/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Tecendo um traçado entre autoformação docente e sentidos do trabalho
The research aimed to understand the senses of job in the Vocational and Technological Education teachers discourse at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM as a basis for a self-formation proposal. The concepts of teacher training for Vocati...
Autor principal: | Lapa, Bárbara Castro |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Instituto Federal do Amazonas
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/45 |
id |
oai:localhost:4321-45 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-452018-05-23T20:02:20Z Tecendo um traçado entre autoformação docente e sentidos do trabalho Lapa, Bárbara Castro Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Gonzaga, Amarildo Menezes http://lattes.cnpq.br/2786554010520173 Dayse Peixoto, Maia http://lattes.cnpq.br/2263562348561670 Formação de professores Autoformação Formação humana integral CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL The research aimed to understand the senses of job in the Vocational and Technological Education teachers discourse at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM as a basis for a self-formation proposal. The concepts of teacher training for Vocational and Technological Education, Senses of Teaching Job and Self-formation were specifically articulated as the research theoretical support. An investigative path, through life histories reported in interviews recorded and later transcribed, was designed to know the job senses of five IFAM teachers inserted in Vocational and Technological Education. Therefore the job senses of Vocational and Technological Education teachers were possible to become evident from the Discursive Textual Analysis (ATD) elements which allowed to understand them as a social responsibility, experiences and identity. This perception enabled the preparation, implementation and evaluation of a formative proposal, a Massive Open Online Course (MOOC), that aimed to develop a critical-reflective understanding in the participant regarding Vocational and Technological Education and in a specific way, (re) think the formative process itself from the life histories of teachers inserted in Vocational and Technological Education; to know the theoretical link between Self-formation, Senses of Teaching Job, Integral or Omnilateral Formation, Job as Educational Principle and Politecnia; and produce an e-portfolio composed by activities developed along the course. The MOOC, available on the IFAM online courses platform (http://mooc.ifam.edu.br:15000/), provided a self-formation process opportunity from what was understood about the job senses in the IFAM teachers speech as perceived in the Professional and Technological Education (ProfEPT) master's degree considerations, collaborators in the course evaluation based on the Professional and Technological Education and Self-formation. A pesquisa teve por objetivo compreender os sentidos de trabalho no discurso de professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM como fundamento para uma proposta de autoformação. De modo específico, articulou-se os conceitos de formação de professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, sentidos de trabalho e autoformação docente, como sustentação teórica da pesquisa. Foi elaborado um percurso investigativo para conhecer os sentidos de trabalho de cinco professores do IFAM que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, por meio de suas histórias de vida, relatadas em entrevistas gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas. Foi possível evidenciar os sentidos de trabalho de professores do IFAM que atuam na EPTNM a partir de elementos da Análise Textual Discursiva (ATD), que permitiu compreendê-los como responsabilidade social, experiências e identidade. Tal compreensão possibilitou a elaboração, implementação e avaliação de uma proposta, um Curso Online Aberto e Massivo (MOOC), que teve como objetivo desenvolver uma compreensão crítico-reflexiva no participante relativa à Educação Profissional e Tecnológica. De maneira específica, o curso se propôs a (re)pensar o próprio processo formativo a partir das histórias de vida de professores inseridos na Educação Profissional e Tecnológica; conhecer o enlace teórico entre Autoformação docente, Sentidos de Trabalho docente, Formação Humana Integral ou Omnilateral, Trabalho como Princípio Educativo e Politecnia; além de produzir um e-portfolio (que se diferencia em nomenclatura do portfólio apenas por ser virtual) composto pelas atividades desenvolvidas ao longo do curso. O MOOC, disponibilizado na plataforma de cursos online do IFAM (http://mooc.ifam.edu.br:15000/), oportunizou um processo de autoformação, a partir do que foi compreendido acerca dos sentidos de trabalho no discurso de professores do IFAM, conforme percebido nas considerações tecidas pela turma de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), colaboradora na avaliação do curso, pautado nas bases da Educação Profissional e Tecnológica e no caminhar para si. 2018-03-26T14:41:45Z 2018-04-30 2018-03-26T14:41:45Z 2017-12-20 Dissertação http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/45 por Acesso Aberto Instituto Federal do Amazonas Brasil Campus Manaus Centro Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Formação de professores Autoformação Formação humana integral CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
spellingShingle |
Formação de professores Autoformação Formação humana integral CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL Lapa, Bárbara Castro Tecendo um traçado entre autoformação docente e sentidos do trabalho |
topic_facet |
Formação de professores Autoformação Formação humana integral CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
The research aimed to understand the senses of job in the Vocational and Technological
Education teachers discourse at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Amazonas – IFAM as a basis for a self-formation proposal. The concepts of teacher training
for Vocational and Technological Education, Senses of Teaching Job and Self-formation were
specifically articulated as the research theoretical support. An investigative path, through life
histories reported in interviews recorded and later transcribed, was designed to know the job
senses of five IFAM teachers inserted in Vocational and Technological Education. Therefore
the job senses of Vocational and Technological Education teachers were possible to become
evident from the Discursive Textual Analysis (ATD) elements which allowed to understand
them as a social responsibility, experiences and identity. This perception enabled the
preparation, implementation and evaluation of a formative proposal, a Massive Open Online
Course (MOOC), that aimed to develop a critical-reflective understanding in the participant
regarding Vocational and Technological Education and in a specific way, (re) think the
formative process itself from the life histories of teachers inserted in Vocational and
Technological Education; to know the theoretical link between Self-formation, Senses of
Teaching Job, Integral or Omnilateral Formation, Job as Educational Principle and Politecnia;
and produce an e-portfolio composed by activities developed along the course. The MOOC,
available on the IFAM online courses platform (http://mooc.ifam.edu.br:15000/), provided a
self-formation process opportunity from what was understood about the job senses in the IFAM
teachers speech as perceived in the Professional and Technological Education (ProfEPT)
master's degree considerations, collaborators in the course evaluation based on the Professional
and Technological Education and Self-formation. |
author_additional |
Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
author_additionalStr |
Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
format |
Dissertação |
author |
Lapa, Bárbara Castro |
title |
Tecendo um traçado entre autoformação docente e sentidos do trabalho |
title_short |
Tecendo um traçado entre autoformação docente e sentidos do trabalho |
title_full |
Tecendo um traçado entre autoformação docente e sentidos do trabalho |
title_fullStr |
Tecendo um traçado entre autoformação docente e sentidos do trabalho |
title_full_unstemmed |
Tecendo um traçado entre autoformação docente e sentidos do trabalho |
title_sort |
tecendo um traçado entre autoformação docente e sentidos do trabalho |
publisher |
Instituto Federal do Amazonas |
publishDate |
2018 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/45 |
_version_ |
1787149858626338816 |
score |
11.755432 |