/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outro
O uso do programa Scratch na abordagem dos conceitos iniciais de cinemática para alunos do 1º ano do ensino médio
Neste trabalho apresentamos um estudo sobre o uso das animações em atividades didáticas no ensino de física, referentes aos conceitos iniciais de cinemática. O objetivo desta pesquisa é aplicar os conceitos iniciais de cinemática que é estudado no 1º ano do ensino médio de forma mais dinâmica, co...
Autor principal: | Farias, Fabrício de Oliveira |
---|---|
Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/830 |
id |
oai:localhost:4321-830 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-8302022-09-02T20:43:21Z O uso do programa Scratch na abordagem dos conceitos iniciais de cinemática para alunos do 1º ano do ensino médio Farias, Fabrício de Oliveira Anglada-Rivera, José http://lattes.cnpq.br/5724564590431920 Anglada-Rivera, José http://lattes.cnpq.br/5724564590431920 Amazonas, Márcio Andrei de Souza Perez, Silvana http://lattes.cnpq.br/3585326481456738 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/578 Física - ensino Cinemática Scratch CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL Neste trabalho apresentamos um estudo sobre o uso das animações em atividades didáticas no ensino de física, referentes aos conceitos iniciais de cinemática. O objetivo desta pesquisa é aplicar os conceitos iniciais de cinemática que é estudado no 1º ano do ensino médio de forma mais dinâmica, contextualizada e com auxilio de um software, porém com a participação dos alunos, de modo a tornar o aprendizado potencializado. O programa Scratch será o recurso tecnológico (Software) usado para intermediar o ensino dos conceitos iniciais de cinemática e tornar a aprendizagem mais promissora. As atividades propostas nessa pesquisa são baseadas na teoria construtivista de Jerome Bruner que leva em consideração o ensino por descoberta e a proposta de um currículo em formato espiral, na qual o conteúdo é proposto de forma superficial e aprofundado de acordo com o aprendizado do aluno. Os participantes são doze alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio do curso de eletrotécnica em dependência pertencente ao Instituto Federal do Amazonas, campus Manaus-Centro. Os instrumentos de coleta de dados dessa pesquisa foram um pré teste, duas listas de exercícios conforme o roteiro da aula, um pós teste e dois questionários didático-metodológico. As conclusões obtidas a partir da visão dos estudantes apontam que o estudo dos conceitos iniciais de cinemática, utilizando as animações e os conceitos físicos pré-definidos: (i) aproximaram os conhecimentos teóricos da Física com o cotidiano, favorecendo a aprendizagem, (ii) proporcionaram conexões entre as situações-problema apresentadas nas animações e os conteúdos físicos por meio da interatividade, (iii) despertaram o prazer pela aprendizagem, e, (iv) tiveram caráter inovador, tornando as aulas de Física interessantes e diferentes das aulas tradicionais. Ressalta-se que a grande maioria dos estudantes consideraram proveitosas as aulas com esta abordagem, e que as dificuldades conceituais diminuíram intensamente. 2022-05-26T16:47:46Z 2022-05-26 2022-05-26T16:47:46Z 2016-02-05 Outro FARIAS, Fabricio de Oliveira. O uso do programa Scratch na abordagem dos conceitos iniciais de cinemática para alunos do 1º ano do ensino médio. 48 f. 2016. Produto educacional (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/830 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Física - ensino Cinemática Scratch CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
spellingShingle |
Física - ensino Cinemática Scratch CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL Farias, Fabrício de Oliveira O uso do programa Scratch na abordagem dos conceitos iniciais de cinemática para alunos do 1º ano do ensino médio |
topic_facet |
Física - ensino Cinemática Scratch CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
description |
Neste trabalho apresentamos um estudo sobre o uso das animações em atividades
didáticas no ensino de física, referentes aos conceitos iniciais de cinemática. O
objetivo desta pesquisa é aplicar os conceitos iniciais de cinemática que é estudado
no 1º ano do ensino médio de forma mais dinâmica, contextualizada e com auxilio de
um software, porém com a participação dos alunos, de modo a tornar o aprendizado
potencializado. O programa Scratch será o recurso tecnológico (Software) usado
para intermediar o ensino dos conceitos iniciais de cinemática e tornar a
aprendizagem mais promissora. As atividades propostas nessa pesquisa são
baseadas na teoria construtivista de Jerome Bruner que leva em consideração o
ensino por descoberta e a proposta de um currículo em formato espiral, na qual o
conteúdo é proposto de forma superficial e aprofundado de acordo com o
aprendizado do aluno. Os participantes são doze alunos de uma turma do 1º ano do
ensino médio do curso de eletrotécnica em dependência pertencente ao Instituto
Federal do Amazonas, campus Manaus-Centro. Os instrumentos de coleta de dados
dessa pesquisa foram um pré teste, duas listas de exercícios conforme o roteiro da
aula, um pós teste e dois questionários didático-metodológico. As conclusões
obtidas a partir da visão dos estudantes apontam que o estudo dos conceitos iniciais
de cinemática, utilizando as animações e os conceitos físicos pré-definidos: (i)
aproximaram os conhecimentos teóricos da Física com o cotidiano, favorecendo a
aprendizagem, (ii) proporcionaram conexões entre as situações-problema
apresentadas nas animações e os conteúdos físicos por meio da interatividade, (iii)
despertaram o prazer pela aprendizagem, e, (iv) tiveram caráter inovador, tornando
as aulas de Física interessantes e diferentes das aulas tradicionais. Ressalta-se que
a grande maioria dos estudantes consideraram proveitosas as aulas com esta
abordagem, e que as dificuldades conceituais diminuíram intensamente. |
author_additional |
Anglada-Rivera, José |
author_additionalStr |
Anglada-Rivera, José |
format |
Outro |
author |
Farias, Fabrício de Oliveira |
title |
O uso do programa Scratch na abordagem dos conceitos iniciais de cinemática para alunos do 1º ano do ensino médio |
title_short |
O uso do programa Scratch na abordagem dos conceitos iniciais de cinemática para alunos do 1º ano do ensino médio |
title_full |
O uso do programa Scratch na abordagem dos conceitos iniciais de cinemática para alunos do 1º ano do ensino médio |
title_fullStr |
O uso do programa Scratch na abordagem dos conceitos iniciais de cinemática para alunos do 1º ano do ensino médio |
title_full_unstemmed |
O uso do programa Scratch na abordagem dos conceitos iniciais de cinemática para alunos do 1º ano do ensino médio |
title_sort |
o uso do programa scratch na abordagem dos conceitos iniciais de cinemática para alunos do 1º ano do ensino médio |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/830 |
_version_ |
1787149936578527232 |
score |
11.653393 |