Outro

Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem

Este guia, intitulado “Trilha Interpretativa em Unidade de Conservação: Espaço Pedagógico para o Ensino de Gestão Ambiental e Ecologia da Amazônia é o produto da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnol...

ver descrição completa

Autor principal: Barreto, Laís Cássia Monteiro de Souza
Outros Autores: Marques, Jean Dalmo de Oliveira
Grau: Outro
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/362
id oai:localhost:4321-362
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-3622023-10-31T19:47:37Z Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem Guide for instrumentalization on of interpretive trails for teaching-learning process Barreto, Laís Cássia Monteiro de Souza Marques, Jean Dalmo de Oliveira Marques, Jean Dalmo de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4558873160462915 Marques, Jean Dalmo de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4558873160462915 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Monteiro, Maria Terezinha Ferreira http://lattes.cnpq.br/6007218890588613 Trilhas interpretativas Reserva particular do patrimônio natural Gestão ambiental Ecologia - Amazônia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Este guia, intitulado “Trilha Interpretativa em Unidade de Conservação: Espaço Pedagógico para o Ensino de Gestão Ambiental e Ecologia da Amazônia é o produto da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM (Campus Manaus - Centro). O objetivo deste guia é orientar professores e alunos que almejem desenvolver estudos em trilhas interpretativas em ambiente naturais. Apresenta orientação para instrumentalizá-las, bem como procedimentos para o processo de ensino-aprendizagem nas temáticas Gestão Ambiental e Ecologia da Amazônia, oportunizando experiências realizadas em uma Unidade de Conservação (UC). Pretendemos também, divulgar a Reserva Particular do Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda gerenciada pelo instituto SOKA- CEPEAM, com características singulares, dentro do perímetro urbano da cidade de Manaus e ainda pouco conhecida pela população, que tem potencial para ser utilizado para pesquisas dessa natureza, principalmente, para o desenvolvimento de aulas de campo. O guia possui também planos de aulas, instruções para a elaboração de sinalização de trilhas interpretativas por meio de oficina pedagógica. 2019-12-04T23:56:17Z 2019-12-05 2019-12-04T23:56:17Z 2018-11-30 Outro BARRETO, Laís Cássia Monteiro de Souza; MARQUES, Jean Dalmo de Oliveira. Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem. 2018. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/362 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Trilhas interpretativas
Reserva particular do patrimônio natural
Gestão ambiental
Ecologia - Amazônia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Trilhas interpretativas
Reserva particular do patrimônio natural
Gestão ambiental
Ecologia - Amazônia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Barreto, Laís Cássia Monteiro de Souza
Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem
topic_facet Trilhas interpretativas
Reserva particular do patrimônio natural
Gestão ambiental
Ecologia - Amazônia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description Este guia, intitulado “Trilha Interpretativa em Unidade de Conservação: Espaço Pedagógico para o Ensino de Gestão Ambiental e Ecologia da Amazônia é o produto da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM (Campus Manaus - Centro). O objetivo deste guia é orientar professores e alunos que almejem desenvolver estudos em trilhas interpretativas em ambiente naturais. Apresenta orientação para instrumentalizá-las, bem como procedimentos para o processo de ensino-aprendizagem nas temáticas Gestão Ambiental e Ecologia da Amazônia, oportunizando experiências realizadas em uma Unidade de Conservação (UC). Pretendemos também, divulgar a Reserva Particular do Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda gerenciada pelo instituto SOKA- CEPEAM, com características singulares, dentro do perímetro urbano da cidade de Manaus e ainda pouco conhecida pela população, que tem potencial para ser utilizado para pesquisas dessa natureza, principalmente, para o desenvolvimento de aulas de campo. O guia possui também planos de aulas, instruções para a elaboração de sinalização de trilhas interpretativas por meio de oficina pedagógica.
author_additional Marques, Jean Dalmo de Oliveira
author_additionalStr Marques, Jean Dalmo de Oliveira
format Outro
author Barreto, Laís Cássia Monteiro de Souza
author2 Marques, Jean Dalmo de Oliveira
author2Str Marques, Jean Dalmo de Oliveira
title Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem
title_short Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem
title_full Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem
title_sort guia de instrumentalização de trilhas interpretativas para o processo de ensino e aprendizagem
publisher Brasil
publishDate 2019
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/362
_version_ 1787149866426695680
score 11.755432