/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas
The teaching of botany is a fundamental tool to strengthen awareness of the use, management and conservation. The development of teaching activities in Spaces Non-Formal (ENFs) Amazon can provide significant learning processes for teaching botany, valuing biodiversity of regional plants and thus...
Autor principal: | Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Instituto Federal do Amazonas
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/62 |
id |
oai:localhost:4321-62 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-622018-05-21T18:46:18Z Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Marques, Jean Dalmo de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4558873160462915 Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Rocha, Maria Astrid Liberato http://lattes.cnpq.br/3718324408807560 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Botânica Concepção ambiental Ensino Diagnóstico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL The teaching of botany is a fundamental tool to strengthen awareness of the use, management and conservation. The development of teaching activities in Spaces Non-Formal (ENFs) Amazon can provide significant learning processes for teaching botany, valuing biodiversity of regional plants and thus contributing to the formation of an environmental design. The research in this chapter aimed to diagnose through PPC, questionnaire to teachers and students, the perception of botanical relationship and environment in the construction of environmental design. The study was conducted at the Federal Institute of Education Science and Technology of the Amazon / IFAM through interviews with 49 students from the 2nd, 6th and 8th periods of Morphology disciplines of Superior Plant and Superior Plant Physiology, and 04 teachers, target the course of Biological Sciences Degree, checking botany and environmental design and the methods used by teachers for teaching botany. Later, there was an intervention by activity developed in ENFs. Research has indicated that the botanical knowledge developed in ENFs stimulate learning differently in the traditional way, demystifying the botany as difficult to understand as well as raise environmental design as a tool for maintaining balanced environment. O ensino de botânica se constitui em ferramenta fundamental, no sentido de fortalecer a conscientização do uso, manejo e conservação ambiental. O desenvolvimento de atividades de ensino nos Espaços Não Formais (ENFs) amazônicos pode propiciar processos de aprendizado significativos para o ensino de botânica, valorizando a biodiversidade de plantas regionais e consequentemente contribuindo para a formação de uma concepção ambiental. A pesquisa neste capítulo objetivou diagnosticar por meio do PPC, questionário ao docente e discente, a percepção da relação botânica e meio ambiente na construção da concepção ambiental. O estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas/IFAM por meio de entrevistas com 49 alunos do 2º, 6º e 8º períodos das disciplinas de Morfologia dos Vegetais Superiores e Fisiologia dos Vegetais Superiores, e com 04 professores, público alvo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, verificando a concepção botânica e ambiental, bem como as metodologias utilizadas pelos professores para o ensino de botânica. Posteriormente, realizou-se uma intervenção através de atividade desenvolvida nos ENFs. A pesquisa indicou que os conhecimentos botânicos desenvolvidos em ENFs, estimulam a aprendizagem de maneira diferenciada da tradicional, desmistificando a botânica como de difícil compreensão, além de despertar a concepção ambiental como instrumento para a manutenção do ambiente equilibrado. 2018-05-21T18:46:18Z 2018-04-30 2018-05-21T18:46:18Z 2015-12-03 Dissertação http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/62 por Acesso Aberto Instituto Federal do Amazonas Brasil Campus Manaus Centro Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Botânica Concepção ambiental Ensino Diagnóstico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
spellingShingle |
Botânica Concepção ambiental Ensino Diagnóstico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas |
topic_facet |
Botânica Concepção ambiental Ensino Diagnóstico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
The teaching of botany is a fundamental tool to strengthen awareness of the use,
management and conservation. The development of teaching activities in Spaces
Non-Formal (ENFs) Amazon can provide significant learning processes for teaching
botany, valuing biodiversity of regional plants and thus contributing to the formation
of an environmental design. The research in this chapter aimed to diagnose through
PPC, questionnaire to teachers and students, the perception of botanical relationship
and environment in the construction of environmental design. The study was
conducted at the Federal Institute of Education Science and Technology of the
Amazon / IFAM through interviews with 49 students from the 2nd, 6th and 8th
periods of Morphology disciplines of Superior Plant and Superior Plant Physiology,
and 04 teachers, target the course of Biological Sciences Degree, checking botany
and environmental design and the methods used by teachers for teaching botany.
Later, there was an intervention by activity developed in ENFs. Research has
indicated that the botanical knowledge developed in ENFs stimulate learning
differently in the traditional way, demystifying the botany as difficult to understand as
well as raise environmental design as a tool for maintaining balanced environment. |
author_additional |
Paes, Lucilene da Silva |
author_additionalStr |
Paes, Lucilene da Silva |
format |
Dissertação |
author |
Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis |
title |
Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas |
title_short |
Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas |
title_full |
Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas |
title_fullStr |
Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas |
title_full_unstemmed |
Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas |
title_sort |
ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas |
publisher |
Instituto Federal do Amazonas |
publishDate |
2018 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/62 |
_version_ |
1787149861267701760 |
score |
11.755432 |