Dissertação

Pedagogia de projetos na formação inicial de professores: possibilidade a partir da proposta Aprender Investigando

This work results from research developed during de Professional Master Course in Technological Teaching, which aims to investigate if the Learning Investigating (LI) is a viable proposal of contribution to initial formation of teachers. It was supported epistemologically on concepts over teacher...

ver descrição completa

Autor principal: Andrade, Luciani Andrade de
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/81
id oai:localhost:4321-81
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-812022-05-18T13:34:09Z Pedagogia de projetos na formação inicial de professores: possibilidade a partir da proposta Aprender Investigando Andrade, Luciani Andrade de Gonzaga, Amarildo Menezes http://lattes.cnpq.br/2786554010520173 Gonzaga, Amarildo Menezes http://lattes.cnpq.br/2786554010520173 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Borges, Heloísa da Silva http://lattes.cnpq.br/9429409939324333 Formação de professores Pedagogia de projetos Aprender investigando CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL This work results from research developed during de Professional Master Course in Technological Teaching, which aims to investigate if the Learning Investigating (LI) is a viable proposal of contribution to initial formation of teachers. It was supported epistemologically on concepts over teachers formation in Brazil, on pedagogy of projects, and over LI. The research occurred in a partnership with Biological Sciences and Chemical students of IFAM/ Manaus, Downtown Campus, through the discipline Pedagogical Practice 1 that was supported by the pedagogy of projects by applying The Learning Investigating Methodology, on which students made research during classes with investigative propositions from their experiences over the course. Considering the qualitative bias of research, it was realized the Participating Observation Technique to collect data, by the application of questionnaires, notes on field diaries, and analysis of text production resulting from activities performed by students during the discipline period, resulting in a testimonial of such experience that subsidized the educational product named Learning Investigating on Formation of Teachers Utilization Guide, that evidenced how to proceed on formation of teachers. Thus, hopefully research may contribute with new investigating proposals supported by new formative models, as this guide, wich is an instrument useful on teachers formation Este trabalho resulta de pesquisa desenvolvida durante curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico a qual propôs investigar se a metodologia Aprender Investigando A/I é uma proposta possível de contribuição para a formação inicial de professores. Amparou-se epistemologicamente em conceitos sobre a formação de professores no Brasil, na Pedagogia de Projetos e na metodologia A/I. A pesquisa ocorreu junto aos licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas e Química do IFAM/Campus Manaus-Centro na disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica 1 e se sustentou a partir da Pedagogia de Projetos com aplicação da metodologia Aprender Investigando na qual os licenciandos desenvolveram pesquisa em sala de aula com proposições investigativas decorrentes de suas vivências e experiências durante o curso. Considerando o caráter qualitativo da pesquisa, foi realizada Observação Participante para a coleta de dados, com aplicação de questionários, anotações em diário de campo e análise das produções textuais resultantes das atividades desenvolvidas pelos licenciandos no decorrer da disciplina, resultando em um relato desta experiência formativa que subsidiou a elaboração do produto educacional denominado Guia com orientações de utilização do Aprender Investigando em Formações Docentes, que evidencia como se proceder a formação de professores. Assim, acredita-se que a pesquisa pode contribuir com novas proposições investigativas amparadas em novos modelos formativos, como o Guia este tomado como um instrumento utilizável em formações docentes. 2018-05-30T20:21:55Z 2018-04-30 2018-05-30T20:21:55Z 2017-12-20 Dissertação http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/81 por Acesso Aberto Instituto Federal do Amazonas Brasil Campus Manaus Centro Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Formação de professores
Pedagogia de projetos
Aprender investigando
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Formação de professores
Pedagogia de projetos
Aprender investigando
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Andrade, Luciani Andrade de
Pedagogia de projetos na formação inicial de professores: possibilidade a partir da proposta Aprender Investigando
topic_facet Formação de professores
Pedagogia de projetos
Aprender investigando
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description This work results from research developed during de Professional Master Course in Technological Teaching, which aims to investigate if the Learning Investigating (LI) is a viable proposal of contribution to initial formation of teachers. It was supported epistemologically on concepts over teachers formation in Brazil, on pedagogy of projects, and over LI. The research occurred in a partnership with Biological Sciences and Chemical students of IFAM/ Manaus, Downtown Campus, through the discipline Pedagogical Practice 1 that was supported by the pedagogy of projects by applying The Learning Investigating Methodology, on which students made research during classes with investigative propositions from their experiences over the course. Considering the qualitative bias of research, it was realized the Participating Observation Technique to collect data, by the application of questionnaires, notes on field diaries, and analysis of text production resulting from activities performed by students during the discipline period, resulting in a testimonial of such experience that subsidized the educational product named Learning Investigating on Formation of Teachers Utilization Guide, that evidenced how to proceed on formation of teachers. Thus, hopefully research may contribute with new investigating proposals supported by new formative models, as this guide, wich is an instrument useful on teachers formation
author_additional Gonzaga, Amarildo Menezes
author_additionalStr Gonzaga, Amarildo Menezes
format Dissertação
author Andrade, Luciani Andrade de
title Pedagogia de projetos na formação inicial de professores: possibilidade a partir da proposta Aprender Investigando
title_short Pedagogia de projetos na formação inicial de professores: possibilidade a partir da proposta Aprender Investigando
title_full Pedagogia de projetos na formação inicial de professores: possibilidade a partir da proposta Aprender Investigando
title_fullStr Pedagogia de projetos na formação inicial de professores: possibilidade a partir da proposta Aprender Investigando
title_full_unstemmed Pedagogia de projetos na formação inicial de professores: possibilidade a partir da proposta Aprender Investigando
title_sort pedagogia de projetos na formação inicial de professores: possibilidade a partir da proposta aprender investigando
publisher Instituto Federal do Amazonas
publishDate 2018
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/81
_version_ 1787149862932840448
score 11.755432