Dissertação

Fazer-se docente no cotidiano da sala de aula do PROEJA-CMC: um olhar sobre o processo formativo do professor

This work presents a research on teacher training under the National Program for Integration of Professional Education with Basic Education, in the Youth and Adult Education Modality (PROEJA). It was formulated as a general objective - To understand the formation of the teacher of the Mechanics c...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Erismar Nunes de
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/603
id oai:localhost:4321-603
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-6032021-10-21T15:06:47Z Fazer-se docente no cotidiano da sala de aula do PROEJA-CMC: um olhar sobre o processo formativo do professor Oliveira, Erismar Nunes de Pacheco, Maria Lúcia Tinoco http://lattes.cnpq.br/8566103887875970 Pacheco , Maria Lucia Tinoco http://lattes.cnpq.br/8566103887875970 Ponciano, Nilton Paulo http://lattes.cnpq.br/3867399119278744 Rodrigues, Ana Maria de Lucena http://lattes.cnpq.br/7711936468049245 Ensino tecnológico Formação de professores PROEJA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This work presents a research on teacher training under the National Program for Integration of Professional Education with Basic Education, in the Youth and Adult Education Modality (PROEJA). It was formulated as a general objective - To understand the formation of the teacher of the Mechanics course, in the EJA modality, considering the daily life of the classroom and its life history, having as its locus of research the Federal Institute of Amazonas - IFAM -Campus / Manaus /Center. In a more specific way, the following questions were answered that contributed to trace the path taken: 1) Considering PROEJA as a proposal for the world of work, without excluding the critic's idea, what are the specificities of teaching work in this teaching modality? 2) What look does the educator who works in the Mechanics course have on his formative trajectory, considering his life story? 3) What challenges has PROEJA faced, in the scenario, in which it was built as a program and which is still present in the Mechanics course? It was proposed to carry out this study, the realization of a qualitative research in the perspective of the case study of the ethnographic type. For data collection, three mechanisms were used: the logbook, narrative interviews and classroom observations. The theoretical-methodological framework used supports the themes of teaching, training and teaching for EJA and teacher training for Professional Education. It became evident, from the study, that the training of teachers is not only built with the theoretical assumptions acquired in the initial training, but also through practice with practice in dialogue with epistemological knowledge as a source of other knowledge. Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre formação de professores no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Formulou-se como objetivo geral – Compreender a formação do professor do curso de Mecânica, na modalidade EJA, considerando o cotidiano da sala de aula e sua história de vida, tendo como lócus da pesquisa o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) Campus Manaus Centro. De forma mais específica, respondeu-se aos seguintes questionamentos que contribuíram para traçar o caminho percorrido: 1) Considerando o PROEJA como uma proposta para o mundo do trabalho, sem excluir a ideia do crítico, quais as especificidades do trabalho docente nessa modalidade de ensino? 2) Que olhar o educador que trabalha no curso de Mecânica tem sobre sua trajetória formativa, considerando sua história de vida? 3) Quais desafios o PROEJA tem enfrentado, no cenário, em que se construiu enquanto programa e que ainda se faz presente no curso de Mecânica? Propôs-se para a concretização deste estudo, a realização de uma pesquisa qualitativa na perspectiva do estudo de caso do tipo etnográfica. Para a recolha de dados, três mecanismos foram utilizados: o diário de bordo, entrevistas narrativas e observações em sala de aula. O referencial teóricometodológico utilizado dá sustentação aos temas da docência, formação e docência para a EJA e formação de professores para a Educação Profissional. Ficou evidenciado, a partir do estudo, que a formação dos professores não se constrói apenas com os pressupostos teóricos adquiridos na formação inicial, mas também por meio da prática com a prática em diálogo com os conhecimentos epistemológicos como fonte de outros saberes. 2021-10-21T15:03:59Z 2021-10-21 2021-10-21T15:03:59Z 2021-02-04 Dissertação OLIVEIRA, Erismar Nunes de. Fazer-se docente no cotidiano da sala de aula do PROEJA-CMC: um olhar sobre o processo formativo do professo. 213 f. 2021. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2021 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/603 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Ensino tecnológico
Formação de professores
PROEJA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Ensino tecnológico
Formação de professores
PROEJA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Oliveira, Erismar Nunes de
Fazer-se docente no cotidiano da sala de aula do PROEJA-CMC: um olhar sobre o processo formativo do professor
topic_facet Ensino tecnológico
Formação de professores
PROEJA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description This work presents a research on teacher training under the National Program for Integration of Professional Education with Basic Education, in the Youth and Adult Education Modality (PROEJA). It was formulated as a general objective - To understand the formation of the teacher of the Mechanics course, in the EJA modality, considering the daily life of the classroom and its life history, having as its locus of research the Federal Institute of Amazonas - IFAM -Campus / Manaus /Center. In a more specific way, the following questions were answered that contributed to trace the path taken: 1) Considering PROEJA as a proposal for the world of work, without excluding the critic's idea, what are the specificities of teaching work in this teaching modality? 2) What look does the educator who works in the Mechanics course have on his formative trajectory, considering his life story? 3) What challenges has PROEJA faced, in the scenario, in which it was built as a program and which is still present in the Mechanics course? It was proposed to carry out this study, the realization of a qualitative research in the perspective of the case study of the ethnographic type. For data collection, three mechanisms were used: the logbook, narrative interviews and classroom observations. The theoretical-methodological framework used supports the themes of teaching, training and teaching for EJA and teacher training for Professional Education. It became evident, from the study, that the training of teachers is not only built with the theoretical assumptions acquired in the initial training, but also through practice with practice in dialogue with epistemological knowledge as a source of other knowledge.
author_additional Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
author_additionalStr Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
format Dissertação
author Oliveira, Erismar Nunes de
title Fazer-se docente no cotidiano da sala de aula do PROEJA-CMC: um olhar sobre o processo formativo do professor
title_short Fazer-se docente no cotidiano da sala de aula do PROEJA-CMC: um olhar sobre o processo formativo do professor
title_full Fazer-se docente no cotidiano da sala de aula do PROEJA-CMC: um olhar sobre o processo formativo do professor
title_fullStr Fazer-se docente no cotidiano da sala de aula do PROEJA-CMC: um olhar sobre o processo formativo do professor
title_full_unstemmed Fazer-se docente no cotidiano da sala de aula do PROEJA-CMC: um olhar sobre o processo formativo do professor
title_sort fazer-se docente no cotidiano da sala de aula do proeja-cmc: um olhar sobre o processo formativo do professor
publisher Brasil
publishDate 2021
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/603
_version_ 1787149899904581632
score 11.674752