TCC

Ensino de alunos com deficiência auditiva e visual: levantamento dos trabalhos de conclusão de curso do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará sobre a temática.

Um dos grandes desafios da atualidade é desenvolver uma educação não somente de qualidade, mas também inclusiva. Fazer um plano educacional que consiga abranger todos, independentemente de qualquer tipo de necessidades especiais que os indivíduos possam ter, principalmente no que diz respeito à p...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Arlison Freitas de
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2153
Resumo:
Um dos grandes desafios da atualidade é desenvolver uma educação não somente de qualidade, mas também inclusiva. Fazer um plano educacional que consiga abranger todos, independentemente de qualquer tipo de necessidades especiais que os indivíduos possam ter, principalmente no que diz respeito à pessoa com deficiência. Quando se trata desse grupo de discentes, os professores encontram diversas dificuldades para conseguirem realizar um processo de ensino e aprendizagem não somente significativo, mas também inclusivo. Por esse motivo, é de extrema importância que os discentes de licenciatura tenham, em sua formação, discussões em relação às formas de inclusão educacional, visto que as dificuldades acima mencionadas já começam na educação básica. Sendo assim, este trabalho irá se dispor a levantar e analisar o conteúdo dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Instituto das Ciências da Educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará, no período de 2017 a 2021, e discutir qual importância foi dada ao desenvolvimento de pesquisas para a elaboração de técnicas para melhoria do processo de ensino e aprendizagem de pessoas surdas, cegas e surdo-cegas no ensino superior e básico. Foram encontrados somente cinco trabalhos na área desta pesquisa, de um total de 239, visto a dificuldades que podem ser encontradas para elaboração de pesquisas e também pela falta de uma formação focada a preparar o discente para trabalhar com este público de alunos.