/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outro
Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem
Este guia, intitulado “Trilha Interpretativa em Unidade de Conservação: Espaço Pedagógico para o Ensino de Gestão Ambiental e Ecologia da Amazônia é o produto da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnol...
Autor principal: | Barreto, Laís Cássia Monteiro de Souza |
---|---|
Outros Autores: | Marques, Jean Dalmo de Oliveira |
Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/362 |
id |
oai:localhost:4321-362 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-3622023-10-31T19:47:37Z Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem Guide for instrumentalization on of interpretive trails for teaching-learning process Barreto, Laís Cássia Monteiro de Souza Marques, Jean Dalmo de Oliveira Marques, Jean Dalmo de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4558873160462915 Marques, Jean Dalmo de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4558873160462915 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Monteiro, Maria Terezinha Ferreira http://lattes.cnpq.br/6007218890588613 Trilhas interpretativas Reserva particular do patrimônio natural Gestão ambiental Ecologia - Amazônia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Este guia, intitulado “Trilha Interpretativa em Unidade de Conservação: Espaço Pedagógico para o Ensino de Gestão Ambiental e Ecologia da Amazônia é o produto da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM (Campus Manaus - Centro). O objetivo deste guia é orientar professores e alunos que almejem desenvolver estudos em trilhas interpretativas em ambiente naturais. Apresenta orientação para instrumentalizá-las, bem como procedimentos para o processo de ensino-aprendizagem nas temáticas Gestão Ambiental e Ecologia da Amazônia, oportunizando experiências realizadas em uma Unidade de Conservação (UC). Pretendemos também, divulgar a Reserva Particular do Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda gerenciada pelo instituto SOKA- CEPEAM, com características singulares, dentro do perímetro urbano da cidade de Manaus e ainda pouco conhecida pela população, que tem potencial para ser utilizado para pesquisas dessa natureza, principalmente, para o desenvolvimento de aulas de campo. O guia possui também planos de aulas, instruções para a elaboração de sinalização de trilhas interpretativas por meio de oficina pedagógica. 2019-12-04T23:56:17Z 2019-12-05 2019-12-04T23:56:17Z 2018-11-30 Outro BARRETO, Laís Cássia Monteiro de Souza; MARQUES, Jean Dalmo de Oliveira. Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem. 2018. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/362 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Trilhas interpretativas Reserva particular do patrimônio natural Gestão ambiental Ecologia - Amazônia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
Trilhas interpretativas Reserva particular do patrimônio natural Gestão ambiental Ecologia - Amazônia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Barreto, Laís Cássia Monteiro de Souza Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem |
topic_facet |
Trilhas interpretativas Reserva particular do patrimônio natural Gestão ambiental Ecologia - Amazônia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
Este guia, intitulado “Trilha Interpretativa em Unidade de Conservação: Espaço Pedagógico para o Ensino de Gestão Ambiental e Ecologia da Amazônia é o produto da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM (Campus Manaus - Centro). O objetivo deste guia é orientar professores e alunos que almejem desenvolver estudos em trilhas interpretativas em ambiente naturais. Apresenta orientação para instrumentalizá-las, bem como procedimentos para o processo de ensino-aprendizagem nas temáticas Gestão Ambiental e Ecologia da Amazônia, oportunizando experiências realizadas em uma Unidade de Conservação (UC). Pretendemos também, divulgar a Reserva Particular do Patrimônio
Natural Dr. Daisaku Ikeda gerenciada pelo instituto SOKA- CEPEAM, com características singulares, dentro do perímetro urbano da cidade de Manaus e ainda pouco conhecida pela população, que tem potencial para ser utilizado para pesquisas dessa natureza, principalmente, para o desenvolvimento de aulas de campo. O guia possui também planos de aulas, instruções para a elaboração de sinalização de trilhas interpretativas por meio de oficina pedagógica. |
author_additional |
Marques, Jean Dalmo de Oliveira |
author_additionalStr |
Marques, Jean Dalmo de Oliveira |
format |
Outro |
author |
Barreto, Laís Cássia Monteiro de Souza |
author2 |
Marques, Jean Dalmo de Oliveira |
author2Str |
Marques, Jean Dalmo de Oliveira |
title |
Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem |
title_short |
Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2019 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/362 |
_version_ |
1787149866426695680 |
score |
11.755432 |