Relatório de Pesquisa

Compromisso íon-respiratório em arraias de água doce da família Potamotrygonidae (Chondrichthyes; Elasmobranchii): um estudo estereológico em brânquias.

Os peixes devem balancear a vantagem de maximizar a difusão de O2 nas brânquias com a desvantagem osmorregulatória do aumento da perda de íons/influxo de água para seus fluidos internos. Este é o conflito básico entre a troca gasosa e a regulação iônica nas brânquias de peixes de água doce (compromi...

ver descrição completa

Autor principal: Watuzy de Souza Barbosa
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1723
Resumo:
Os peixes devem balancear a vantagem de maximizar a difusão de O2 nas brânquias com a desvantagem osmorregulatória do aumento da perda de íons/influxo de água para seus fluidos internos. Este é o conflito básico entre a troca gasosa e a regulação iônica nas brânquias de peixes de água doce (compromisso íon-respiratório). A manutenção dessa homeostase é crucial para a sobrevivência dos respiradores aquáticos. Como esse sistema pode operar em condições de estresse? Que alterações morfológicas devem permitir que as brânquias mantenham sua funcionalidade em tais condições? Até o momento, as arraias têm recebido pouca atenção do ponto de vista de sua conservação, mas muito interesse como recurso pesqueiro (peixe ornamental). O presente projeto objetiva realizar uma investigação morfométrica através da estereologia (um ramo da anatomia quantitativa que emprega técnicas de análise matematicamente fundamentadas) do sistema branquial das principais arraias de água doce (Potamotrygon motoro, P. schroderi, P. aff. orbignyi e Potamotrygon sp.) capturadas no município de Barcelos, Médio rio Negro (Amazonas), submetidas ao estresse de manuseio com finalidade de transporte como peixe ornamental.