Dissertação

O ensino de filosofia entre vida ativa e vida contemplativa: possibilidade da experiência de pensar e pensar a experiência no nível médio

A presente dissertação trata sobre uma proposta de abordagem metodológica como exercício de pensamento, por metáforas, para o ensino de filosofia no nível médio considerando a concepção de pensar em Hannah Arendt. Para enfrentar adequadamente as implicações do respectivo objeto de estudo foi estabel...

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Autor principal: Maciel, Pedro Secundino de Souza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3540158587026648
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8201
Resumo:
A presente dissertação trata sobre uma proposta de abordagem metodológica como exercício de pensamento, por metáforas, para o ensino de filosofia no nível médio considerando a concepção de pensar em Hannah Arendt. Para enfrentar adequadamente as implicações do respectivo objeto de estudo foi estabelecido como objetivo geral a ideia de investigar o estatuto do pensar e as pistas metodológicas nas obras de Hannah Arendt, com destaque para A condição humana e A vida do espírito, ao passo de possibilitar subsídios para abordagem didático-filosófica no ensino de filosofia. Por isso, objetivos específicos foram estabelecidos no intento de analisar os conceitos dos modos de vida ativa e contemplativa na obra de Hannah Arendt e relacioná-los ao ensino de filosofia no nível médio; identificar elementos filosófico-metodológicos na obra de Hannah Arendt para o ensino de filosofia na educação básica e elaborar um boletim didático-filosófico para o ensino de filosofia. Para tanto, o procedimento metodológico deu-se como abordagem qualitativa baseado em análise de textos à luz da reflexão sobre a prática docente no ensino de filosofia de modo a possibilitar a constituição de uma escrita argumentativa tendo em mira o problema: como o ensino de filosofia pode possibilitar a atividade do pensar na educação básica? Nesta perspectiva, a argumentação considerou certo sentido do ensino de filosofia no nível médio e o pensamento de Hannah Arendt como principais pistas de compreensibilidade conformados no tema: ‘O ensino de filosofia entre vida ativa e vida contemplativa: possibilidade da experiência de pensar e pensar a experiência’. Em suma: a presente dissertação conforma em si uma pretensão didático-filosófica, de construir proposta metodológica para o ensino de Filosofia. Mas, não se limita aí, vai muito além e procura compreender a tarefa do ensino de filosofia em relação à existência e à condição humana, ao passo que a pretensão última desta dissertação consiste em apostar no exercício do pensar reflexivo e na autonomia do pensar como recursos propriamente humanos para evitar a ‘banalidade do mal’ e lumiar as ações para preservar o mundo da destruição sempre possível e renovar o mundo para novos dias.