Dissertação

Uma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática utilizando experimentos

The present work is about the report of the production and elaboration of a didactic sequence to be applied in the 9◦ year of elementary school II. A didactic sequence is a set of ordered, structured activities aimed at achieving an educational objective, that is, student learning. In this sequen...

ver descrição completa

Autor principal: Simas, Aristeu Pereira
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/719
id oai:localhost:4321-719
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-7192022-10-27T18:22:54Z Uma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática utilizando experimentos Simas, Aristeu Pereira Silva, Márcio Gomes da http://lattes.cnpq.br/2363782297790054 Silva, Márcio Gomes da http://lattes.cnpq.br/2363782297790054 Pacobahyba, Josefa Teixeira de Mendonça http://lattes.cnpq.br/0521315770932665 Campos, José Galúcio http://lattes.cnpq.br/0500936753469199 Física - ensino Cinemática Física - didática Teoria de Vygotsky CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL The present work is about the report of the production and elaboration of a didactic sequence to be applied in the 9◦ year of elementary school II. A didactic sequence is a set of ordered, structured activities aimed at achieving an educational objective, that is, student learning. In this sequence, we deal with the teaching of kinematics, which is an area of Physics that studies the movements of bodies without caring about the cause of the movement, from the initial part to relative movement. To trigger our proposal, we based this didactic sequence on Lev Vygotsky’s sociocultural theory, as this theory emphasizes the interaction between people in development and the culture where they are inserted. It is important to point out that in this didactic sequence, we emphasize the study of Kinematics using experiments, as they provide advantages when used in the classroom, such as the motivation caused in the student by seeing something different in the classroom and there is a greater student interest in the use of experiments. O presente trabalho trata-se do relato da produ¸c˜ao e elabora¸c˜ao de uma sequˆencia did´atica para aplicar no 9◦ ano do ensino fundamental II. Uma Sequˆencia did´atica ´e um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas que tem como finalidade atingir um objetivos educacional, isto ´e, a aprendizagem do aluno. Nessa sequˆencia tratamos do ensino de cinem´atica, que ´e uma ´area da F´ısica que estuda os movimentos de corpos sem se importar com a causa do movimento, desde a parte inicial at´e movimento relativo. Para desencadear nossa proposta fundamentamos essa sequˆencia did´atica na teoria sociocultural de Lev Vygotsky, pois essa teoria enfatiza a intera¸c˜ao entre as pessoas em desenvolvimento e a cultura onde est˜ao inseridas. E importante salientar que nesta ´ sequˆencia did´atica, enfatizamos o estudo de Cinem´atica utilizando experimentos, pois os mesmos proporcionam vantagens ao serem utilizados em sala de aula, como a motiva¸c˜ao causada no estudante pelo fato de ver algo diferente em sala de aula e verifica-se um interesse maior dos alunos no uso de experimentos. FAPEAM 2022-04-07T16:13:03Z 2022-04-07 2022-04-07T16:13:03Z 2021-09-28 Dissertação SIMAS, Aristeu Pereira. Uma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática utilizando experimentos. 162 f. 2021. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/719 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Física - ensino
Cinemática
Física - didática
Teoria de Vygotsky
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
spellingShingle Física - ensino
Cinemática
Física - didática
Teoria de Vygotsky
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Simas, Aristeu Pereira
Uma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática utilizando experimentos
topic_facet Física - ensino
Cinemática
Física - didática
Teoria de Vygotsky
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description The present work is about the report of the production and elaboration of a didactic sequence to be applied in the 9◦ year of elementary school II. A didactic sequence is a set of ordered, structured activities aimed at achieving an educational objective, that is, student learning. In this sequence, we deal with the teaching of kinematics, which is an area of Physics that studies the movements of bodies without caring about the cause of the movement, from the initial part to relative movement. To trigger our proposal, we based this didactic sequence on Lev Vygotsky’s sociocultural theory, as this theory emphasizes the interaction between people in development and the culture where they are inserted. It is important to point out that in this didactic sequence, we emphasize the study of Kinematics using experiments, as they provide advantages when used in the classroom, such as the motivation caused in the student by seeing something different in the classroom and there is a greater student interest in the use of experiments.
author_additional Silva, Márcio Gomes da
author_additionalStr Silva, Márcio Gomes da
format Dissertação
author Simas, Aristeu Pereira
title Uma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática utilizando experimentos
title_short Uma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática utilizando experimentos
title_full Uma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática utilizando experimentos
title_fullStr Uma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática utilizando experimentos
title_full_unstemmed Uma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática utilizando experimentos
title_sort uma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática utilizando experimentos
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/719
_version_ 1787149920326647808
score 11.653393