Outro

DT na publicidade: uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos publicitários com Design Thinking: guia didático para professores

In this work, we report the adoption of Desing Thinking (DT) in Education, contextualized in the real context of the classroom, with a teaching-learning proposal that integrates DT into the development of advertising projects, considering as public target undergraduate students in Marketing and Adve...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Amarinildo Osório de
Outros Autores: Mendonça, Andréa Pereira
Grau: Outro
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/299
id oai:localhost:4321-299
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-2992023-10-31T19:23:33Z DT na publicidade: uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos publicitários com Design Thinking: guia didático para professores Souza, Amarinildo Osório de Mendonça, Andréa Pereira Mendonça, Andréa Pereira http://lattes.cnpq.br/0938462047218130 Mendonça, Andréa Pereira http://lattes.cnpq.br/0938462047218130 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Pacheco, Almir de Souza http://lattes.cnpq.br/9497811380342629 Ensino tecnológico Recursos tecnológicos Projetos publicitários CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO In this work, we report the adoption of Desing Thinking (DT) in Education, contextualized in the real context of the classroom, with a teaching-learning proposal that integrates DT into the development of advertising projects, considering as public target undergraduate students in Marketing and Advertising. The proposal and the materials that integrate it were organized in the format of a Didactic Guide for undergraduate professors in Marketing and Advertising. The objective of this material is to gather and make available the materials and resources for the application of the proposal in the classroom, as well as to provide a set of orientations, from the perspective of the teacher and the student, enabling the replication and generation of other related experiences in their respective teaching contexts. The Guide includes the detailing of the teaching-learning proposal, with teaching and teaching planning, as well as other didactic resources: learning guides (to guide the face-to-face and autonomous study), advertising projects (guidelines and examples of how they can be organized ) and rubrics (used as evaluation tools). The material was organized in three main units: the first one, with a theoretical foundation on DT, including the discussion of some initial concepts, presentation of phases, values and tools characteristic of this approach; the second comprises the detailing and resources of the teaching-learning proposal, with a set of guidelines for teachers and students on how to conduct the application; the third and final unit is the detailing of four (04) advertising projects developed through Design Thinking, based on a practical experience that we carried out during a Master dissertation work. We believe that the Guide can help teachers in the area to replicate the experience through the materials and resources available and, in addition, the construction course, the theoretical foundation and the experiences described can serve as a guide to compose other proposals aimed at teaching Marketing and Advertising and related areas. Neste trabalho, reportamos a adoção de Desing Thinking (DT) em Educação, contextualizado ao contexto real da sala de aula, com uma proposta de ensino-aprendizagem que integra DT ao desenvolvimento de projetos publicitários, considerando como público-alvo estudantes de graduação em Publicidade e Propaganda. A proposta e os materiais que a integram foram organizados no formato de um Guia Didático para professores de graduação em Publicidade e Propaganda. O objetivo deste material é reunir e tornar acessível os materiais e recursos para a aplicação da proposta em sala de aula, além de fornecer um conjunto de orientações, na perspectiva do professor e do aluno, possibilitando a replicação e geração de outras experiências relacionadas em seus respectivos contextos de ensino. O Guia compreende o detalhamento da proposta de ensino-aprendizagem, com ementa e planejamento de ensino, bem como os demais recursos didáticos: roteiros de aprendizagem (para guiar o estudo presencial e autônomo), projetos publicitários (orientações e exemplos de como podem ser organizados) e rubricas (utilizadas como instrumentos de avaliação). O material foi organizado em três unidades principais: a primeira, com uma fundamentação teórica sobre DT, incluindo a discussão de alguns conceitos iniciais, apresentação das fases, valores e ferramentas características a esta abordagem; a segunda compreende o detalhamento e recursos da proposta de ensino-aprendizagem, com um conjunto de orientações para os professores e alunos de como conduzir a aplicação; a terceira e última unidade constitui-se do detalhamento de quatro (04) projetos publicitários desenvolvidos por meio do Design Thinking, a partir de uma experiência prática que realizamos durante um trabalho de dissertação de Mestrado. Acreditamos que o Guia pode auxiliar professores da área a replicarem a experiência por meio dos materiais e recursos disponibilizados e, além disso, o próprio percurso de construção, a fundamentação teórica e as experiências descritas podem servir como orientação para compor outras propostas visando o ensino de Publicidade e Propaganda e áreas afins. 2019-09-13T20:32:47Z 2019-09-16 2019-09-13T20:32:47Z 2018-12-04 Outro SOUZA, Amarinildo Osório de; MENDONÇA, Andréa Pereira. DT na publicidade: uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos publicitários com Design Thinking: guia didático para professores. 2018. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/299 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Ensino tecnológico
Recursos tecnológicos
Projetos publicitários
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Ensino tecnológico
Recursos tecnológicos
Projetos publicitários
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Souza, Amarinildo Osório de
DT na publicidade: uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos publicitários com Design Thinking: guia didático para professores
topic_facet Ensino tecnológico
Recursos tecnológicos
Projetos publicitários
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description In this work, we report the adoption of Desing Thinking (DT) in Education, contextualized in the real context of the classroom, with a teaching-learning proposal that integrates DT into the development of advertising projects, considering as public target undergraduate students in Marketing and Advertising. The proposal and the materials that integrate it were organized in the format of a Didactic Guide for undergraduate professors in Marketing and Advertising. The objective of this material is to gather and make available the materials and resources for the application of the proposal in the classroom, as well as to provide a set of orientations, from the perspective of the teacher and the student, enabling the replication and generation of other related experiences in their respective teaching contexts. The Guide includes the detailing of the teaching-learning proposal, with teaching and teaching planning, as well as other didactic resources: learning guides (to guide the face-to-face and autonomous study), advertising projects (guidelines and examples of how they can be organized ) and rubrics (used as evaluation tools). The material was organized in three main units: the first one, with a theoretical foundation on DT, including the discussion of some initial concepts, presentation of phases, values and tools characteristic of this approach; the second comprises the detailing and resources of the teaching-learning proposal, with a set of guidelines for teachers and students on how to conduct the application; the third and final unit is the detailing of four (04) advertising projects developed through Design Thinking, based on a practical experience that we carried out during a Master dissertation work. We believe that the Guide can help teachers in the area to replicate the experience through the materials and resources available and, in addition, the construction course, the theoretical foundation and the experiences described can serve as a guide to compose other proposals aimed at teaching Marketing and Advertising and related areas.
author_additional Mendonça, Andréa Pereira
author_additionalStr Mendonça, Andréa Pereira
format Outro
author Souza, Amarinildo Osório de
author2 Mendonça, Andréa Pereira
author2Str Mendonça, Andréa Pereira
title DT na publicidade: uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos publicitários com Design Thinking: guia didático para professores
title_short DT na publicidade: uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos publicitários com Design Thinking: guia didático para professores
title_full DT na publicidade: uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos publicitários com Design Thinking: guia didático para professores
title_fullStr DT na publicidade: uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos publicitários com Design Thinking: guia didático para professores
title_full_unstemmed DT na publicidade: uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos publicitários com Design Thinking: guia didático para professores
title_sort dt na publicidade: uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos publicitários com design thinking: guia didático para professores
publisher Brasil
publishDate 2019
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/299
_version_ 1787149850357268480
score 11.653393