/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
A perscrutação do Ser parmenídico: compreensão e implicações da relação entre o Ser, Pensar e Dizer no poema da Natureza
Parmênides de Eléia constitui um divisor de águas na filosofia, porque direciona a reflexão filosófica para a problemática do Ser, iniciando as investigações metafísicas e ontológicas. Em seu poema, denominado Da Natureza, expõe aspectos significativos sobre o processo de obtenção do conhecimento hu...
Autor principal: | Francisco Araújo de Vasconcelos Filho |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1811 |
id |
oai:localhost:prefix-1811 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-18112025-03-10T20:02:32Z A perscrutação do Ser parmenídico: compreensão e implicações da relação entre o Ser, Pensar e Dizer no poema da Natureza Francisco Araújo de Vasconcelos Filho Valcicleia Pereira da Costa Parmênides Ontologia Pensar lógico CIÊNCIAS HUMANAS: FILOSOFIA Parmênides de Eléia constitui um divisor de águas na filosofia, porque direciona a reflexão filosófica para a problemática do Ser, iniciando as investigações metafísicas e ontológicas. Em seu poema, denominado Da Natureza, expõe aspectos significativos sobre o processo de obtenção do conhecimento humano: a possibilidade, os limites e os obstáculos ao acesso a compreensão do Ser. A pesquisa destacará aspectos relacionados ao acesso a verdade e as duas possibilidades de engano e erro: a via do não-ser e a via do ser e não-ser. FAPEAM 2016-09-23T15:08:44Z 2016-09-23T15:08:44Z 2010-07-29 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1811 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Filosofia Instituto de Ciências Humanas e Letras Programa PIBIC 2009 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Parmênides Ontologia Pensar lógico CIÊNCIAS HUMANAS: FILOSOFIA |
spellingShingle |
Parmênides Ontologia Pensar lógico CIÊNCIAS HUMANAS: FILOSOFIA Francisco Araújo de Vasconcelos Filho A perscrutação do Ser parmenídico: compreensão e implicações da relação entre o Ser, Pensar e Dizer no poema da Natureza |
topic_facet |
Parmênides Ontologia Pensar lógico CIÊNCIAS HUMANAS: FILOSOFIA |
description |
Parmênides de Eléia constitui um divisor de águas na filosofia, porque direciona a reflexão filosófica para a problemática do Ser, iniciando as investigações metafísicas e ontológicas. Em seu poema, denominado Da Natureza, expõe aspectos significativos sobre o processo de obtenção do conhecimento humano: a possibilidade, os limites e os obstáculos ao acesso a compreensão do Ser. A pesquisa destacará aspectos relacionados ao acesso a verdade e as duas possibilidades de engano e erro: a via do não-ser e a via do ser e não-ser. |
author_additional |
Valcicleia Pereira da Costa |
author_additionalStr |
Valcicleia Pereira da Costa |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Francisco Araújo de Vasconcelos Filho |
title |
A perscrutação do Ser parmenídico: compreensão e implicações da relação entre o Ser, Pensar e Dizer no poema da Natureza |
title_short |
A perscrutação do Ser parmenídico: compreensão e implicações da relação entre o Ser, Pensar e Dizer no poema da Natureza |
title_full |
A perscrutação do Ser parmenídico: compreensão e implicações da relação entre o Ser, Pensar e Dizer no poema da Natureza |
title_fullStr |
A perscrutação do Ser parmenídico: compreensão e implicações da relação entre o Ser, Pensar e Dizer no poema da Natureza |
title_full_unstemmed |
A perscrutação do Ser parmenídico: compreensão e implicações da relação entre o Ser, Pensar e Dizer no poema da Natureza |
title_sort |
perscrutação do ser parmenídico: compreensão e implicações da relação entre o ser, pensar e dizer no poema da natureza |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1811 |
_version_ |
1831969160278573056 |
score |
11.753735 |