Dissertação

Uma introdução ao ensino da eletrodinâmica por meio de roteiros, para alunos do ensino fundamental II e a confecção do manual de auxílio

The teaching of electrodynamics is often one of the greatest challenges for the physics teacher in basic education, because to make the elementary school student imagine the world in a macroscopic way - which ends up requiring even more of his reasoning - is infinitely more efficient than speakin...

ver descrição completa

Autor principal: Lopes, Rafael Ferreira
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/440
id oai:localhost:4321-440
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-4402022-08-15T23:32:45Z Uma introdução ao ensino da eletrodinâmica por meio de roteiros, para alunos do ensino fundamental II e a confecção do manual de auxílio Lopes, Rafael Ferreira Borges, Denilson da Silva http://lattes.cnpq.br/7149037835888302 Borges, Denilson da Silva http://lattes.cnpq.br/7149037835888302 Anglada-Rivera, José http://lattes.cnpq.br/5724564590431920 Dinóla Neto, Francisco http://lattes.cnpq.br/7771047564721972 Ensino de física Eletrodinâmica Física - aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::FISICA ESTATISTICA E TERMODINAMICA The teaching of electrodynamics is often one of the greatest challenges for the physics teacher in basic education, because to make the elementary school student imagine the world in a macroscopic way - which ends up requiring even more of his reasoning - is infinitely more efficient than speaking microscopically. The teacher, therefore, can exemplify physical theories as a uniformly varied movement through macro magnitudes such as a working car, which will be easily understood, since the student already has in his mind subsumes that give clear and precise meanings, unlike when taught to it the movement of electric charges, put is not something that often present. In order to offer the student a way to demonstrate the theory of electrodynamics more clearly, it is proposed the construction of manuals developed through scripts that approach the subject through texts of historical composition, drawings, investigation and physical experiments able to demonstrate the phenomena, which will certainly help him to create subsuming for learning in a future activity. In addition, the handling of the aid manuals that were constructed will give the teacher the opportunity to use this resource to create subsumes in his students. On the other hand, the manuals, resulting from the scripts, are methodologically based on David Ausubel’s meaningful learning, for presenting a non-arbitrary cognitive construct, but for using an existing generalization in the cognitive structure, since all students since the first year of life have. Thus, while the students are putting “hand in the mass”, the proposed activities are represented according to the Soil Taxonomy of Jhon Bigss, allowing to classify them in levels of knowledge O ensino da Eletrodinâmica, muitas vezes, é um dos maiores desafios para o professor de Física no ensino básico, pois fazer com que o aluno do Ensino Fundamental II imagine o mundo de forma macroscópica – o que acaba exigindo ainda mais do seu raciocínio - é infinitamente mais eficiente do que falar da forma microscópica. O professor, portanto, pode exemplificar teorias físicas como movimento uniformemente variado através de grandezas macro como um carro em funcionamento, o que será facilmente compreendido, pois o educando já tem em sua mente subsunçores que dão significados claros e precisos, diferentemente de quando ensinado a ele o movimento das cargas elétricas, posto não ser algo que presencia frequentemente. Com o intuito de oferecer ao aluno uma forma de demonstrar a teoria da eletrodinâmica com mais clareza, propõe-se a construção de manuais desenvolvidos por meio de roteiros que abordem a temática através de textos de composição histórica, desenhos, investigação e realização de experimentos físicos capazes de demonstrar os fenômenos, o que certamente o ajudará a criar subsunçores para a aprendizagem em uma futura atividade. Ademais, o manuseio dos manuais de auxílio que foram construídos dará oportunidade ao professor de utilizar-se de tal recurso para criação de subsunçores em seus alunos. Por outro lado, os manuais, resultantes dos roteiros, têm como base metodológica a aprendizagem significativa de David Ausubel, por apresentar uma construção cognitiva de forma não-arbitrária, e sim por utilizar uma generalização existente na estrutura cognitiva, pois todos os alunos desde o primeiro ano de vida têm. Dessa forma, enquanto os alunos estão pondo a “mão na massa”, as atividades propostas estão representadas de acordo com a Taxonomia Solo de Jhon Bigss, possibilitando classificá-las em níveis de conhecimento. 2020-08-04T16:47:00Z 2020-08-04 2020-08-04T16:47:00Z 2017-08-15 Dissertação LOPES, Rafael Ferreira. Uma introdução ao ensino da eletrodinâmica por meio de roteiros, para alunos do ensino fundamental II e a confecção do manual de auxílio. 2017. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/440 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Ensino de física
Eletrodinâmica
Física - aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::FISICA ESTATISTICA E TERMODINAMICA
spellingShingle Ensino de física
Eletrodinâmica
Física - aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::FISICA ESTATISTICA E TERMODINAMICA
Lopes, Rafael Ferreira
Uma introdução ao ensino da eletrodinâmica por meio de roteiros, para alunos do ensino fundamental II e a confecção do manual de auxílio
topic_facet Ensino de física
Eletrodinâmica
Física - aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::FISICA ESTATISTICA E TERMODINAMICA
description The teaching of electrodynamics is often one of the greatest challenges for the physics teacher in basic education, because to make the elementary school student imagine the world in a macroscopic way - which ends up requiring even more of his reasoning - is infinitely more efficient than speaking microscopically. The teacher, therefore, can exemplify physical theories as a uniformly varied movement through macro magnitudes such as a working car, which will be easily understood, since the student already has in his mind subsumes that give clear and precise meanings, unlike when taught to it the movement of electric charges, put is not something that often present. In order to offer the student a way to demonstrate the theory of electrodynamics more clearly, it is proposed the construction of manuals developed through scripts that approach the subject through texts of historical composition, drawings, investigation and physical experiments able to demonstrate the phenomena, which will certainly help him to create subsuming for learning in a future activity. In addition, the handling of the aid manuals that were constructed will give the teacher the opportunity to use this resource to create subsumes in his students. On the other hand, the manuals, resulting from the scripts, are methodologically based on David Ausubel’s meaningful learning, for presenting a non-arbitrary cognitive construct, but for using an existing generalization in the cognitive structure, since all students since the first year of life have. Thus, while the students are putting “hand in the mass”, the proposed activities are represented according to the Soil Taxonomy of Jhon Bigss, allowing to classify them in levels of knowledge
author_additional Borges, Denilson da Silva
author_additionalStr Borges, Denilson da Silva
format Dissertação
author Lopes, Rafael Ferreira
title Uma introdução ao ensino da eletrodinâmica por meio de roteiros, para alunos do ensino fundamental II e a confecção do manual de auxílio
title_short Uma introdução ao ensino da eletrodinâmica por meio de roteiros, para alunos do ensino fundamental II e a confecção do manual de auxílio
title_full Uma introdução ao ensino da eletrodinâmica por meio de roteiros, para alunos do ensino fundamental II e a confecção do manual de auxílio
title_fullStr Uma introdução ao ensino da eletrodinâmica por meio de roteiros, para alunos do ensino fundamental II e a confecção do manual de auxílio
title_full_unstemmed Uma introdução ao ensino da eletrodinâmica por meio de roteiros, para alunos do ensino fundamental II e a confecção do manual de auxílio
title_sort uma introdução ao ensino da eletrodinâmica por meio de roteiros, para alunos do ensino fundamental ii e a confecção do manual de auxílio
publisher Brasil
publishDate 2020
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/440
_version_ 1787149877797453824
score 11.755432