160462915 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Jesus, Edilza Laray de http://lattes.cnpq.br/3416993677349221 Solo Ensino-aprendizagem Experimentos em laboratório Aulas de campo Proposta didática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL INTITLED ORIGIN, FORMATION AND EROSION OF THE SOIL: a proposal for the teaching and learning process; It is a practical proposal for teachers and students to develop practical field activities. It was elaborated from the development of the Master’s Dissertation in Technological Teaching-MPET, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Campus Manaus Center - IFAM / CMC, which the author developed a scientific investigation with the theme titled DIDACTIC PROPOSAL FOR THE TEACHING OF SOIL IN GEOGRAPHY SUBJECT, from holding dialogic classes, practical activities of field lessons and experiments in the laboratory. In the context of the research, considering the motivation of the students, the positive results that culminated in the improvement of the teaching-learning process, we opted for the preparation of this guide, whose intention is to contribute with teachers and students who have interest and / or already hold practical activities in field with the solo theme and / or other related to physical geography and related disciplines. Our contribution is not a proposal that ends in itself. It is only a didactic resource that allied to its creativity, interest, disposition, initiative, reflection, and above all, the commitment to make available a practical regional resource regarding the teaching of physical geography, using it fully or modifying it, taking into account the students in the context of their local and / or regional reality. Thus, we hope that this guideline can be used to improve your field lessons, helping students to acquire learning improvements, more knowledge, respect for the environment and environmental awareness. Finally, that, like our students, we can also learn more and grow as teachers, researchers and citizens. INTITULADO ORIGEM, FORMAÇÃO E EROSÃO DO SOLO: uma proposta para o processo de ensino e aprendizagem; é uma proposta prática para professores e alunos desenvolverem atividades práticas de campo. Foi elaborado a partir do desenvolvimento da Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico-MPET, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro – IFAM/CMC, onde o autor desenvolveu uma investigação científica com a temática intitulada PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SOLO NA DISCIPLINA GEOGRAFIA, a partir da realização de aulas expositivas dialogadas, atividades práticas de aulas de campo e experimentos em laboratório. No contexto da pesquisa, considerando a motivação dos alunos, os resultados positivos que culminaram com as melhorias do processo ensino-aprendizagem, optamos pela elaboração deste guia, cuja pretensão é contribuir com professores e alunos que têm interesse e/ou já realizam atividades práticas em campo com a temática solo e/ou outras relacionadas a geografia física e disciplinas afins. Nossa contribuição não é uma proposta que finaliza em si mesma. É apenas um recurso didático que aliado a sua criatividade, interesse, disposição, iniciativa, reflexão, e principalmente, o compromisso de disponibilizar um recurso regional prático quanto ao ensino de geografia física, usando-o integralmente ou modificando-o, levando em consideração os alunos no contexto de sua realidade local e/ou regional. Assim, esperamos que este guia possa ser utilizado para a melhoria de suas aulas de campo, contribuindo para que os alunos adquiram melhorias de aprendizagem, mais conhecimentos, respeito ao meio ambiente e consciência ambiental. Enfim, que também, a exemplo de nossos alunos, possamos aprender cada vez mais e crescermos como professores pesquisadores e cidadãos. 2018-10-25T22:24:54Z 2018-10-25T22:24:54Z 2017-08-18 Outro http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/285 por Acesso Aberto Instituto Federal do Amazonas Brasil IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Solo
Ensino-aprendizagem
Experimentos em laboratório
Aulas de campo
Proposta didática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Solo
Ensino-aprendizagem
Experimentos em laboratório
Aulas de campo
Proposta didática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Botelho, Juvenal Severino
Guia didático: origem, formação e erosão do solo: uma proposta para o processo de ensino e aprendizagem
topic_facet Solo
Ensino-aprendizagem
Experimentos em laboratório
Aulas de campo
Proposta didática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description INTITLED ORIGIN, FORMATION AND EROSION OF THE SOIL: a proposal for the teaching and learning process; It is a practical proposal for teachers and students to develop practical field activities. It was elaborated from the development of the Master’s Dissertation in Technological Teaching-MPET, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Campus Manaus Center - IFAM / CMC, which the author developed a scientific investigation with the theme titled DIDACTIC PROPOSAL FOR THE TEACHING OF SOIL IN GEOGRAPHY SUBJECT, from holding dialogic classes, practical activities of field lessons and experiments in the laboratory. In the context of the research, considering the motivation of the students, the positive results that culminated in the improvement of the teaching-learning process, we opted for the preparation of this guide, whose intention is to contribute with teachers and students who have interest and / or already hold practical activities in field with the solo theme and / or other related to physical geography and related disciplines. Our contribution is not a proposal that ends in itself. It is only a didactic resource that allied to its creativity, interest, disposition, initiative, reflection, and above all, the commitment to make available a practical regional resource regarding the teaching of physical geography, using it fully or modifying it, taking into account the students in the context of their local and / or regional reality. Thus, we hope that this guideline can be used to improve your field lessons, helping students to acquire learning improvements, more knowledge, respect for the environment and environmental awareness. Finally, that, like our students, we can also learn more and grow as teachers, researchers and citizens.
author_additional Marques, Jean Dalmo de Oliveira
author_additionalStr Marques, Jean Dalmo de Oliveira
format Outro
author Botelho, Juvenal Severino
title Guia didático: origem, formação e erosão do solo: uma proposta para o processo de ensino e aprendizagem
title_short Guia didático: origem, formação e erosão do solo: uma proposta para o processo de ensino e aprendizagem
title_full Guia didático: origem, formação e erosão do solo: uma proposta para o processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr Guia didático: origem, formação e erosão do solo: uma proposta para o processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Guia didático: origem, formação e erosão do solo: uma proposta para o processo de ensino e aprendizagem
title_sort guia didático: origem, formação e erosão do solo: uma proposta para o processo de ensino e aprendizagem
publisher Instituto Federal do Amazonas
publishDate 2018
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/285
_version_ 1787149849733365760
score 11.653393