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Relatório de Pesquisa
Entre universalidade e regionalismo: levantamento de uma fortuna crítica para a obra de Milton Hatoum
Entende-se por fortuna crítica o bom ou mal acolhimento dado a uma obra pela crítica especializada. Para que esse acolhimento possa ser visto no seu conjunto, faz-se necessário verificar o que foi dito sobre determinado autor e sua obra ao longo do tempo. O presente projeto de pesquisa está necessar...
Autor principal: | Emerson Figueiredo dos Santos |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
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oai:localhost:prefix-18512025-03-10T20:02:52Z Entre universalidade e regionalismo: levantamento de uma fortuna crítica para a obra de Milton Hatoum Emerson Figueiredo dos Santos Gabriel Arcanjo Santos Albuquerque Regionalismo Crítica Narrativa LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LITERATURA BRASILEIRA Entende-se por fortuna crítica o bom ou mal acolhimento dado a uma obra pela crítica especializada. Para que esse acolhimento possa ser visto no seu conjunto, faz-se necessário verificar o que foi dito sobre determinado autor e sua obra ao longo do tempo. O presente projeto de pesquisa está necessariamente atado à aceitação da obra do escritor Milton Hatoum (o que se comprova pelos prêmios que recebeu) em confronto com os ataques que sofre ao longo do tempo, apontando-se como um defeito o regionalismo que a permeia. Nas palavras do próprio autor, em entrevista concedida à Folha de São Paulo, o conceito de regionalismo implica a existência de um centro de produção literária em oposição a uma periferia, de onde viriam as obras ditas regionais. Graciliano Ramos não foi regionalista, mas um escritor brasileiro e universal, assim como Machado de Assis. Kafka era da periferia, Flaubert, da província, Garcia Marques também do interior. O que interessa é o que o escritor faz a partir de um centro simbólico, de um chão histórico . A resposta dada por Milton Hatoum é reforçada pelos artigos que produziu na extinta revista Entre Livros na qual assinava a coluna Norte. Em alguns desses artigos, ele teceu considerações sobre autores que viveram a experiência de representar literariamente um centro simbólico. Um desses autores é William Faulkner cuja obra sempre esteve ligada ao Sul dos Estados Unidos, sabidamente mais pobre que o Norte rico e avançado tecnologicamente. É possível que, em certa medida a experiência de criar a obra literária a partir do confronto com a ruína ou com o atraso, nas tensões presentes entre centro e periferia tenham moldado muito da obra de Milton Hatoum, mas o rotulo regionalismo exprime a intensidade que tais tensões significam ou a reduz? Para responder a essa pergunta, faz-se necessário refletir sobre a idéia segundo a qual a permanência do conceito de regionalismo ainda não foi superada pela cultura literária brasileira. Na verdade, cabe verificar em que medida o termo é um rótulo que diminui não só tensões evidentes entre os diferentes Brasis, mas também se manifesta como uma categoria que nunca foi suficientemente definida. Voluntário 2016-09-23T15:08:54Z 2016-09-23T15:08:54Z 2010-07-28 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1851 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Língua e Literatura Portuguesa Instituto de Ciências Humanas e Letras Programa PIBIC 2009 UFAM |
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Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
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Entende-se por fortuna crítica o bom ou mal acolhimento dado a uma obra pela crítica especializada. Para que esse acolhimento possa ser visto no seu conjunto, faz-se necessário verificar o que foi dito sobre determinado autor e sua obra ao longo do tempo. O presente projeto de pesquisa está necessariamente atado à aceitação da obra do escritor Milton Hatoum (o que se comprova pelos prêmios que recebeu) em confronto com os ataques que sofre ao longo do tempo, apontando-se como um defeito o regionalismo que a permeia.
Nas palavras do próprio autor, em entrevista concedida à Folha de São Paulo, o conceito de regionalismo implica a existência de um centro de produção literária em oposição a uma periferia, de onde viriam as obras ditas regionais. Graciliano Ramos não foi regionalista, mas um escritor brasileiro e universal, assim como Machado de Assis. Kafka era da periferia, Flaubert, da província, Garcia Marques também do interior. O que interessa é o que o escritor faz a partir de um centro simbólico, de um chão histórico .
A resposta dada por Milton Hatoum é reforçada pelos artigos que produziu na extinta revista Entre Livros na qual assinava a coluna Norte. Em alguns desses artigos, ele teceu considerações sobre autores que viveram a experiência de representar literariamente um centro simbólico. Um desses autores é William Faulkner cuja obra sempre esteve ligada ao Sul dos Estados Unidos, sabidamente mais pobre que o Norte rico e avançado tecnologicamente. É possível que, em certa medida a experiência de criar a obra literária a partir do confronto com a ruína ou com o atraso, nas tensões presentes entre centro e periferia tenham moldado muito da obra de Milton Hatoum, mas o rotulo regionalismo exprime a intensidade que tais tensões significam ou a reduz?
Para responder a essa pergunta, faz-se necessário refletir sobre a idéia segundo a qual a permanência do conceito de regionalismo ainda não foi superada pela cultura literária brasileira. Na verdade, cabe verificar em que medida o termo é um rótulo que diminui não só tensões evidentes entre os diferentes Brasis, mas também se manifesta como uma categoria que nunca foi suficientemente definida. |
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