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Relatório de Pesquisa
A Reforma do Ensino Médio e Profissional e sua repercussão na Rede Estadual de Ensino do Estado do Amazonas: 1990 a 2007
Este projeto visa analisar a Reforma do Ensino Médio e Profissional a partir de 1990 e sua repercussão no sistema de ensino estadual no Estado do Amazonas. A discussão perpassa pelo resgate histórico do Ensino Profissional no Estado do Amazonas, enfatizando os principais aspectos do processo históri...
Autor principal: | Larissa Jussara da Silva Leite |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:localhost:prefix-16502021-11-19T14:48:00Z A Reforma do Ensino Médio e Profissional e sua repercussão na Rede Estadual de Ensino do Estado do Amazonas: 1990 a 2007 Larissa Jussara da Silva Leite Arminda Rachel Botelho Mourão Ensino Médio Ensino Profissional Reforma de Ensino CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Este projeto visa analisar a Reforma do Ensino Médio e Profissional a partir de 1990 e sua repercussão no sistema de ensino estadual no Estado do Amazonas. A discussão perpassa pelo resgate histórico do Ensino Profissional no Estado do Amazonas, enfatizando os principais aspectos do processo histórico da construção do projeto educativo da Educação Profissional no Estado, para precisar o contexto da Reforma do Ensino Médio/Profissional no período de 1990 a 2007. A opção teórico-metodológica inscreve-se no campo do materialismo histórico, sendo a dialética o método norteador da pesquisa. Assim, essa pesquisa ao buscar compreender os processos das reformas do ensino médio e profissional a partir das modificações no mundo do trabalho, tem como método o utilizado por Marx (1997) método da economia política. As questões norteadoras da pesquisa são: 1) Quais os pressupostos teóricos da Reforma do Ensino Médio e Profissional? 2) Quais as mudanças que ocorreram na Rede de Ensino Estadual no Estado do Amazonas? 3) Qual o contexto sócio-econômico e político da Reforma do Ensino Médio Profissional? ETAPAS DA PESQUISA 1. Copilar os documentos oficiais que nortearam a Reforma do Ensino Médio e Profissional no período de 1990 a 2007; 2. Fazer um levantamento das escolas profissionalizantes ligadas à Rede Estadual de Ensino; 3. Análise de conteúdo tendo como referência Bardin (1970). CNPQ 2016-09-23T14:24:02Z 2016-09-23T14:24:02Z 2009-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1650 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação Programa PIBIC 2008 UFAM |
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Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
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Este projeto visa analisar a Reforma do Ensino Médio e Profissional a partir de 1990 e sua repercussão no sistema de ensino estadual no Estado do Amazonas. A discussão perpassa pelo resgate histórico do Ensino Profissional no Estado do Amazonas, enfatizando os principais aspectos do processo histórico da construção do projeto educativo da Educação Profissional no Estado, para precisar o contexto da Reforma do Ensino Médio/Profissional no período de 1990 a 2007. A opção teórico-metodológica inscreve-se no campo do materialismo histórico, sendo a dialética o método norteador da pesquisa.
Assim, essa pesquisa ao buscar compreender os processos das reformas do ensino médio e profissional a partir das modificações no mundo do trabalho, tem como método o utilizado por Marx (1997) método da economia política.
As questões norteadoras da pesquisa são:
1) Quais os pressupostos teóricos da Reforma do Ensino Médio e Profissional?
2) Quais as mudanças que ocorreram na Rede de Ensino Estadual no Estado do Amazonas?
3) Qual o contexto sócio-econômico e político da Reforma do Ensino Médio Profissional?
ETAPAS DA PESQUISA
1. Copilar os documentos oficiais que nortearam a Reforma do Ensino Médio e Profissional no período de 1990 a 2007;
2. Fazer um levantamento das escolas profissionalizantes ligadas à Rede Estadual de Ensino;
3. Análise de conteúdo tendo como referência Bardin (1970). |
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Arminda Rachel Botelho Mourão |
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