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Relatório de Pesquisa
Território e territorialidades indígenas na cidade de Manaus
Em Manaus, vivem aproximadamente 20 mil indígenas (COIAB, 2008).Estes indígenas, vindos de Toda parte do Estado estão localizados hoje, alguns, de forma concentrada em bairros como Compensa, Jorge Teixeira, Redenção-Santos Dumont, Mauazinho, Ramal do Brasileirinho, Comunidade São João, Coroado, Ci...
Autor principal: | Zilmar Lima da Silva |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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oai:localhost:prefix-15022021-11-17T20:48:17Z Território e territorialidades indígenas na cidade de Manaus Zilmar Lima da Silva Ivani Ferreira de Faria Territorialidade Território Associações indígenas CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA Em Manaus, vivem aproximadamente 20 mil indígenas (COIAB, 2008).Estes indígenas, vindos de Toda parte do Estado estão localizados hoje, alguns, de forma concentrada em bairros como Compensa, Jorge Teixeira, Redenção-Santos Dumont, Mauazinho, Ramal do Brasileirinho, Comunidade São João, Coroado, Ciadade de Deus, Conjunto Vila Câmara, São José, Tarumã, Santa Etelvina, Lirio do Vale e João Paulo etc., ou espalhados por outros bairros da capital, entretanto sempre se organizando em forma de associações. Historicamente, no contexto do estado-nação, sucederam-se processos de integração que pretendiam apagar as identidades étnicas, e um dos mecanismos usados para conseguir este objetivo, foi a imposição de novas territorialidades, novas demarcações territoriais e novos regimes de propriedade e acesso aos recursos naturais e novas relações de produção. Os estudos dedicados a esta problemática, acompanharam durante várias décadas a erosão, a decadência e até a extinção de sistemas culturais nativos, locais, assim como, os processos de alienação e perda do território que acompanhavam os primeiros. No entanto, também registraram os processos de resistência à transformação e refuncionalização das identidades e dos territórios, , assim como a dotação de novos sentidos ao território, criando novas territorialidades, onde certos elos básicos conseguiram ser mantidos. Os indígenas são compelidos a participar de um processo crescente de inserção no mundo moderno incorporando vários aspectos culturais e bens produzidos pela sociedade ocidental Dessa maneira, surge uma outra configuração através da (re)construção de moradia na cidade refletida na materialização das condições socioeconômicas, de como a comunidade/povo poderá ter acesso as formas de como garantir sua mudança no aspecto cultural econômico. Em vista disso, alguns são levados a buscar outras alternativas de renda ou aguardar o apoio de entidades religiosas. Recriam seus territórios na cidade dando novos significados e funcão e as associações são instrumentos de união e de afirmação de suas culturas. Esta pesquisa pretende analisar como está ocorrendo a territorialização e a criaçäo de novas territorialidades indígenas na cidade, onde estão estas associações quem são estes indígenas que as formam e de onde vieram. Para o desenvolvimento desta pesquisa, trabalharemos com a metodologia da pesquisa participante com realização da pesquisa de campo, essencial para alcançar os resultados e pesquisa de gabinete, utilizando fontes primárias e secundárias e aportes teóricos para análises dos dados.Utilizar-se-á principalmente fontes primárias com levantamento de dados junto as lideranças indígenas das associações e fontes secundárias junto aos órgãos governamentais e não-governamentais indígenas como a COIAB, COIAM e indigenistas como a FEPI, FUNAI, CIMI, e outras fontes como monografias, dissertações, teses. FAPEAM 2016-09-23T14:12:27Z 2016-09-23T14:12:27Z 2009-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1502 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Geografia Instituto de Ciências Humanas e Letras Programa PIBIC 2008 UFAM |
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Em Manaus, vivem aproximadamente 20 mil indígenas (COIAB, 2008).Estes indígenas, vindos de Toda parte do Estado estão localizados hoje, alguns, de forma concentrada em bairros como Compensa, Jorge Teixeira, Redenção-Santos Dumont, Mauazinho, Ramal do Brasileirinho, Comunidade São João, Coroado, Ciadade de Deus, Conjunto Vila Câmara, São José, Tarumã, Santa Etelvina, Lirio do Vale e João Paulo etc., ou espalhados por outros bairros da capital, entretanto sempre se organizando em forma de associações.
Historicamente, no contexto do estado-nação, sucederam-se processos de integração que pretendiam apagar as identidades étnicas, e um dos mecanismos usados para conseguir este objetivo, foi a imposição de novas territorialidades, novas demarcações territoriais e novos regimes de propriedade e acesso aos recursos naturais e novas relações de produção. Os estudos dedicados a esta problemática, acompanharam durante várias décadas a erosão, a decadência e até a extinção de sistemas culturais nativos, locais, assim como, os processos de alienação e perda do território que acompanhavam os primeiros. No entanto, também registraram os processos de resistência à transformação e refuncionalização das identidades e dos territórios, , assim como a dotação de novos sentidos ao território, criando novas territorialidades, onde certos elos básicos conseguiram ser mantidos. Os indígenas são compelidos a participar de um processo crescente de inserção no mundo moderno incorporando vários aspectos culturais e bens produzidos pela sociedade ocidental
Dessa maneira, surge uma outra configuração através da (re)construção de moradia na cidade refletida na materialização das condições socioeconômicas, de como a comunidade/povo poderá ter acesso as formas de como garantir sua mudança no aspecto cultural econômico.
Em vista disso, alguns são levados a buscar outras alternativas de renda ou aguardar o apoio de entidades religiosas. Recriam seus territórios na cidade dando novos significados e funcão e as associações são instrumentos de união e de afirmação de suas culturas.
Esta pesquisa pretende analisar como está ocorrendo a territorialização e a criaçäo de novas territorialidades indígenas na cidade, onde estão estas associações quem são estes indígenas que as formam e de onde vieram. Para o desenvolvimento desta pesquisa, trabalharemos com a metodologia da pesquisa participante com realização da pesquisa de campo, essencial para alcançar os resultados e pesquisa de gabinete, utilizando fontes primárias e secundárias e aportes teóricos para análises dos dados.Utilizar-se-á principalmente fontes primárias com levantamento de dados junto as lideranças indígenas das associações e fontes secundárias junto aos órgãos governamentais e não-governamentais indígenas como a COIAB, COIAM e indigenistas como a FEPI, FUNAI, CIMI, e outras fontes como monografias, dissertações, teses. |
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