Dissertação

A educação profissional e Tecnológica de alunos com deficiência visual no IFPA Campus Tucuruí – História de vida dos egressos

The concern that gave rise to this research was to know whether the professional and technological education offered by the IFPA-Campus Tucuruí was significant in the lives of students with visual impairment. For that purpose, the Life History Methodology was used, through interviews with the first...

ver descrição completa

Autor principal: Martins, Ronaldo Meireles
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/312
id oai:localhost:4321-312
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-3122019-10-12T00:59:04Z A educação profissional e Tecnológica de alunos com deficiência visual no IFPA Campus Tucuruí – História de vida dos egressos Martins, Ronaldo Meireles Lima, Maria Francisca Morais de http://lattes.cnpq.br/5134533993186051 Lima, Maria Francisca Morais de http://lattes.cnpq.br/5134533993186051 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Ferreira, João Elias Vidueira http://lattes.cnpq.br/8018691254585785 NAPNE Deficiência visual Educação Profissional Acessibilidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The concern that gave rise to this research was to know whether the professional and technological education offered by the IFPA-Campus Tucuruí was significant in the lives of students with visual impairment. For that purpose, the Life History Methodology was used, through interviews with the first three students with visual impairment that were graduated in the Campus. The general objective of this research was to evaluate the Professional Education offered by the IFPA Campus Tucuruí from the perspective of the visually impaired students. The instrument used to analyze the results of the research was the technique of Content Analysis. The results showed that the IFPA Campus Tucuruí, despite the mishaps over time, succeeded in the strategies developed for the education of these students, largely as a result of the intervention and support of NAPNE, a fact that inspired the making of the Educational Product, which was materialized in a web page with a report of the experiences of NAPNE Campus Tucuruí to serve as support to other institutions. A inquietação que deu origem a essa pesquisa foi saber se a educação profissional e tecnológica, ofertada pelo Instituto Federal do Pará-Campus Tucuruí, foi significativa na vida dos alunos com deficiência visual. Para tanto, utilizou-se a Metodologia de História de Vida, por meio de entrevistas com os primeiros três alunos com deficiência visual que se formaram no Campus. O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar a Educação profissional ofertada pelo IFPA-Campus Tucuruí a partir da perspectiva dos egressos com deficiência visual. O instrumento usado para análise dos resultados da pesquisa foi a técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que o IFPA-Campus Tucuruí, apesar dos percalços ao longo do tempo, logrou êxito nas estratégias desenvolvidas para educação desses alunos, em grande parte fruto da intervenção e apoio do NAPNE (Núcleo de apoio às pessoas com necessidades específicas), fato esse que inspirou a feitura do Produto Educacional, que se concretizou em um Site com relato das experiências do NAPNE-Campus Tucuruí para servir de apoio a outras instituições. 2019-10-12T00:59:04Z 2019-10-12 2019-10-12T00:59:04Z 2019-06-28 Dissertação MARTINS, Ronaldo Meireles. A educação profissional e Tecnológica de alunos com deficiência visual no IFPA Campus Tucuruí: história de vida dos egressos. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/312 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic NAPNE
Deficiência visual
Educação Profissional
Acessibilidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle NAPNE
Deficiência visual
Educação Profissional
Acessibilidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Martins, Ronaldo Meireles
A educação profissional e Tecnológica de alunos com deficiência visual no IFPA Campus Tucuruí – História de vida dos egressos
topic_facet NAPNE
Deficiência visual
Educação Profissional
Acessibilidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description The concern that gave rise to this research was to know whether the professional and technological education offered by the IFPA-Campus Tucuruí was significant in the lives of students with visual impairment. For that purpose, the Life History Methodology was used, through interviews with the first three students with visual impairment that were graduated in the Campus. The general objective of this research was to evaluate the Professional Education offered by the IFPA Campus Tucuruí from the perspective of the visually impaired students. The instrument used to analyze the results of the research was the technique of Content Analysis. The results showed that the IFPA Campus Tucuruí, despite the mishaps over time, succeeded in the strategies developed for the education of these students, largely as a result of the intervention and support of NAPNE, a fact that inspired the making of the Educational Product, which was materialized in a web page with a report of the experiences of NAPNE Campus Tucuruí to serve as support to other institutions.
author_additional Lima, Maria Francisca Morais de
author_additionalStr Lima, Maria Francisca Morais de
format Dissertação
author Martins, Ronaldo Meireles
title A educação profissional e Tecnológica de alunos com deficiência visual no IFPA Campus Tucuruí – História de vida dos egressos
title_short A educação profissional e Tecnológica de alunos com deficiência visual no IFPA Campus Tucuruí – História de vida dos egressos
title_full A educação profissional e Tecnológica de alunos com deficiência visual no IFPA Campus Tucuruí – História de vida dos egressos
title_fullStr A educação profissional e Tecnológica de alunos com deficiência visual no IFPA Campus Tucuruí – História de vida dos egressos
title_full_unstemmed A educação profissional e Tecnológica de alunos com deficiência visual no IFPA Campus Tucuruí – História de vida dos egressos
title_sort educação profissional e tecnológica de alunos com deficiência visual no ifpa campus tucuruí – história de vida dos egressos
publisher Brasil
publishDate 2019
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/312
_version_ 1787149852345368576
score 11.753735