Dissertação

Uma proposta para ensinar a aceleração da gravidade: usando a interface Hackeduca conecta

In our schools, the teaching of physics consists of passing on a pile of information without connection with the world that surrounds the student. Forgetting that Physics is a science that studies natural phenomena, through observation. In view of the above, the present work aims to develop a seq...

ver descrição completa

Autor principal: Chagas, Sidney Assis
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/811
id oai:localhost:4321-811
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-8112022-10-27T18:21:14Z Uma proposta para ensinar a aceleração da gravidade: usando a interface Hackeduca conecta Chagas, Sidney Assis Silva, Márcio Gomes da http://lattes.cnpq.br/2363782297790054 Silva, Márcio Gomes da http://lattes.cnpq.br/2363782297790054 Sousa, José Ricardo de http://lattes.cnpq.br/3871066069541626 Bento, Ricardo Rodrigues de França http://lattes.cnpq.br/0438766445011979 Física - ensino Scratch Hackeduca Aprendizagem por descoberta CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL In our schools, the teaching of physics consists of passing on a pile of information without connection with the world that surrounds the student. Forgetting that Physics is a science that studies natural phenomena, through observation. In view of the above, the present work aims to develop a sequence of activities on free fall using the Hackeduca Conecta application, with experiments simulated by the same application, for students of the 1st grade of High School, following the pedagogical theory of Jerome Bruner that deals with “Discovery teaching”. The proposal consists of analyzing the movement of the bodies through the "Free Fall" where data will be programmed and collected through sensors and transmitted to the computer using Arduino, so we will be able to generate graphs to analyze the movement of the bodies, discuss values and assist students in solving problems through tests, analyze some important parameters in this phenomenon studied and also measure the value of gravity acceleration. It is hoped that this Teaching-Learning proposal will make student learning effective and very profitable in order to make the student an investigator and a critical-reflective thinker and that all this knowledge acquired by him be profitable in his reality. Em nossas escolas, o ensino de física consiste em passar um amontoado de informações sem conexão com o mundo que cerca o aluno. Esquecendo que a Física é uma ciência que estuda os fenômenos naturais, através da observação. Diante do exposto, o presente trabalho visa desenvolver uma sequência de atividades sobre a queda livre usando o aplicativo Hackeduca Conecta, com experimentos simulados pelo mesmo aplicativo, para alunos da 1ª série do Ensino Médio, seguindo a teoria pedagógica de Jerome Bruner que versa o “Ensino por descoberta”. A proposta consiste em analisar o movimento dos corpos por meio da “Queda Livre” onde dados serão programados e coletados através de sensores e transmitidos ao computador com o uso do Arduino, assim teremos a condição de gerar gráficos para analisar o movimento dos corpos, discutir valores e auxiliar os alunos na resolução de problemas por meio de testes, analisar alguns parâmetros importantes nesse fenômeno estudado e ainda mensurar o valor da aceleração da gravidade. Espera-se que essa proposta de Ensino-aprendizagem torne a aprendizagem dos discentes eficaz e bem proveitosa a fim de tornar o aluno um investigador e um pensador crítico-reflexivo e que todo esse conhecimento adquirido por ele seja proveitoso na realidade dele. 2022-05-20T20:22:50Z 2022-05-20 2022-05-20T20:22:50Z 2021-10-19 Dissertação CHAGAS, Sidney Assis. Uma proposta para ensinar a aceleração da gravidade: usando a interface hackeduca conecta. 77 f. 2021. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/811 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Física - ensino
Scratch
Hackeduca
Aprendizagem por descoberta
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
spellingShingle Física - ensino
Scratch
Hackeduca
Aprendizagem por descoberta
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Chagas, Sidney Assis
Uma proposta para ensinar a aceleração da gravidade: usando a interface Hackeduca conecta
topic_facet Física - ensino
Scratch
Hackeduca
Aprendizagem por descoberta
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description In our schools, the teaching of physics consists of passing on a pile of information without connection with the world that surrounds the student. Forgetting that Physics is a science that studies natural phenomena, through observation. In view of the above, the present work aims to develop a sequence of activities on free fall using the Hackeduca Conecta application, with experiments simulated by the same application, for students of the 1st grade of High School, following the pedagogical theory of Jerome Bruner that deals with “Discovery teaching”. The proposal consists of analyzing the movement of the bodies through the "Free Fall" where data will be programmed and collected through sensors and transmitted to the computer using Arduino, so we will be able to generate graphs to analyze the movement of the bodies, discuss values and assist students in solving problems through tests, analyze some important parameters in this phenomenon studied and also measure the value of gravity acceleration. It is hoped that this Teaching-Learning proposal will make student learning effective and very profitable in order to make the student an investigator and a critical-reflective thinker and that all this knowledge acquired by him be profitable in his reality.
author_additional Silva, Márcio Gomes da
author_additionalStr Silva, Márcio Gomes da
format Dissertação
author Chagas, Sidney Assis
title Uma proposta para ensinar a aceleração da gravidade: usando a interface Hackeduca conecta
title_short Uma proposta para ensinar a aceleração da gravidade: usando a interface Hackeduca conecta
title_full Uma proposta para ensinar a aceleração da gravidade: usando a interface Hackeduca conecta
title_fullStr Uma proposta para ensinar a aceleração da gravidade: usando a interface Hackeduca conecta
title_full_unstemmed Uma proposta para ensinar a aceleração da gravidade: usando a interface Hackeduca conecta
title_sort uma proposta para ensinar a aceleração da gravidade: usando a interface hackeduca conecta
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/811
_version_ 1783968733478256640
score 11.755432