Outro

Manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar

The proposal of this manual is the result of the research entitled “Project-Based Learning: an interdisciplinary proposal for Professional and Technological Education” developed in the Professional Master in Professional and Technological Education - ProfEPT, on a national network. This research had...

ver descrição completa

Autor principal: Vasconcelos, Juliana Sales
Outros Autores: Queiroz Neto, José Pinheiro de
Grau: Outro
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/492
id oai:localhost:4321-492
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-4922022-12-27T14:42:30Z Manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar Manual for applying Interdisciplinarity Project Based Learning (IPBL) Methodology Vasconcelos, Juliana Sales Queiroz Neto, José Pinheiro de Queiroz Neto, José Pinheiro de http://lattes.cnpq.br/8055796489225138 Queiroz Neto, José Pinheiro de http://lattes.cnpq.br/8055796489225138 Aride, Paulo Henrique Rocha http://lattes.cnpq.br/9087696929404160 Carvalho, Leandro S. Galvão de Aprendizagem Baseada em Projetos Práticas educativas Educação Profissional e Tecnológica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The proposal of this manual is the result of the research entitled “Project-Based Learning: an interdisciplinary proposal for Professional and Technological Education” developed in the Professional Master in Professional and Technological Education - ProfEPT, on a national network. This research had as participants a group of teachers and students of Technical Vocational Education of Medium Level (EPTNM) for effectiveness. It is a manual, which contains guidelines on how to apply the active Project Based Learning methodology in an interdisciplinary way. It aims to contribute to the improvement of teachers’ educational practices, as well as the way students learn. The manual is organized in two parts: the first addresses Project Based Learning in an interdisciplinary way as an educational practice and the second presents a step-by-step application of the PBL methodology in an interdisciplinary way. We hope that this manual will contribute to educational practices, helping teachers to develop activities through interdisciplinary PBL. A proposta deste manual é resultante da pesquisa intitulada “Aprendizagem Baseada em Projetos: uma proposta interdisciplinar para a Educação Profissional e Tecnológica” desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, em rede nacional. Esta pesquisa teve como participantes um grupo de docentes e discentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) para efetivação. Trata-se de um manual, que contém orientações de como aplicar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos de maneira interdisciplinar. Tem como objetivo desenvolver uma prática educativa por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos de maneira interdisciplinar na Educação Profissional Técnica de Nível Médio – EPTNM. O manual está organizado em duas partes: a primeira aborda a Aprendizagem Baseada em Projetos de maneira interdisciplinar como prática educativa e a segunda apresenta um passo a passo para aplicação da metodologia PBL de maneira interdisciplinar. Esperamos que este manual contribua para as práticas educativas, auxiliando docentes a elaborarem atividades através da PBL interdisciplinar. 2020-11-16T15:20:15Z 2020-11-16 2020-11-16T15:20:15Z 2020-08-21 Outro VASCONCELOS, Juliana Sales: QUEIROZ NETO, José Pinheiro de. Manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar. 2020. 50 f. Produto educacional. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/492 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Aprendizagem Baseada em Projetos
Práticas educativas
Educação Profissional e Tecnológica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Aprendizagem Baseada em Projetos
Práticas educativas
Educação Profissional e Tecnológica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Vasconcelos, Juliana Sales
Manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar
topic_facet Aprendizagem Baseada em Projetos
Práticas educativas
Educação Profissional e Tecnológica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description The proposal of this manual is the result of the research entitled “Project-Based Learning: an interdisciplinary proposal for Professional and Technological Education” developed in the Professional Master in Professional and Technological Education - ProfEPT, on a national network. This research had as participants a group of teachers and students of Technical Vocational Education of Medium Level (EPTNM) for effectiveness. It is a manual, which contains guidelines on how to apply the active Project Based Learning methodology in an interdisciplinary way. It aims to contribute to the improvement of teachers’ educational practices, as well as the way students learn. The manual is organized in two parts: the first addresses Project Based Learning in an interdisciplinary way as an educational practice and the second presents a step-by-step application of the PBL methodology in an interdisciplinary way. We hope that this manual will contribute to educational practices, helping teachers to develop activities through interdisciplinary PBL.
author_additional Queiroz Neto, José Pinheiro de
author_additionalStr Queiroz Neto, José Pinheiro de
format Outro
author Vasconcelos, Juliana Sales
author2 Queiroz Neto, José Pinheiro de
author2Str Queiroz Neto, José Pinheiro de
title Manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar
title_short Manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar
title_full Manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar
title_fullStr Manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar
title_full_unstemmed Manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar
title_sort manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar
publisher Brasil
publishDate 2020
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/492
_version_ 1787149883543650304
score 11.653393