/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outro
Manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar
The proposal of this manual is the result of the research entitled “Project-Based Learning: an interdisciplinary proposal for Professional and Technological Education” developed in the Professional Master in Professional and Technological Education - ProfEPT, on a national network. This research had...
Autor principal: | Vasconcelos, Juliana Sales |
---|---|
Outros Autores: | Queiroz Neto, José Pinheiro de |
Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/492 |
id |
oai:localhost:4321-492 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-4922022-12-27T14:42:30Z Manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar Manual for applying Interdisciplinarity Project Based Learning (IPBL) Methodology Vasconcelos, Juliana Sales Queiroz Neto, José Pinheiro de Queiroz Neto, José Pinheiro de http://lattes.cnpq.br/8055796489225138 Queiroz Neto, José Pinheiro de http://lattes.cnpq.br/8055796489225138 Aride, Paulo Henrique Rocha http://lattes.cnpq.br/9087696929404160 Carvalho, Leandro S. Galvão de Aprendizagem Baseada em Projetos Práticas educativas Educação Profissional e Tecnológica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The proposal of this manual is the result of the research entitled “Project-Based Learning: an interdisciplinary proposal for Professional and Technological Education” developed in the Professional Master in Professional and Technological Education - ProfEPT, on a national network. This research had as participants a group of teachers and students of Technical Vocational Education of Medium Level (EPTNM) for effectiveness. It is a manual, which contains guidelines on how to apply the active Project Based Learning methodology in an interdisciplinary way. It aims to contribute to the improvement of teachers’ educational practices, as well as the way students learn. The manual is organized in two parts: the first addresses Project Based Learning in an interdisciplinary way as an educational practice and the second presents a step-by-step application of the PBL methodology in an interdisciplinary way. We hope that this manual will contribute to educational practices, helping teachers to develop activities through interdisciplinary PBL. A proposta deste manual é resultante da pesquisa intitulada “Aprendizagem Baseada em Projetos: uma proposta interdisciplinar para a Educação Profissional e Tecnológica” desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, em rede nacional. Esta pesquisa teve como participantes um grupo de docentes e discentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) para efetivação. Trata-se de um manual, que contém orientações de como aplicar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos de maneira interdisciplinar. Tem como objetivo desenvolver uma prática educativa por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos de maneira interdisciplinar na Educação Profissional Técnica de Nível Médio – EPTNM. O manual está organizado em duas partes: a primeira aborda a Aprendizagem Baseada em Projetos de maneira interdisciplinar como prática educativa e a segunda apresenta um passo a passo para aplicação da metodologia PBL de maneira interdisciplinar. Esperamos que este manual contribua para as práticas educativas, auxiliando docentes a elaborarem atividades através da PBL interdisciplinar. 2020-11-16T15:20:15Z 2020-11-16 2020-11-16T15:20:15Z 2020-08-21 Outro VASCONCELOS, Juliana Sales: QUEIROZ NETO, José Pinheiro de. Manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar. 2020. 50 f. Produto educacional. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/492 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Aprendizagem Baseada em Projetos Práticas educativas Educação Profissional e Tecnológica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
Aprendizagem Baseada em Projetos Práticas educativas Educação Profissional e Tecnológica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Vasconcelos, Juliana Sales Manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar |
topic_facet |
Aprendizagem Baseada em Projetos Práticas educativas Educação Profissional e Tecnológica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
The proposal of this manual is the result of the research entitled “Project-Based Learning: an interdisciplinary proposal for Professional and Technological Education” developed in the Professional Master in Professional and Technological Education - ProfEPT, on a national network. This research had as participants a group of teachers and students of Technical Vocational Education of Medium Level (EPTNM) for effectiveness. It is a manual, which contains guidelines on how to apply the active Project Based Learning methodology in an interdisciplinary way. It aims to contribute to the improvement of teachers’ educational practices, as well as the way students learn. The manual is organized in two parts: the first addresses Project Based Learning in an interdisciplinary way as an educational practice and the second presents a step-by-step application of the PBL methodology in an interdisciplinary way. We hope that this manual will contribute to educational practices, helping teachers to develop activities through interdisciplinary PBL. |
author_additional |
Queiroz Neto, José Pinheiro de |
author_additionalStr |
Queiroz Neto, José Pinheiro de |
format |
Outro |
author |
Vasconcelos, Juliana Sales |
author2 |
Queiroz Neto, José Pinheiro de |
author2Str |
Queiroz Neto, José Pinheiro de |
title |
Manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar |
title_short |
Manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar |
title_full |
Manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar |
title_fullStr |
Manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar |
title_sort |
manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/492 |
_version_ |
1787149883543650304 |
score |
11.653393 |