Relatório de Pesquisa

A situação da mulher nos cursos técnicos de agropecuária e manejo florestal do Instituto de Educação Superior e Tecnologia/ Campus Zona Leste

Este trabalho visa pesquisar a situação da mulher nos cursos de agro-pecuária e manejo florestal do IFAM/CAMPUS ZONA LESTE. Inicialmente partimos da discussão da incorporação da Escola Agro-técnica Federal do Amazonas ao Instituto Federal de Educação Superior e Tecnologia do Amazonas, transformando-...

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Autor principal: Diego Costa de Oliveira
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2227
Resumo:
Este trabalho visa pesquisar a situação da mulher nos cursos de agro-pecuária e manejo florestal do IFAM/CAMPUS ZONA LESTE. Inicialmente partimos da discussão da incorporação da Escola Agro-técnica Federal do Amazonas ao Instituto Federal de Educação Superior e Tecnologia do Amazonas, transformando-se em um Campus do referido Instituto. Entendemos que as modificações no mundo do trabalho vêm no sentido de aumentarem a produtividade, incorporando a ciência e a tecnologia como forças propulsoras do processo de acumulação capitalista, o qual exige um novo tipo de trabalhador e conseqüentemente novos processos de formação. É mister discutir como a mulher se situa nesta nova configuração societária. Tabak (2003) constata que o número de matrículas de mulheres em cursos universitários tem aumentado, assim como nos cursos técnicos, mas que o desequilíbrio entre o número de homens e mulheres ainda existe principalmente nas áreas cuja profissão é considerada masculina. O caminho teórico-metodológico que elegemos inicia-se ao traçarmos o perfil dos alunos e alunas, dos professores e professoras dos cursos de agro-pecuária e manejo florestal do IFAM/AM, pois estaremos respondendo a uma questão fundamental que é: como a mulher participa dos processos de formação em uma área que tradicionalmente tem sido um reduto masculino? Posteriormente estabeleceremos a análise da matriz curricular dos referidos cursos na perspectiva do gênero.