/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
A construção de saberes a partir da prática da pesquisa acadêmica instituída na escola.
A produção do conhecimento tem sido objeto de interesse nos mais diversos campos do saber e níveis de ensino. A proposta em questão visa analisar o desenvolvimento da pesquisa acadêmica com enfoque na autenticidade e relevância do conhecimento produzido nas escolas do Município de Itacoatiara. Dado...
Autor principal: | Jordana Luzia BArbosa Mota |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1671 |
Resumo: |
---|
A produção do conhecimento tem sido objeto de interesse nos mais diversos campos do saber e níveis de ensino. A proposta em questão visa analisar o desenvolvimento da pesquisa acadêmica com enfoque na autenticidade e relevância do conhecimento produzido nas escolas do Município de Itacoatiara. Dado o número significativo de escolas existentes, propões-se uma amostra em apenas duas, elas servirão para caracterizar como a pesquisa está sendo orientada, executada e difundida nas escolas. Como a pesquisa é qualitativa, descritiva e de levantamento de dados no campo de pesquisa, não há necessidade de maiores investimentos matérias e financeiros. A demanda de recursos matérias poderá ser suprida dentro do próprio planejamento das demandas do ICET, o que demonstra a viabilidade financeira no desenvolvimento da proposta. O estudo centra suas hipóteses em dois indicadores, o primeiro é a formação dos professores e funcionários das bibliotecas quanto às especificidades da pesquisa acadêmica. O segundo ponto é a estrutura das bibliotecas e a precariedade de fontes de informações presentes nas famílias e mesmo nas escolas. Tais fatores, agregados aos recursos das novas tecnologias põem a pesquisa acadêmica como preocupação relevante na apreensão, busca e difusão do conhecimento científico. |