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Relatório de Pesquisa
Desenvolvimento de um jogo educacional multiusuário usando Bluetooth
A popularização do uso de celulares, no Mundo e em particular no Brasil, e o barateamento de modelos que incorporam recursos mais avançados, como o Bluetooth, aliado ao barateamento das ligações telefônicas e à popularização da Internet, tem possibilitado a difusão de jogos com complexidade maior. E...
Autor principal: | Natasha Malveira da Silva Costa |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1453 |
Resumo: |
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A popularização do uso de celulares, no Mundo e em particular no Brasil, e o barateamento de modelos que incorporam recursos mais avançados, como o Bluetooth, aliado ao barateamento das ligações telefônicas e à popularização da Internet, tem possibilitado a difusão de jogos com complexidade maior. Entre os tipos de jogos mais avançados, citam-se os Jogos Multiusuários, que possibilitam a interação entre dois ou mais jogadores simultâneamente, usando as estruturas de computação e comunicação, presentes em computadores e, cada vez mais, em celulares.
Neste projeto propomos o estudo, o projeto e a implementação de um jogo educativo multiusário. Por ser uma área recente, há poucos exemplos na literatura de jogos com essas características. O embasamento inicial do projeto baseia-se na metodologia que desenvolvemos no Doutorado, que pode ser aplicada a projetos desta natureza, e nos traballhos de desenvolvimento de jogos pelo Grupo de Informática na Educação e Intelligência Artificial vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Informática da UFAM.
Como resultado dessa pesquisa, espera-se, além do domínio básico das principais tecnologias envolvidas (Java ME e Bluetooth), dominar a metodologia, e construindo-se um jogo de tal natureza, servindo de base para jogos mais elaborados. |