Trabalho de Conclusão de Curso

Estratégias didáticas para o ensino dos elementos químicos e suas propriedades

Periodic table has long been taught in such a way that students are forced to memorize the symbols of chemical elements, names and numbers, without due consideration of the usefulness of these elements in the students experience. Thus, the need arises to propose methodologies that surpass the plaste...

ver descrição completa

Autor principal: Paiva, Antônia Jaqueline Vitor de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/705
id oai:localhost:4321-705
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-7052022-04-08T22:16:14Z Estratégias didáticas para o ensino dos elementos químicos e suas propriedades Paiva, Antônia Jaqueline Vitor de Costa, Katia Maria Guimarães http://lattes.cnpq.br/4801914492093251 Costa, Kátia Maria Guimarães http://lattes.cnpq.br/4801914492093251 Melo, Ana Cláudia Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/5944321508964046 Santos, Ana Lúcia Mendes dos http://lattes.cnpq.br/4731643147452069 Química - ensino Elementos químicos Jogos didáticos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA Periodic table has long been taught in such a way that students are forced to memorize the symbols of chemical elements, names and numbers, without due consideration of the usefulness of these elements in the students experience. Thus, the need arises to propose methodologies that surpass the plaster teaching memorization of the periodic table. This work aimed to develop a learning project using didactic strategies for teaching the chemical elements in the classroom, encouraging students creativity and contributing to the teaching of chemistry. The didactic strategies used were comics and a didactic game. The projet was developed at School Maria da Luz Calderaro, in a class of the first year of high school, totaling 37 students. Initially, a previous questionnaire was applied, followed by the interventions that took place through lectures and dynamic exercises, elaboration of comics with the chemical elements as illustrative characters and the didactic game entitled "Path of the chemical puzzle". To verify the didactic resource employed, a post-intervention questionnaire was applied with the same questions as the previous questionnaire. In the comics it was found that they were very interesting in which each demonstrated a different plot, and can classify this stage of the project as fruitful, productive and creative. The game was the form of assessment, which assessed student participation and commitment to help win the game, the moment provided a more pleasurable assessment for students, as well as remembering everything they learned about content what is important for meaningful learning. Results demonstrate significant evolution in the students conceptions about the chemical elements and their properties after the application of the didactic strategy. The answers of some students were concrete and the ideas more structured compared to the answers that were given in the previous knowledge stage showing that the interventions made with the students helped to clarify doubts expressed by them. It is hoped that this study can contribute to the teaching of chemical elements and their properties in teaching, participating in the training of students and helping teachers to streamline their teaching activity. A tabela periódica por muito tempo vem sendo ensinada de maneira em que os alunos são forçados a decorar os símbolos dos elementos químicos, nomes e números, sem a devida reflexão sobre a utilidade desses elementos na vivência dos alunos. Com isso, surge a necessidade de propor metodologias que superem o ensino engessado da memorização da tabela periódica. Esse trabalho objetivou elaborar um projeto de aprendizagem utilizando estratégias didáticas para o ensino dos elementos químicos na sala de aula, incentivando a criatividade dos alunos e contribuindo para o ensino de Química. As estratégias didáticas utilizadas foram as histórias em quadrinhos e um jogo didático. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Maria da Luz Calderaro, em uma turma do 1º ano do ensino médio, totalizando 37 discentes. Inicialmente foi aplicado um questionário prévio, em seguida ocorreu as intervenções que se deram por meio de aulas expositivas e exercícios dinâmicos, elaboração de histórias em quadrinhos com os elementos químicos como personagens ilustrativos e o jogo didático intitulado "caminho do enigma químico". Para verificação do recurso didático empregado foi aplicado um questionário pós intervenção com as mesmas questões do questionário prévio. Nas histórias em quadrinhos constatou-se que elas se mostraram bem interessantes na qual cada uma demonstrou um enredo/trama diferente, podendo classificar essa etapa do projeto como proveitosa, produtiva e criativa. O jogo foi a forma de avaliação, onde avaliou-se participação dos alunos e o empenho em ajudar para ganhar o jogo, o momento proporcionou uma avaliação mais prazerosa para os alunos, além de relembrar sobre tudo que eles aprenderam sobre o conteúdo o que é importante para uma aprendizagem significativa. Assim, os resultados demonstram significativa evolução nas concepções dos alunos a respeito dos elementos químicos e suas propriedades após a aplicação da estratégia didática. As respostas de alguns educandos mostraram-se concretas e as ideias mais estruturadas em comparação com as respostas que foram dadas na etapa dos conhecimentos prévios evidenciando que as intervenções realizadas com os alunos ajudaram na elucidação de dúvidas expressadas por eles. Espera-se que este estudo possa contribuir para o ensino dos elementos químicos e suas propriedades no ensino, participando da formação de discentes e auxiliando professores a dinamizarem sua atividade docente. 2022-03-31T15:27:01Z 2022-03-31 2022-03-31T15:27:01Z 2019-12-06 Trabalho de Conclusão de Curso PAIVA, Antônia Jaqueline Vitor de. Estratégias didáticas para o ensino dos elementos químicos e suas propriedades. 2019. 49 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/705 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Química - ensino
Elementos químicos
Jogos didáticos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Química - ensino
Elementos químicos
Jogos didáticos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Paiva, Antônia Jaqueline Vitor de
Estratégias didáticas para o ensino dos elementos químicos e suas propriedades
topic_facet Química - ensino
Elementos químicos
Jogos didáticos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Periodic table has long been taught in such a way that students are forced to memorize the symbols of chemical elements, names and numbers, without due consideration of the usefulness of these elements in the students experience. Thus, the need arises to propose methodologies that surpass the plaster teaching memorization of the periodic table. This work aimed to develop a learning project using didactic strategies for teaching the chemical elements in the classroom, encouraging students creativity and contributing to the teaching of chemistry. The didactic strategies used were comics and a didactic game. The projet was developed at School Maria da Luz Calderaro, in a class of the first year of high school, totaling 37 students. Initially, a previous questionnaire was applied, followed by the interventions that took place through lectures and dynamic exercises, elaboration of comics with the chemical elements as illustrative characters and the didactic game entitled "Path of the chemical puzzle". To verify the didactic resource employed, a post-intervention questionnaire was applied with the same questions as the previous questionnaire. In the comics it was found that they were very interesting in which each demonstrated a different plot, and can classify this stage of the project as fruitful, productive and creative. The game was the form of assessment, which assessed student participation and commitment to help win the game, the moment provided a more pleasurable assessment for students, as well as remembering everything they learned about content what is important for meaningful learning. Results demonstrate significant evolution in the students conceptions about the chemical elements and their properties after the application of the didactic strategy. The answers of some students were concrete and the ideas more structured compared to the answers that were given in the previous knowledge stage showing that the interventions made with the students helped to clarify doubts expressed by them. It is hoped that this study can contribute to the teaching of chemical elements and their properties in teaching, participating in the training of students and helping teachers to streamline their teaching activity.
author_additional Costa, Katia Maria Guimarães
author_additionalStr Costa, Katia Maria Guimarães
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Paiva, Antônia Jaqueline Vitor de
title Estratégias didáticas para o ensino dos elementos químicos e suas propriedades
title_short Estratégias didáticas para o ensino dos elementos químicos e suas propriedades
title_full Estratégias didáticas para o ensino dos elementos químicos e suas propriedades
title_fullStr Estratégias didáticas para o ensino dos elementos químicos e suas propriedades
title_full_unstemmed Estratégias didáticas para o ensino dos elementos químicos e suas propriedades
title_sort estratégias didáticas para o ensino dos elementos químicos e suas propriedades
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/705
_version_ 1787149918386782208
score 11.674684