Dissertação

Do princípio de conservação de energia mecânica: uma proposta de ensino da física no ensino médio

This paper is part of an investigation of how the obstacles to learning are overcome by the concept of Conservation of Mechanical Energy, organized through the support of Classical and contemporary authors that deal with learning, knowledge construction, didactic transposition. and the formation of...

ver descrição completa

Autor principal: Hermida, Raimundo Fredson Maciel
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/584
id oai:localhost:4321-584
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-5842022-10-25T21:33:51Z Do princípio de conservação de energia mecânica: uma proposta de ensino da física no ensino médio Hermida, Raimundo Fredson Maciel Oliveira, Rita de Cássia Mota Teixeira de http://lattes.cnpq.br/3997091837851642 Oliveira, Rita de Cássia Mota Teixeira de http://lattes.cnpq.br/3997091837851642 Santos, Bianca Martins http://lattes.cnpq.br/4579645373015515 Salmon, Octavio Daniel Rodriguez http://lattes.cnpq.br/8617565470648034 Ensino de Física Aprendizagem significativa Energia potencial gravitacional CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA This paper is part of an investigation of how the obstacles to learning are overcome by the concept of Conservation of Mechanical Energy, organized through the support of Classical and contemporary authors that deal with learning, knowledge construction, didactic transposition. and the formation of the scientific spirit such as: Barchelard, Chavellard, PCN's, BNCC, Gabriel Dias, Lucia Helena among others, we seek to analyze and demonstrate the process of teaching - learning of a concept, in the context of regular school education, from the analysis of data extracted from SADEAM (Educational Performance Evaluation System of Amazonas) in 2012 and 2015 that pointed to a learning deficit of the chosen concept. After applying a questionnaire that updated and confirmed the permanence of the difficulty, a schedule of activities was elaborated considering the pedagogical assumptions that allow us to produce a supporting text linked to a didactic sequence with which it was possible to notice substantial progress in the acquisition and verbalization of the contents. addressed in this, as an alternative proposal for the teacher and student who may have interest in this. O presente trabalho insere-se a partir de uma investigação de como ocorre a superação dos obstáculos da aprendizagem pelo conceito de Conservação da Energia Mecânica, organizado através do apoio de autores Clássicos e contemporâneos que versam sobre aprendizagem, a construção do conhecimento, a transposição didática e a formação do espírito científico tais como: Barchelard, Chavellard, PCN’s, BNCC, Gabriel Dias, Lúcia Helena dentre outros, procuramos analisar e demonstrar o processo de ensino – aprendizagem de um conceito, no contexto de uma praxe escolar no ensino médio regular, a partir da análise de dados extraídos do SADEAM (Sistema de Avaliação de Desempenho Educacional do Amazonas) nos anos de 2012 e 2015 que apontavam um déficit na aprendizagem do conceito escolhido. Após aplicação de questionário que atualizou e confirmou a permanência da dificuldade, foi elaborado um cronograma de atividades considerando os pressupostos pedagógicos citados que nos permite produzir um texto de apoio atrelado a uma sequência didática com qual foi possível notar substancial avanço na aquisição e verbalização dos conteúdos abordados nesta, como proposta alternativa para o docente e discente que possa ter interesse neste. 2021-10-15T15:08:33Z 2021-10-15 2021-10-15T15:08:33Z 2019-08-09 Dissertação HERMIDA, Raimundo Fredson Maciel. Do princípio da conservação de energia mecânica: uma proposta de ensino da física no ensino médio. 149 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/584 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Ensino de Física
Aprendizagem significativa
Energia potencial gravitacional
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
spellingShingle Ensino de Física
Aprendizagem significativa
Energia potencial gravitacional
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Hermida, Raimundo Fredson Maciel
Do princípio de conservação de energia mecânica: uma proposta de ensino da física no ensino médio
topic_facet Ensino de Física
Aprendizagem significativa
Energia potencial gravitacional
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description This paper is part of an investigation of how the obstacles to learning are overcome by the concept of Conservation of Mechanical Energy, organized through the support of Classical and contemporary authors that deal with learning, knowledge construction, didactic transposition. and the formation of the scientific spirit such as: Barchelard, Chavellard, PCN's, BNCC, Gabriel Dias, Lucia Helena among others, we seek to analyze and demonstrate the process of teaching - learning of a concept, in the context of regular school education, from the analysis of data extracted from SADEAM (Educational Performance Evaluation System of Amazonas) in 2012 and 2015 that pointed to a learning deficit of the chosen concept. After applying a questionnaire that updated and confirmed the permanence of the difficulty, a schedule of activities was elaborated considering the pedagogical assumptions that allow us to produce a supporting text linked to a didactic sequence with which it was possible to notice substantial progress in the acquisition and verbalization of the contents. addressed in this, as an alternative proposal for the teacher and student who may have interest in this.
author_additional Oliveira, Rita de Cássia Mota Teixeira de
author_additionalStr Oliveira, Rita de Cássia Mota Teixeira de
format Dissertação
author Hermida, Raimundo Fredson Maciel
title Do princípio de conservação de energia mecânica: uma proposta de ensino da física no ensino médio
title_short Do princípio de conservação de energia mecânica: uma proposta de ensino da física no ensino médio
title_full Do princípio de conservação de energia mecânica: uma proposta de ensino da física no ensino médio
title_fullStr Do princípio de conservação de energia mecânica: uma proposta de ensino da física no ensino médio
title_full_unstemmed Do princípio de conservação de energia mecânica: uma proposta de ensino da física no ensino médio
title_sort do princípio de conservação de energia mecânica: uma proposta de ensino da física no ensino médio
publisher Brasil
publishDate 2021
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/584
_version_ 1787149897183526912
score 11.675088