Dissertação

O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus

The development of alternative conceptions in the sense of scientific knowledge is a gradual and extensive evolution. The reason for this is that such ideas are harmonious, global, stubborn, and solid (PINTÓ, et al., 1996). Several researchers have emphasized the collaborations of the use of t...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Everson Apolinário de
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/833
id oai:localhost:4321-833
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-8332022-06-09T21:02:18Z O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus Souza, Everson Apolinário de Adão Neto, Minos Martins http://lattes.cnpq.br/6102062332483035 http://lattes.cnpq.br/0257829315186935 Adão Neto, Minos Martins Hirsch, Luciana Rocha http://lattes.cnpq.br/0257829315186935 Azevedo, José Roberto Viana Física - ensino Sequências Didáticas Investigativas Velocidade CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL The development of alternative conceptions in the sense of scientific knowledge is a gradual and extensive evolution. The reason for this is that such ideas are harmonious, global, stubborn, and solid (PINTÓ, et al., 1996). Several researchers have emphasized the collaborations of the use of these activities for the conceptual development (AZEVEDO, 2006; CARVALHO, 2013; BORGES, 2002). A study was carried out on the collaborations of these activities for the development of the concept of speed. This study was carried out in the first semester of 2018 with students of the first year of High School who had already studied the content of kinematics. Most of them showed alternative conception, which proves that this way of knowing can occur even after formal education. Three activities were carried out that put the students in front of several events in order to generate cognitive conflict (CARVALHO, 1992). The students' written products were collected and analyzed using the content analysis as a guide (BARDIN, 1977). It was demonstrated that the investigative activities performed are an excellent option to the classic laboratory classes and presented potential in the promotion of the development of the alternative conceptions. O desenvolvimento das concepções alternativas no sentido do saber científico é uma evolução gradativa e extensa. A razão para isso é que tais ideias são harmoniosas, globais, obstinadas e sólidas (PINTÓ, et al., 1996). Diversos pesquisadores têm salientado as colaborações do uso dessas atividades para o desenvolvimento conceitual (AZEVEDO, 2006; CARVALHO, 2013; BORGES, 2002). Realizou-se neste trabalho um estudo acerca das colaborações dessas atividades para o desenvolvimento do conceito de velocidade. Realizou-se este estudo no primeiro semestre de 2018 com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio que haviam passado pelo estudo do conteúdo de cinemática. A maior parte deles evidenciou concepção alternativa, o que comprova que essa maneira de saber pode ocorrer mesmo depois da educação formal. Realizaram-se três atividades que puseram os estudantes frente a diversos eventos no intuito de gerar conflito cognitivo (CARVALHO, 1992). Foram recolhidos os produtos escritos dos estudantes e analisados usando-se como norte a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Foi demonstrado que as atividade investigativas executadas são uma excelente opção às aulas clássicas de laboratório e apresentaram potencialidade na promoção do desenvolvimento das concepções alternativas. 2022-05-27T19:40:47Z 2022-05-27 2022-05-27T19:40:47Z 2018-08-20 Dissertação SOUZA, Everson Apolinário de. O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus. 130 f. 2018.Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/833 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Física - ensino
Sequências Didáticas Investigativas
Velocidade
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
spellingShingle Física - ensino
Sequências Didáticas Investigativas
Velocidade
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Souza, Everson Apolinário de
O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus
topic_facet Física - ensino
Sequências Didáticas Investigativas
Velocidade
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description The development of alternative conceptions in the sense of scientific knowledge is a gradual and extensive evolution. The reason for this is that such ideas are harmonious, global, stubborn, and solid (PINTÓ, et al., 1996). Several researchers have emphasized the collaborations of the use of these activities for the conceptual development (AZEVEDO, 2006; CARVALHO, 2013; BORGES, 2002). A study was carried out on the collaborations of these activities for the development of the concept of speed. This study was carried out in the first semester of 2018 with students of the first year of High School who had already studied the content of kinematics. Most of them showed alternative conception, which proves that this way of knowing can occur even after formal education. Three activities were carried out that put the students in front of several events in order to generate cognitive conflict (CARVALHO, 1992). The students' written products were collected and analyzed using the content analysis as a guide (BARDIN, 1977). It was demonstrated that the investigative activities performed are an excellent option to the classic laboratory classes and presented potential in the promotion of the development of the alternative conceptions.
author_additional Adão Neto, Minos Martins
author_additionalStr Adão Neto, Minos Martins
format Dissertação
author Souza, Everson Apolinário de
title O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus
title_short O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus
title_full O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus
title_fullStr O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus
title_full_unstemmed O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus
title_sort o uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de manaus
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/833
_version_ 1787149937117495296
score 11.755432