Relatório de Pesquisa

Desenvolvimento de um jogo educacional multiusuário usando Bluetooth

A popularização do uso de celulares, no Mundo e em particular no Brasil, e o barateamento de modelos que incorporam recursos mais avançados, como o Bluetooth, aliado ao barateamento das ligações telefônicas e à popularização da Internet, tem possibilitado a difusão de jogos com complexidade maior. E...

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Autor principal: Natasha Malveira da Silva Costa
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1453
Resumo:
A popularização do uso de celulares, no Mundo e em particular no Brasil, e o barateamento de modelos que incorporam recursos mais avançados, como o Bluetooth, aliado ao barateamento das ligações telefônicas e à popularização da Internet, tem possibilitado a difusão de jogos com complexidade maior. Entre os tipos de jogos mais avançados, citam-se os Jogos Multiusuários, que possibilitam a interação entre dois ou mais jogadores simultâneamente, usando as estruturas de computação e comunicação, presentes em computadores e, cada vez mais, em celulares. Neste projeto propomos o estudo, o projeto e a implementação de um jogo educativo multiusário. Por ser uma área recente, há poucos exemplos na literatura de jogos com essas características. O embasamento inicial do projeto baseia-se na metodologia que desenvolvemos no Doutorado, que pode ser aplicada a projetos desta natureza, e nos traballhos de desenvolvimento de jogos pelo Grupo de Informática na Educação e Intelligência Artificial vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Informática da UFAM. Como resultado dessa pesquisa, espera-se, além do domínio básico das principais tecnologias envolvidas (Java ME e Bluetooth), dominar a metodologia, e construindo-se um jogo de tal natureza, servindo de base para jogos mais elaborados.