Relatório de Pesquisa

Avaliação do Efeito da Ingestão de Ração a base de Fibra do mesocarpo do Maracujá sobre os Níveis Plasmática dos Triglicerídeos, Colesterois totais e frações, níveis glicêmicos e níveis de insulina e leptina em Ratos Wistar diabéticos aloxano induzidos.

O Diabetes Mellitus consiste em uma síndrome caracterizada por distúrbios metabólicos complexos e primários dos carboidratos, que envolvem secundariamente os lipídios e as proteínas. Geralmente leva a complicações micro- vasculares, predominando a retinopatia, a nefropatia e a neuropatia e complicaç...

ver descrição completa

Autor principal: Eliny Machado Corrêa
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1717
Resumo:
O Diabetes Mellitus consiste em uma síndrome caracterizada por distúrbios metabólicos complexos e primários dos carboidratos, que envolvem secundariamente os lipídios e as proteínas. Geralmente leva a complicações micro- vasculares, predominando a retinopatia, a nefropatia e a neuropatia e complicações macro vasculares, particularmente o acidente vascular cerebral e as doenças da artéria coronária. Juntas, essas doenças fazem do diabetes a sétima causa de óbitos no mundo desenvolvido. Muitas doenças metabólicas na população ocidental, inclusive diabetes e doenças cardíacas isquêmicas, foram associadas a uma baixa ingestão de fibras na dieta por muitos estudos experimentais que confirmaram os efeitos benéficos das fibras dietéticas e particularmente das fibras solúveis no metabolismo de carboidratos e lipídios colaborando para uma redução da glicose sanguínea e melhora das dislipidemias associadas ao diabetes. Frente a essa realidade torna-se imprescindível a busca na medicina popular por novas alternativas de tratamento do diabetes relacionado às fontes de fibras solúveis como o albedo da casca do maracujá, aplicadas à pacientes diabéticos com intuito de reduzir a glicose sanguínea, os triglicérides, o colesterol e suas frações. O Diabetes Mellitus será induzido nos ratos através da administração de uma solução aquosa de Aloxano a 2% diluída em Citrato de Sódio injetada intraperitoneal na dose de 42 mg/Kg de peso corporal. Serão utilizados 20 ratos machos adultos da linhagem Wistar, distribuídos em 2 grupos: Grupo controle: ratos diabéticos alimentado com ração comercial, Grupo Fibra: ratos diabéticos alimentados com ração elaborada com fibra do albedo do maracujá. Após 30 dias da submissão ás dietas experimentais o plasma dos ratos será utilizado para dosagem de triglicérides, colesterol total e frações. Sendo assim o objetivo deste trabalho é verificar o efeito do consumo de fibra do albedo do maracujá nos níveis plasmáticos de triglicérides e colesteróis em ratos Wistar diabéticos aloxano induzidos.