Dissertação

Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas

The teaching of botany is a fundamental tool to strengthen awareness of the use, management and conservation. The development of teaching activities in Spaces Non-Formal (ENFs) Amazon can provide significant learning processes for teaching botany, valuing biodiversity of regional plants and thus...

ver descrição completa

Autor principal: Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/62
id oai:localhost:4321-62
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-622018-05-21T18:46:18Z Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Marques, Jean Dalmo de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4558873160462915 Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Rocha, Maria Astrid Liberato http://lattes.cnpq.br/3718324408807560 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Botânica Concepção ambiental Ensino Diagnóstico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL The teaching of botany is a fundamental tool to strengthen awareness of the use, management and conservation. The development of teaching activities in Spaces Non-Formal (ENFs) Amazon can provide significant learning processes for teaching botany, valuing biodiversity of regional plants and thus contributing to the formation of an environmental design. The research in this chapter aimed to diagnose through PPC, questionnaire to teachers and students, the perception of botanical relationship and environment in the construction of environmental design. The study was conducted at the Federal Institute of Education Science and Technology of the Amazon / IFAM through interviews with 49 students from the 2nd, 6th and 8th periods of Morphology disciplines of Superior Plant and Superior Plant Physiology, and 04 teachers, target the course of Biological Sciences Degree, checking botany and environmental design and the methods used by teachers for teaching botany. Later, there was an intervention by activity developed in ENFs. Research has indicated that the botanical knowledge developed in ENFs stimulate learning differently in the traditional way, demystifying the botany as difficult to understand as well as raise environmental design as a tool for maintaining balanced environment. O ensino de botânica se constitui em ferramenta fundamental, no sentido de fortalecer a conscientização do uso, manejo e conservação ambiental. O desenvolvimento de atividades de ensino nos Espaços Não Formais (ENFs) amazônicos pode propiciar processos de aprendizado significativos para o ensino de botânica, valorizando a biodiversidade de plantas regionais e consequentemente contribuindo para a formação de uma concepção ambiental. A pesquisa neste capítulo objetivou diagnosticar por meio do PPC, questionário ao docente e discente, a percepção da relação botânica e meio ambiente na construção da concepção ambiental. O estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas/IFAM por meio de entrevistas com 49 alunos do 2º, 6º e 8º períodos das disciplinas de Morfologia dos Vegetais Superiores e Fisiologia dos Vegetais Superiores, e com 04 professores, público alvo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, verificando a concepção botânica e ambiental, bem como as metodologias utilizadas pelos professores para o ensino de botânica. Posteriormente, realizou-se uma intervenção através de atividade desenvolvida nos ENFs. A pesquisa indicou que os conhecimentos botânicos desenvolvidos em ENFs, estimulam a aprendizagem de maneira diferenciada da tradicional, desmistificando a botânica como de difícil compreensão, além de despertar a concepção ambiental como instrumento para a manutenção do ambiente equilibrado. 2018-05-21T18:46:18Z 2018-04-30 2018-05-21T18:46:18Z 2015-12-03 Dissertação http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/62 por Acesso Aberto Instituto Federal do Amazonas Brasil Campus Manaus Centro Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Botânica
Concepção ambiental
Ensino
Diagnóstico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Botânica
Concepção ambiental
Ensino
Diagnóstico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis
Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas
topic_facet Botânica
Concepção ambiental
Ensino
Diagnóstico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description The teaching of botany is a fundamental tool to strengthen awareness of the use, management and conservation. The development of teaching activities in Spaces Non-Formal (ENFs) Amazon can provide significant learning processes for teaching botany, valuing biodiversity of regional plants and thus contributing to the formation of an environmental design. The research in this chapter aimed to diagnose through PPC, questionnaire to teachers and students, the perception of botanical relationship and environment in the construction of environmental design. The study was conducted at the Federal Institute of Education Science and Technology of the Amazon / IFAM through interviews with 49 students from the 2nd, 6th and 8th periods of Morphology disciplines of Superior Plant and Superior Plant Physiology, and 04 teachers, target the course of Biological Sciences Degree, checking botany and environmental design and the methods used by teachers for teaching botany. Later, there was an intervention by activity developed in ENFs. Research has indicated that the botanical knowledge developed in ENFs stimulate learning differently in the traditional way, demystifying the botany as difficult to understand as well as raise environmental design as a tool for maintaining balanced environment.
author_additional Paes, Lucilene da Silva
author_additionalStr Paes, Lucilene da Silva
format Dissertação
author Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis
title Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas
title_short Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas
title_full Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas
title_fullStr Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas
title_full_unstemmed Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas
title_sort ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas
publisher Instituto Federal do Amazonas
publishDate 2018
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/62
_version_ 1787149861267701760
score 11.755432