/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
A construção de saberes a partir da prática da pesquisa acadêmica instituída na escola.
A produção do conhecimento tem sido objeto de interesse nos mais diversos campos do saber e níveis de ensino. A proposta em questão visa analisar o desenvolvimento da pesquisa acadêmica com enfoque na autenticidade e relevância do conhecimento produzido nas escolas do Município de Itacoatiara. Dado...
Autor principal: | Jordana Luzia BArbosa Mota |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1671 |
id |
oai:localhost:prefix-1671 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-16712021-11-28T21:11:10Z A construção de saberes a partir da prática da pesquisa acadêmica instituída na escola. Jordana Luzia BArbosa Mota Fabiane Maia Garcia Educação Pesquisa Ciência CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A produção do conhecimento tem sido objeto de interesse nos mais diversos campos do saber e níveis de ensino. A proposta em questão visa analisar o desenvolvimento da pesquisa acadêmica com enfoque na autenticidade e relevância do conhecimento produzido nas escolas do Município de Itacoatiara. Dado o número significativo de escolas existentes, propões-se uma amostra em apenas duas, elas servirão para caracterizar como a pesquisa está sendo orientada, executada e difundida nas escolas. Como a pesquisa é qualitativa, descritiva e de levantamento de dados no campo de pesquisa, não há necessidade de maiores investimentos matérias e financeiros. A demanda de recursos matérias poderá ser suprida dentro do próprio planejamento das demandas do ICET, o que demonstra a viabilidade financeira no desenvolvimento da proposta. O estudo centra suas hipóteses em dois indicadores, o primeiro é a formação dos professores e funcionários das bibliotecas quanto às especificidades da pesquisa acadêmica. O segundo ponto é a estrutura das bibliotecas e a precariedade de fontes de informações presentes nas famílias e mesmo nas escolas. Tais fatores, agregados aos recursos das novas tecnologias põem a pesquisa acadêmica como preocupação relevante na apreensão, busca e difusão do conhecimento científico. FAPEAM 2016-09-23T14:24:07Z 2016-09-23T14:24:07Z 2009-07-25 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1671 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara Programa PIBIC 2008 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Pesquisa Ciência CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Educação Pesquisa Ciência CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Jordana Luzia BArbosa Mota A construção de saberes a partir da prática da pesquisa acadêmica instituída na escola. |
topic_facet |
Educação Pesquisa Ciência CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
A produção do conhecimento tem sido objeto de interesse nos mais diversos campos do saber e níveis de ensino. A proposta em questão visa analisar o desenvolvimento da pesquisa acadêmica com enfoque na autenticidade e relevância do conhecimento produzido nas escolas do Município de Itacoatiara. Dado o número significativo de escolas existentes, propões-se uma amostra em apenas duas, elas servirão para caracterizar como a pesquisa está sendo orientada, executada e difundida nas escolas. Como a pesquisa é qualitativa, descritiva e de levantamento de dados no campo de pesquisa, não há necessidade de maiores investimentos matérias e financeiros. A demanda de recursos matérias poderá ser suprida dentro do próprio planejamento das demandas do ICET, o que demonstra a viabilidade financeira no desenvolvimento da proposta. O estudo centra suas hipóteses em dois indicadores, o primeiro é a formação dos professores e funcionários das bibliotecas quanto às especificidades da pesquisa acadêmica. O segundo ponto é a estrutura das bibliotecas e a precariedade de fontes de informações presentes nas famílias e mesmo nas escolas. Tais fatores, agregados aos recursos das novas tecnologias põem a pesquisa acadêmica como preocupação relevante na apreensão, busca e difusão do conhecimento científico. |
author_additional |
Fabiane Maia Garcia |
author_additionalStr |
Fabiane Maia Garcia |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Jordana Luzia BArbosa Mota |
title |
A construção de saberes a partir da prática da pesquisa acadêmica instituída na escola. |
title_short |
A construção de saberes a partir da prática da pesquisa acadêmica instituída na escola. |
title_full |
A construção de saberes a partir da prática da pesquisa acadêmica instituída na escola. |
title_fullStr |
A construção de saberes a partir da prática da pesquisa acadêmica instituída na escola. |
title_full_unstemmed |
A construção de saberes a partir da prática da pesquisa acadêmica instituída na escola. |
title_sort |
construção de saberes a partir da prática da pesquisa acadêmica instituída na escola. |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1671 |
_version_ |
1831969135799566336 |
score |
11.755432 |