/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O eletromagnetismo ensinado através da construção e aplicação de experimentos
A Vergnaud’s Theory of Conceptual Fields was used to evaluate cognitive development due to the application of experiments of low cost within the context of Eletromagnetism for studentes in the Third Grade of High School of the State School Sant'Ana. The experiments are designed and applied for th...
Autor principal: | Silveira, Luiz Gustavo Teixeira da |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/655 |
id |
oai:localhost:4321-655 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-6552021-11-29T17:33:43Z O eletromagnetismo ensinado através da construção e aplicação de experimentos Silveira, Luiz Gustavo Teixeira da Padilha, Igor Tavares http://lattes.cnpq.br/4605895860650284 Padilha, Igor Tavares http://lattes.cnpq.br/4605895860650284 Silva, Denilson Borges da http://lattes.cnpq.br/7149037835888302 Dinóla Neto, Francisco http://lattes.cnpq.br/7771047564721972 Física - ensino Ensino médio Eletromagnetismo Teoria dos campos conceituais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL A Vergnaud’s Theory of Conceptual Fields was used to evaluate cognitive development due to the application of experiments of low cost within the context of Eletromagnetism for studentes in the Third Grade of High School of the State School Sant'Ana. The experiments are designed and applied for the Van der Graf generator, with PET bottles and a representative model of a Hydrometer. It was still applied a computational simulation, gives platform PHET, for assembly of electrical circuits. In general, a technical and scientific linguage allied to or learned two basic concepts of eletromagnetism foi bem unfolded in the classes A and B, classes to which the experiments were applied. Another characteristic is that we have a good idea of how we apply our applied tests in the classroom. In the meantime, to class C, class to which it is applied or traditional method, it has to work in all aspects when compared to other turmas. This performance is revealed to numerous factors such as: lack of interest, difficulty in discipline, lack of mathematical and linguistic basis, and a contextualization of discipline not on a day-to-day basis. I do not point out the Theory of Conceptual Fields, or fact of the classes A e B have a good income and allied to or protagonism of student in the teaching-learning process, making the teacher were just a mediator of this process. Another analyze was related to the resolution of exercices, by the second Vergnaud, this practice and of great importance for the apprenticeship of the non-ensino of Mathematics and Physics. However, the class C, even with the resolution of numerous exercises solved, showed a below-expected yield when compair with another class. This should, mainly, to mechanization of solving exercises by having the student so that the student does not think about the physical and mathematical concepts involved but use the reminder that you have solved some other similar exercise. This fator is effective, I do not put of sight of "passing year " and college entrance exams, but, and ineffective when it comes to actually learning the physical concept in the matter. A teoria dos Campos Conceituais de Vergaud foi utilizado a fim de avaliar o desenvolvimento cognitivo decorrente à aplicação de experimentos de baixo custo dentro do contexto do Eletromagnetismo para alunos da Terceira série do Ensino Médio da Escola Estadual Sant’Ana. Os experimentos construídos e aplicados foram um Gerador de Van der Graf feito com garrafas PET’s e um modelo representativo de uma Hidrelétrica. Ainda foi aplicado uma simulação computacional, da plataforma PHET, para montagem de circuitos elétricos. De forma geral, a linguagem técnica e científica aliado ao aprendizado dos conceitos básicos do Eletromagnetismo foi bem desenvolvida nas turmas A e B, turmas ao qual se aplicou os experimentos. Outra característica dessas turmas foi ter um bom desempenho nos testes aplicados e nas discussões em sala de aula. Entretanto, a turma C, turma ao qual se aplicou o método tradicional, teve um desempenho abaixo em todos os aspectos quando comparados as outras turmas. Esse rendimento se deve a inúmeros fatores como: falta de interesse, dificuldade na disciplina, falta de base matemática e lingüística, e a não contextualização da disciplina no seu dia-a-dia. No ponto de vista da Teoria dos Campos Conceituais, o fato das turmas A e B terem um bom rendimento é aliado ao protagonismo do aluno no processo ensino-aprendizagem, fazendo com que o professor fosse apenas um mediador deste processo. Outra análise se faz referente à resolução de exercícios, pois segundo Vergnaud, esta prática é de suma importância para a aprendizagem do aluno no ensino de Matemática e Física. No entanto, a turma C, mesmo com a resolução de inúmeros exercícios resolvidos, mostrou ainda um rendimento abaixo do esperado quando comparado com as outras turmas. Isso se deve, principalmente, a mecanização da resolução de exercícios fazendo com que o aluno não pense nos conceitos físicos e matemáticos envolvidos e sim use da lembrança de ter resolvido algum outro exercício parecido. Este fator é eficaz, no ponto de vista de “passar de ano” e vestibulares, mas, é ineficaz quando se trata de aprender realmente o conceito físico na questão. 2021-11-29T17:32:29Z 2021-11-29 2021-11-29T17:32:29Z 2018-07-20 Dissertação SILVEIRA, Luiz Gustavo Teixeira da. O eletromagnetismo ensinado através da construção e aplicação de experimentos.93 f. 2018. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/655 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Física - ensino Ensino médio Eletromagnetismo Teoria dos campos conceituais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
spellingShingle |
Física - ensino Ensino médio Eletromagnetismo Teoria dos campos conceituais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL Silveira, Luiz Gustavo Teixeira da O eletromagnetismo ensinado através da construção e aplicação de experimentos |
topic_facet |
Física - ensino Ensino médio Eletromagnetismo Teoria dos campos conceituais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
description |
A Vergnaud’s Theory of Conceptual Fields was used to evaluate cognitive
development due to the application of experiments of low cost within the context of
Eletromagnetism for studentes in the Third Grade of High School of the State School
Sant'Ana. The experiments are designed and applied for the Van der Graf generator,
with PET bottles and a representative model of a Hydrometer. It was still applied a
computational simulation, gives platform PHET, for assembly of electrical circuits. In
general, a technical and scientific linguage allied to or learned two basic concepts of
eletromagnetism foi bem unfolded in the classes A and B, classes to which the
experiments were applied. Another characteristic is that we have a good idea of how we
apply our applied tests in the classroom. In the meantime, to class C, class to which it is
applied or traditional method, it has to work in all aspects when compared to other
turmas. This performance is revealed to numerous factors such as: lack of interest,
difficulty in discipline, lack of mathematical and linguistic basis, and a
contextualization of discipline not on a day-to-day basis. I do not point out the Theory
of Conceptual Fields, or fact of the classes A e B have a good income and allied to or
protagonism of student in the teaching-learning process, making the teacher were just a
mediator of this process. Another analyze was related to the resolution of exercices, by
the second Vergnaud, this practice and of great importance for the apprenticeship of the
non-ensino of Mathematics and Physics. However, the class C, even with the resolution
of numerous exercises solved, showed a below-expected yield when compair with
another class. This should, mainly, to mechanization of solving exercises by having the
student so that the student does not think about the physical and mathematical concepts
involved but use the reminder that you have solved some other similar exercise. This
fator is effective, I do not put of sight of "passing year " and college entrance exams,
but, and ineffective when it comes to actually learning the physical concept in the
matter. |
author_additional |
Padilha, Igor Tavares |
author_additionalStr |
Padilha, Igor Tavares |
format |
Dissertação |
author |
Silveira, Luiz Gustavo Teixeira da |
title |
O eletromagnetismo ensinado através da construção e aplicação de experimentos |
title_short |
O eletromagnetismo ensinado através da construção e aplicação de experimentos |
title_full |
O eletromagnetismo ensinado através da construção e aplicação de experimentos |
title_fullStr |
O eletromagnetismo ensinado através da construção e aplicação de experimentos |
title_full_unstemmed |
O eletromagnetismo ensinado através da construção e aplicação de experimentos |
title_sort |
o eletromagnetismo ensinado através da construção e aplicação de experimentos |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/655 |
_version_ |
1787149908688502784 |
score |
11.755432 |