/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outro
É tempo de aru: novos ventos para a educação em saúde bucal nas escolas indígenas – curso de formação continuada
Developing educational practices in oral health in indigenous schools is still a major challenge for many of the indigenous teachers of basic education, and enabling new perspectives to favor thise practice goes through the training of these professionals. In this new perspective, we present the...
Autor principal: | Leiria, Laís Vilhena |
---|---|
Outros Autores: | Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/567 |
id |
oai:localhost:4321-567 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-5672023-10-31T20:18:59Z É tempo de aru: novos ventos para a educação em saúde bucal nas escolas indígenas – curso de formação continuada It’s time aru: new winds for oral health education in indigenous schools - continuing training course Leiria, Laís Vilhena Azevedo, Rosa Oliveira Marins Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Leal, Davi Avelino http://lattes.cnpq.br/6645382114509617 Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros http://lattes.cnpq.br/6273580825792084 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/566 Ensino tecnológico Formação continuada Professores indígenas Educação – saúde bucal CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Developing educational practices in oral health in indigenous schools is still a major challenge for many of the indigenous teachers of basic education, and enabling new perspectives to favor thise practice goes through the training of these professionals. In this new perspective, we present the structure of a continuing education course entitled “It is time for Aru: new winds for Oral Health Education in indigenous schools”, in order to collaborate with the process of continuing education of indigenous teachers in Oral Health Education. The course, symbolically, is an invitation to a trip, in which the trainer/participant will be guided by the paddles of the Aru, and will sail on the waters of the Rio Negro, towards the six stone abodes, which in turn, represent the six formative meetings, with a final workload of 20 hours. Each stone address has an activity guide that details all the activities that must be performed by the trainer/participant. The intention is that this material facilitates indigenous teachers and other professionals interested in promoting the practice of Oral Health Education in the indigenous school context. Desenvolver práticas educativas em Saúde bucal nas escolas indígenas ainda é um grande desafio para muitos dos professores indígenas da Educação básica, e viabilizar novas perspectivas para o favorecimento dessas práticas perpassa pela formação desses profissionais. Nessa nova perspectiva, apresentamos a estrutura de um curso de formação continuada intitulado “É tempo de Aru: novos ventos para a Educação em Saúde bucal nas escolas indígenas”, com o objetivo de colaborar com o processo de formação continuada de professores indígenas em Educação em Saúde bucal. O curso, simbolicamente, é um convite para uma viagem, na qual o formador/participante será guiado pelos remos do Aru, e navegará nas águas do Rio Negro, rumo às seis moradas de pedra, que por sua vez, representam os seis encontros formativos, com carga horária de 20 horas. Cada morada de pedra apresenta um roteiro de atividades que detalha todas as atividades que devem ser realizadas pelo formador/participante. A intenção é que este material facilite os professores indígenas e outros profissionais interessados em dinamizar a prática da Educação em Saúde bucal no contexto escolar indígena. 2021-09-15T19:09:24Z 2021-09-15 2021-09-15T19:09:24Z 2020-09-28 Outro LEIRIA, Laís Vilhena; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. É tempo de aru: novos ventos para a educação em saúde bucal nas escolas indígenas – curso de formação continuada. 66 f. 2020. Produto educacional (Programa de Pós Graduação em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/567 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Ensino tecnológico Formação continuada Professores indígenas Educação – saúde bucal CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
Ensino tecnológico Formação continuada Professores indígenas Educação – saúde bucal CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Leiria, Laís Vilhena É tempo de aru: novos ventos para a educação em saúde bucal nas escolas indígenas – curso de formação continuada |
topic_facet |
Ensino tecnológico Formação continuada Professores indígenas Educação – saúde bucal CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
Developing educational practices in oral health in indigenous schools is still a major challenge for
many of the indigenous teachers of basic education, and enabling new perspectives to favor thise
practice goes through the training of these professionals. In this new perspective, we present the
structure of a continuing education course entitled “It is time for Aru: new winds for Oral Health
Education in indigenous schools”, in order to collaborate with the process of continuing
education of indigenous teachers in Oral Health Education. The course, symbolically, is an
invitation to a trip, in which the trainer/participant will be guided by the paddles of the Aru, and
will sail on the waters of the Rio Negro, towards the six stone abodes, which in turn, represent the
six formative meetings, with a final workload of 20 hours. Each stone address has an activity
guide that details all the activities that must be performed by the trainer/participant. The
intention is that this material facilitates indigenous teachers and other professionals interested
in promoting the practice of Oral Health Education in the indigenous school context. |
author_additional |
Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
author_additionalStr |
Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
format |
Outro |
author |
Leiria, Laís Vilhena |
author2 |
Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
author2Str |
Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
title |
É tempo de aru: novos ventos para a educação em saúde bucal nas escolas indígenas – curso de formação continuada |
title_short |
É tempo de aru: novos ventos para a educação em saúde bucal nas escolas indígenas – curso de formação continuada |
title_full |
É tempo de aru: novos ventos para a educação em saúde bucal nas escolas indígenas – curso de formação continuada |
title_fullStr |
É tempo de aru: novos ventos para a educação em saúde bucal nas escolas indígenas – curso de formação continuada |
title_full_unstemmed |
É tempo de aru: novos ventos para a educação em saúde bucal nas escolas indígenas – curso de formação continuada |
title_sort |
É tempo de aru: novos ventos para a educação em saúde bucal nas escolas indígenas – curso de formação continuada |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/567 |
_version_ |
1787149895405142016 |
score |
11.653393 |