Relatório de Pesquisa

A construção de saberes a partir da prática da pesquisa acadêmica instituída na escola.

A produção do conhecimento tem sido objeto de interesse nos mais diversos campos do saber e níveis de ensino. A proposta em questão visa analisar o desenvolvimento da pesquisa acadêmica com enfoque na autenticidade e relevância do conhecimento produzido nas escolas do Município de Itacoatiara. Dado...

ver descrição completa

Autor principal: Jordana Luzia BArbosa Mota
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1671
id oai:localhost:prefix-1671
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-16712021-11-28T21:11:10Z A construção de saberes a partir da prática da pesquisa acadêmica instituída na escola. Jordana Luzia BArbosa Mota Fabiane Maia Garcia Educação Pesquisa Ciência CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A produção do conhecimento tem sido objeto de interesse nos mais diversos campos do saber e níveis de ensino. A proposta em questão visa analisar o desenvolvimento da pesquisa acadêmica com enfoque na autenticidade e relevância do conhecimento produzido nas escolas do Município de Itacoatiara. Dado o número significativo de escolas existentes, propões-se uma amostra em apenas duas, elas servirão para caracterizar como a pesquisa está sendo orientada, executada e difundida nas escolas. Como a pesquisa é qualitativa, descritiva e de levantamento de dados no campo de pesquisa, não há necessidade de maiores investimentos matérias e financeiros. A demanda de recursos matérias poderá ser suprida dentro do próprio planejamento das demandas do ICET, o que demonstra a viabilidade financeira no desenvolvimento da proposta. O estudo centra suas hipóteses em dois indicadores, o primeiro é a formação dos professores e funcionários das bibliotecas quanto às especificidades da pesquisa acadêmica. O segundo ponto é a estrutura das bibliotecas e a precariedade de fontes de informações presentes nas famílias e mesmo nas escolas. Tais fatores, agregados aos recursos das novas tecnologias põem a pesquisa acadêmica como preocupação relevante na apreensão, busca e difusão do conhecimento científico. FAPEAM 2016-09-23T14:24:07Z 2016-09-23T14:24:07Z 2009-07-25 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1671 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara Programa PIBIC 2008 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Educação
Pesquisa
Ciência
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Educação
Pesquisa
Ciência
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Jordana Luzia BArbosa Mota
A construção de saberes a partir da prática da pesquisa acadêmica instituída na escola.
topic_facet Educação
Pesquisa
Ciência
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A produção do conhecimento tem sido objeto de interesse nos mais diversos campos do saber e níveis de ensino. A proposta em questão visa analisar o desenvolvimento da pesquisa acadêmica com enfoque na autenticidade e relevância do conhecimento produzido nas escolas do Município de Itacoatiara. Dado o número significativo de escolas existentes, propões-se uma amostra em apenas duas, elas servirão para caracterizar como a pesquisa está sendo orientada, executada e difundida nas escolas. Como a pesquisa é qualitativa, descritiva e de levantamento de dados no campo de pesquisa, não há necessidade de maiores investimentos matérias e financeiros. A demanda de recursos matérias poderá ser suprida dentro do próprio planejamento das demandas do ICET, o que demonstra a viabilidade financeira no desenvolvimento da proposta. O estudo centra suas hipóteses em dois indicadores, o primeiro é a formação dos professores e funcionários das bibliotecas quanto às especificidades da pesquisa acadêmica. O segundo ponto é a estrutura das bibliotecas e a precariedade de fontes de informações presentes nas famílias e mesmo nas escolas. Tais fatores, agregados aos recursos das novas tecnologias põem a pesquisa acadêmica como preocupação relevante na apreensão, busca e difusão do conhecimento científico.
author_additional Fabiane Maia Garcia
author_additionalStr Fabiane Maia Garcia
format Relatório de Pesquisa
author Jordana Luzia BArbosa Mota
title A construção de saberes a partir da prática da pesquisa acadêmica instituída na escola.
title_short A construção de saberes a partir da prática da pesquisa acadêmica instituída na escola.
title_full A construção de saberes a partir da prática da pesquisa acadêmica instituída na escola.
title_fullStr A construção de saberes a partir da prática da pesquisa acadêmica instituída na escola.
title_full_unstemmed A construção de saberes a partir da prática da pesquisa acadêmica instituída na escola.
title_sort construção de saberes a partir da prática da pesquisa acadêmica instituída na escola.
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1671
_version_ 1831969135799566336
score 11.755432